Copyright and the MusicBusiness in Jamaica- Protection for Whom?

Autores

  • Denis Howard Universidade de West Indies

Palavras-chave:

Música popular, Jamaica, Propriedade intelectual

Resumo

Este artigo rastreia o desenvolvimento das leis de direitos autorais nos 50 anos da indústria musical jamaicana e explora como o copyright afetou o desenvolvimento da música popular durante o nascedouro do Ska, Rocksteady, Reggae e Dancehall. O artigo mostra que o copyright e os direitos de propriedade intelectual nunca foram uma prioridade no mercado musical da Jamaica, que, ao invés disso, trazia um sistema de motivações não-econômicas e autoria coletiva da música que se prestou mais a estimular do que a dificultar a criatividade. A Lei de Copyright de 1993 será examinada no sentido de analisar a virada em direção à proteção e à remuneração adequada para os criadores de materiais com direitos reservados. O artigo demonstra que o crescimento acelerado do gerenciamento da proteção dos direitos autorais na Jamaica depois de 1993 foi mais uma resposta para a pressão internacional das nações industrializadas, que estavam mais interessadas em controlar a pirataria da propriedade intelectual gerida pelos enormes conglomerados de entretenimento da América do Norte e da Europa, do que uma proteção para o criador individual do trabalho intelectual.

Palavras-chave: Música popular. Jamaica. Propriedade intelectual

Resumen

Este artículo rastrea el desarrollo de las leyes de derechos autorales en los 50 años de la industria musical jamaicana y explora como el copyright afectó la música popular durante el nacimiento del Ska, Rocksteady, Reggae y Dancehall. El artículo muestra que el copyright y los derechos de propiedad intelectual nunca fueron una prioridad en el mercado musical de Jamaica, la cual tenía un sistema de motivaciones no económicas y autoría colectiva de la música que se prestó más a estimular que dificultar la creatividad. La Ley de Copyright de 1993 será examinada em el sentido de analizar el cambio en la protección y la remuneración adecuada para los creadores de materiales con derechos reservados. El artículo demuestra que el crecimento acelerado del gerenciamento de la protección de los derechos autorales en Jamaica después de 1993 fue en realidad una respuesta a la presión internacional de las naciones industrializadas, las cuales estaban más interesadas en controlar la propriedade intelectual generada por los enormes conglomerados de entretenimento de América del Norte y de Europa, de que dar una protección para el creador individual del trabajo intelectual.

Palavras-chave: Música Popular. Jamaica. Propriedade intelectual

Abstract

This paper will trace the development of copyright in the 50 –year old Jamaican music industry and explore how copyright affected the development of popular music during the nascent years of Ska, Rock Steady, Reggae and Dancehall. The paper will show that copyright and intellectual property rights were never a priority of the music business in Jamaica, which featured instead, a system of non-economic motivation and communal authorship of music which assisted in fuelling creativity rather than retarding it. The 1993 Copyright Act will be examined in order to analyse the shift towards ensuring adequate protection and remuneration for creators of copyrighted materials. The paper will demonstrate that the accelerated growth in copyright protection and rights management in Jamaica after 1993 was more of a response to international pressure from industrialised nations who were more interested in controlling the piracy of the intellectual property of the large entertainment conglomerates in North America and Europe than protecting individual creator intellectual work.

Keywords: Popular music. Jamaica. Intellectual property

 

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Como Citar

Howard, D. (2014). Copyright and the MusicBusiness in Jamaica- Protection for Whom?. Revista Brasileira Do Caribe. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2246