SANTOS, ENCANTADOS E A AUTORREPRESENTAÇÃO EM TOADAS DE BUMBA-MEU-BOI

Autores

  • Ludimila Portela GONDIM Universidade de Brasília - UnB
  • Sylvia Helena CYNTRÃO Universidade de Brasília - UnB

Resumo

As toadas de bumba-meu-boi servem de espaço para a manifestação de ideias evalores de um sujeito que, mesmo posicionado fora do cânone literário hegemônico, é capaz deelaborar, por meio da linguagem poética, textos que revelam sua posição e seus modos de ver,sentir e conduzir o mundo. O estudo da autorrepresentação como a representação da consciênciade si não se desvincula do contexto histórico, social e cultural no qual o poeta está inserido,portanto, é possível uma investigação literária que tome como foco de análise a representaçãodo sagrado para falar de si. Tem como principais aportes teóricos os estudos de Geertz (1989),Bhabha (1998) e Spivak (2010) como corpus toadas dos grupos de bumba-meu-boi: MadreDeus, Maracanã e Floresta. A presença da evocação religiosa revela a imagem de poder dopoeta-cantador. Percebe-se que as menções ao mundo religioso modelam e induzem àconstrução de uma imagem do cantador líder e soberano.

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Publicado

2014-04-08

Como Citar

GONDIM, Ludimila Portela; CYNTRÃO, Sylvia Helena.
SANTOS, ENCANTADOS E A AUTORREPRESENTAÇÃO EM TOADAS DE BUMBA-MEU-BOI
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 4, n. 6, 8 Abr 2014Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 20 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos