Littera on line

Periódico semestral ligado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão (PGLetras-UFMA)

Missão: Destina-se à publicação de trabalhos científicos e culturais produzidos por docentes (mestres e doutores), pesquisadores e discentes ligados a programas de pós-graduação da UFMA e de outras instituições de ensino.

Qualis CAPES: B5 Letras/Linguistica


Imagem para capa da revista

Os trabalhos devem ser inéditos. Além de artigos científicos, admite a publicação de resenhas de obras recentes (de no máximo dois anos) e entrevistas.

Notícias

 

Chamada para publicação: v.7, n.11 (Estudos Literários) e v. 7, n.12 (Estudos da Linguagem)

 

Volume 7, Número 11 (Estudos Literários):

Seção temática: 1956, 60 anos de Grande sertão: veredas e da Poesia Concreta

“Abalos sísmicos” literários, como se sabe, não acontecem a todo instante. Tampouco seus efeitos podem ser mensurados no momento mesmo em que se processam e eclodem. Seis décadas após, é inegável que, no Brasil, o ano de 1956 representou um desses raros momentos em que uma série de acontecimentos literários acarretou impactos cujas reverberações até hoje são sentidas. A revista Littera online decidiu homenagear esse momento, tão decisivo para a cena literária brasileira, abrindo uma chamada de trabalhos que abordem, especial, mas não exclusivamente, os dois principais acontecimentos literários ocorridos no referido ano: o lançamento oficial da Poesia Concreta por parte do grupo Noigandres e a publicação deGrande sertão: veredas de Guimarães Rosa. Trabalhos que tratem de outras obras vindas a lume em 1956, tais comoDuas águas de João Cabral de Melo Neto, Encontro marcadode Fernando Sabino e Corpo de baile de Guimarães Rosa, também serão bem-vindos. Serão acatadas, também, contribuições que reflitam sobre o debate crítico/teórico suscitado por essas publicações/lançamentos ou sobre o diálogo travado por outras artes (cinema, pintura, música) com essas obras.

Seção livre: artigos, resenhas e entrevistas relacionados aos Estudos Literários.

Prazo para recebimento dos trabalhos: 06/06/16

Previsão para publicação: agosto de 2016

 

Volume 7, Número 12 (Estudos da Linguagem):

Seção temática: Das materialidades da Memória: linguagens e sujeitos

A memória, como fenômeno social, que restitui a história, constitui um dos temas recorrentes no dispositivo teórico da Análise de Discurso francesa (AD), campo do saber que toma o objeto discursivo na confluência entre língua, história e sujeitos. Na perspectiva da AD, é principalmente por meio das linguagens, em suas múltiplas materialidades, que a memória se edifica, desloca-se, ganha forma. Este número da Littera online recebe trabalhos voltados para temas ligados ao estudo da memória, na esfera dos estudos da linguagem.

Seção livre: artigos, resenhas e entrevistas relacionados aos Estudos da Linguagem.

Prazo para recebimento dos trabalhos: 06/06/16

Previsão para publicação: agosto de 2016

 

Obs.: os trabalhos devem ser enviados, exclusivamente, para o e-mail: revistalittera@ufma.br

 

 
Publicado: 2016-04-11
 
Outras notícias...

v. 6, n. 10 (2015)

Sumário

Artigos

Teresinha Baldez e Silva, Pedro Henrique de Moraes
PDF
Sueder Souza
PDF
Romário Sanches, Rayniere de Sousa
PDF
Diego Flores
PDF
Luciano Façanha, Lussandra de Carvalho
PDF
Claudemir Sousa
PDF
Lourdes Cardoso e Silva, Luís Rodolfo Cabral
PDF
Paulo Lima
PDF

Ficha Técnica

Ficha técnica
 
PDF