O CÔNCAVO E O CONVEXO NA SUPERFÍCIE DO MUNDO

Francismar Ramírez Barreto

Resumo


São muitos os sentidos que a idéia de viagem assume em Avalovara: de uma personagem a outra, seguindo as linhas narrativas [ou não], de cidade em cidade, de um a outro tempo. Este trabalho imaginará um diálogo entre A viagem e o rio [reflexão que Abel, protagonista do romance, deseja publicar no Rio de Janeiro] e as anotações feitas por Osman Lins em Marinheiro de primeira viagem. De alguma forma, o ensaio e o diário se conectam e fazem pensar na arte de narrar, no conhecimento que veicula a experiência além mar e na percepção de um tempo passado. Considerações todas que, de fato, são colocadas por Walter Benjamin na reflexão sobre Nikolai Leskov.

Palavras-chave: Osman Lins. Viagem. Diário. Narrativas. Avalovara.

ABSTRACT

The Idea of journey in Avalovara can assume different meanings: from one character to another, following the narrative lines (or not), from a city to another, from one time to another. This paper will imagine a dialogue between A viagem e o rio [reflexion that Abel, a character of the novel, is willing to publish in Rio de Janeiro] and the notes taken for Osman Lins in Marinheiro de primeira viagem. Somehow, essay and diary are connected and guide a discussion about the art of narrating, about knowledge
that transmite the overseas’ experience. All those considerations that Walter Benjamin makes on Nikolai Leskov reflection.

Keywords: Osman Lins. Journey. Diary. Narratives. Avalovara.

Palavras-chave


Literatura; Romance; Narrativas; Osman Lins; Diário de viagem; Avalovara

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2011 Littera on line

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Littera online

ISSN 2177-8868

Indexação:

Resultado de imagem para latindex

Resultado de imagem para miar Information Matrix for the Analysis of Journals

Notícias