A POLÍTICA PATRIMONIAL NO BANCO DOS RÉUS

Paulo Fernando Soares Pereira

Resumo


O artigo tem por objetivo analisar as razões de insucesso da política patrimonial brasileira, inclusive abordando as razões pelas quais tal política pública tem sido objeto de judicialização. Em um primeiro momento, o trabalho aborda o contexto social e político em que ocorreu a gênese da questão patrimonial brasileira, fazendo-se uma síntese histórica do período denominado Estado Novo, que se valeu se valeu de uma burocracia intelectualizada para levar adiante o seu projeto, o que deu margem a uma tecnocracia que passou a comandar a questão. O artigo encerra tratando a respeito da necessidade de se efetuar uma gestão eficiente da questão patrimonial, articulando-se de forma mútua o Poder Público e a sociedade civil.

Palavras-chave: Políticas públicas. Patrimônio cultural. Burocracia. Efetividade.

Resumen

El presente artículo tiene como objetivo analizar las razones del fracaso de la política del patrimonio brasileña, abordando las razones por las que una política de este tipo ha sido objeto de judicialización. Al principio, el trabajo analiza el contexto social y político en el que ocurrió la génesis de la política del patrimonio
brasileña, haciendo una visión histórica del período llamado el Nuevo Estado, quién llamó para sí una burocracia intelectualizada para llevar a cabo su proyecto, lo que dio lugar a una tecnocracia que se llevó a controlar el problema. El artículo termina tratando sobre la necesidad de realizar una gestión eficiente de la política del patrimonio, articulando de forma mutua el gobierno y la sociedad civil.

Palabras clave: Políticas públicas. Patrimonio cultural. Burocracia. Efectividad.


Palavras-chave


Políticas públicas; Patrimônio cultural; Burocracia; Efetividade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista do Curso de Direito

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

R. Curso Dir.

2179-9792 (impresso)