O feminino na literatura colonial brasileira: representações nos livros didáticos do Ensino Médio

Autores

  • Eudma Elisbon

Resumo

Resumo: Este texto propõe uma investigação concentrada em compreender como os estereótipos femininos presentes na literatura colonial brasileira, disseminados pela historiografia e pela crítica literária, são apropriados, incorporados e reproduzidos pelos livros didáticos – um objeto/suporte que, a despeito de todo o processo de marginalização histórica, cumpre um papel basilar enquanto elemento de divulgação e consolidação de conceitos culturais. Mais do que isso, o livro didático afeta a compreensão do mundo e de si de milhares de educandas e educandos de todo o Brasil. Desse modo, sugerimos perscrutar as formas como o livro didático de Ensino Médio, notadamente a partir dos tópicos de literatura, relaciona-se aos discursos e práticas literárias e sociais no que se refere à presença/ausência da mulher na literatura brasileira colonial.

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Biografia do Autor

Eudma Elisbon

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Publicado

2015-06-25

Como Citar

Elisbon, E. (2015). O feminino na literatura colonial brasileira: representações nos livros didáticos do Ensino Médio. Littera: Revista De Estudos Linguísticos E Literários, 6(9). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/3550

Edição

Seção

Artigos