Revista Educação e Emancipação

Publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFMA.

A  Revista Educação e Emancipação é periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação, de acesso aberto que publica trabalhos originais de pesquisadores e estudiosos brasileiros e de outros países que tratem de educação, oriundos de pesquisas, bem como ensaios teóricos e resenhas. Os conceitos e posicionamentos emitidos são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

Qualis (2013 - 2016):

Área de Educação - B3 e Área de Ensino - B1

Notícias

 

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS À REVISTA EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO – EDIÇÃO DOSSIÊ TEMÁTICO - 2019

 

A Revista Educação e Emancipação informa que se encontra aberta a submissão de trabalhos para publicação, em edição dossiê  temático, intitulado: " Educação e política: as formas de organização e resistência docente no contexto de ataques aos direitos dos professores” (v. 12, n.3, set./dez. 2019), no período de 17 de março a 30 de maio de 2019. Esse número será organizado pela Professora Andréa Barbosa Gouveia (UFPR) e pelo Professor Marcos Alexandre dos Santos Ferraz (UFPR).

O dossiê propõe-se a reunir para publicação artigos originais e inéditos oriundos de pesquisas, bem como ensaios teóricos e resenha de natureza científica, de pesquisadores nacionais e estrangeiros, sobre as múltiplas formas de organização dos docentes frente à conjuntura de ataques aos direitos trabalhistas, às condições de trabalho e ao sentido da profissão docente. Reconhecendo o papel do movimento sindical docente, tanto na defesa da profissão docente, quanto na construção da escola pública, propõe reunir estudos que evidenciem as múltiplas formas de organização dos professores em associações, sindicatos próprios, sindicatos de servidores públicos e a construção das estratégias de disputa da política educacional, tanto em termos corporativos como em relação a gestão político pedagógica dos sistemas de ensino. O debate do ataque aos direitos dos professores tem uma dimensão nacional, para o caso brasileiro, mas também pode ser analisado na sua dimensão internacional. 

Somente serão aceitos para publicação trabalhos que atendam as Normas de Publicação que se encontram em Instruções aos Autores, disponível no Portal de Periódicos da Universidade Federal do Maranhão, acessando a Revista e também no site do Programa de Pós-graduação em Educação, www.educacao.ufma.br.

O envio dos trabalhos deverá ser por meio do referido Portal de Periódicos, acessando a Revista http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao. Para isso, faça o cadastro como Autor para realizar a submissão de seu trabalho.

Qualquer dúvida contactar pelo e-mail: revistaeduc.emancipacao@ufma.br 

 
Publicado: 2019-03-11
 
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v.12, n.1, jan./abr.2019


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