A EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA SEGUNDO A AGENDA NEOLIBERAL: ANALISANDO A PRÁTICA DISCURSIVA PUBLICITÁRIA DE INSTITUIÇÕES QUE ATUAM NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Autores

  • Jairo da Silva e Silva Universidade Federal do Pará
  • Fátima Pessoa

Resumo

Resumo: Este estudo objetiva discutir a dinâmica da mercantilização da educação superior em consonância com as práticas neoliberais. Para tanto, esta pesquisa se propõe a analisar o funcionamento discursivo de transformação da educação em produto de consumo, materializado em anúncios publicitários de instituições privadas de ensino superior atuantes na Amazônia brasileira, segundo os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de escola francesa, sobretudo, o conceito de interdiscurso, onde refletiremos acerca de os efeitos de sentidos produzidos nos anúncios publicitários destas instituições de ensino, pontuando os lugares em que se posicionam os sujeitos que enunciam estes dizeres, perpassando tanto pelos movimentos da memória discursiva, quanto por formações discursivas que agenciam os dizeres sobre esta modalidade de ensino.

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

da Silva e Silva, J., & Pessoa, F. (2017). A EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA SEGUNDO A AGENDA NEOLIBERAL: ANALISANDO A PRÁTICA DISCURSIVA PUBLICITÁRIA DE INSTITUIÇÕES QUE ATUAM NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. Littera: Revista De Estudos Linguísticos E Literários, 8(14). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/8131