Littera Online

Periódico semestral ligado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão (PGLetras-UFMA)

Missão: Destina-se à publicação de trabalhos científicos e culturais produzidos por docentes (mestres e doutores), pesquisadores e discentes ligados a programas de pós-graduação da UFMA e de outras instituições de ensino.

ISSN 2177-8868

Periodicidade: Semestral


Imagem para capa da revista

Os trabalhos devem ser inéditos. Além de artigos científicos, admite a publicação de resenhas de obras recentes (de no máximo dois anos) e entrevistas.

Qualis CAPES (Quadriênio 2013-2016 previsão): B3 Linguistica e Literatura, Interdisciplinar.

 

Notícias

 

*CHAMADA LITTERA ONLINE (2022)*

 

PERSPECTIVAS EM ANÁLISE DO DISCURSO: múltiplos objetos

"Supor que, pelo menos em certas circunstâncias, há independência do objeto face a qualquer discurso feito a seu respeito, significa colocar que, no interior do que se apresenta como universo físico-humano (coisas, seres vivos, pessoas, acontecimentos, processos...) “há real”, isto é, pontos de impossível, determinando aquilo que não pode ser “assim”. (O real é o impossível... que seja do outro mundo). Não descobrimos, pois, o real: a gente se depara com ele, dá de encontros com ele, o encontra" (PÊCHEUX, 1998, p. 29).

"Por sua própria forma de proceder, a análise do discurso tem uma força crítica, mesmo que os pesquisadores não se interessem por temas sensíveis como o machismo ou o neocapitalismo, mesmo que eles não considerem que as ciências humanas e sociais devam estar a serviço de uma emancipação. Pode-se, assim, contestar a própria ideia de que haveria uma análise do discurso sem nenhuma dimensão crítica e outra que se caracterizaria por uma finalidade crítica plenamente assumida" (MAINGUENEAU, 2015, p. 59).

Imbuídos dessa ideia de que o discurso é um construto de múltiplas dimensões e de que apreendê-lo é, em essência, assumir uma postura crítica, propomos uma edição da Littera dedicada aos estudos em Análise do Discurso de linha francesa. Pretende-se reunir artigos científicos, resenhas e ensaios sobre temas dessa área, que tenham por objetivo analisar um corpus relacionado aos mais diversos campos - político, religioso, midiático, etc. para investigar os modos de funcionamento dos discursos em circulação na contemporaneidade. Da mesma forma, serão também acolhidos trabalhos que discutam conceitos basilares e conceitos desenvolvidos mais recentemente para refletir sobre questões relacionadas a discursos autoritários (machismo, racismo, LGBTQIA+fobia, dentro outros) e aos de resistência (feminismo, negritude etc.).

 

REFERÊNCIAS

MAINGUENEAU, D. Discurso e análise do discurso. Tradução de Sírio Possenti. São Paulo: Parábola, 2015.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução de Eni P. Orlandi. Campinas - São Paulo: Pontes, 1998.

Prazo para envio dos artigos: 31/03/2022


EDITORES

Prof. Dr. Luís Rodolfo Cabral (IFMA - Campus Santa Inês)
Profa. Dra. Silma Mendes (PUC São Paulo)
 
Publicado: 2022-01-21 Mais...
 

Literaturas Africanas - caminhos, cotejos, identidades

 

Publicado novo número da Littera Online.

(Orgs.) 

Profª. Drª. Janice Inês Nodari (UFPR)
Prof. Dr. João Pedro Wizniewsky Amaral (UFSM)
Profª. Drª. Mônica Stefani (UFSM)

 
Publicado: 2021-11-22
 
Outras notícias...

v. 12, n. 24 (2021): Literaturas Africanas - caminhos, cotejos, identidades


Capa da revista