NOS ENTORNOS DA GLOBALIZAÇÃO: discurso, cultura e produção de identidades

Autores

  • Mônica da Silva Cruz Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palavras-chave:

Discurso, Identidades, Globalização.

Resumo

Este artigo propõe reflexões acerca dos efeitos da globalização sobre identidades e culturas locais e o papel das mídias nesse processo (GIDDENS, 2002). As discussões situam-se na Análise do Discurso francesa, de base foucaultiana, para a qual os discursos formam identidades (FOUCAULT, 2007; GREGOLIN, 2008). Metodologicamente, analisamos a inserção do local em meio ao global a partir da análise de dois sites (oficial e não oficial) que divulgam a festa do Bumba-meu-boi.

Palavras-chave: Discurso. Identidades. Globalização.

Abstract

This paper is about effects of globalization on local identities and cultures and the role of media in this process (GIDDENS, 2002). Discussions are in the Discouse Analysis of French, Foucault’s base, for which discourses construct identities (FOUCAULT, 2007; GREGOLIN, 2008). Methodologically, we analyze the insertion of local amid the global from two sites (official and unofficial) that disclose the Bumba-meu-boi manifestation.

Keywords: Discourse. Globalization. Identities.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica da Silva Cruz, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mônica da Silva Cruz é doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-FCL/Araraquara); é professora adjunta nível III do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão; professora
colaboradora do Programa de Pós-graduação em Direito e Instituições de Justiça (PPGDir-UFMA) e professora do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Letras (PGLetras-UFMA). Atualmente, lidera o Grupo de Pesquisa em Linguagem e Discurso (GPELD), onde desenvolve pesquisas acerca de discursos e produção de identidades. É vice-coordenadora do Projeto de Extensão Entretextos (DELER-UFMA).

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Cruz, M. da S. (2017). NOS ENTORNOS DA GLOBALIZAÇÃO: discurso, cultura e produção de identidades. Revista Do Curso De Direito, 4(7), 89–120. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rcursodedireito/article/view/5251

Edição

Seção

Artigos