MIGRAÇÕES DE IDEIAS, INFLUÊNCIAS OU REATIVAÇÕES? PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA NO BRASIL E EM CUBA COMO EXPERIÊNCIAS DESTERRITORIALIZADAS

Autores

  • Maria Therezinha Ferraz Negrão de Melo Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Cinema, Glauber Rocha, Brasil, Cuba

Resumo

O artigo analisa as relações entre o Brasil e o Caribe. Inspirando-se em conceitos deleuzianos, a análise inclui o cineasta Glauber Rocha na categoria de pensadoresnômades, tendo como objetivo principal, rastrear aspectos de suas ações nos anos sessenta e setenta, de modo a destacar, nas representações que afloram do seu discurso, nuances do seu nomadismo, pois, em torno deste atributo, gravita o argumento norteador desta reflexão. Trata-se de um enfoque produtivo da obra do cineasta brasileiro e de seus diálogos com artistas cubanos

Palavras-Chave: Cinema Novo. Glauber Rocha. Brasil. Cuba

Resumen

El estudio enfoca la performance del cineasta Glauber Rocha con el objetivo de profundizar en algunos aspectos de sus acciones em los años 60 y 70 del siglo XX . El interés está centrado en el destaque de las representaciones que afloran en su discurso. Éstas son reveladoras de la idea del nomadismo, concepto em torno al cual se va a nortear la reflexión de este artículo.

Palabras Claves: Cine nuevo. Glauber Rocha. Brasil. Cuba

Abstract

This study addresses Glauber Rocha´s performance with the objective of offering insights on some of the aspects of his actions in the 1969s and 1970s. It particularly focuses on the representations that emerge in his discourse revealing the idea of nomadism.

Keywords: New cinema. Glauber Rocha. Brazil. Cuba

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Como Citar

Ferraz Negrão de Melo, M. T. (2014). MIGRAÇÕES DE IDEIAS, INFLUÊNCIAS OU REATIVAÇÕES? PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA NO BRASIL E EM CUBA COMO EXPERIÊNCIAS DESTERRITORIALIZADAS. Revista Brasileira Do Caribe. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2422

Edição

Seção

Artigos