A GESTÃO BIOPOLÍTICA DO SUJEITO COM NECESSIDADES ESPECIAIS EM CARTAZES DA FEDERAÇÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE) E DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL (MDS)

Autores

  • Cícera Alves Agostinho de Sá
  • Fracisco Vieira da Silva

Palavras-chave:

Biopolítica, Discurso, Sujeito, Necessidades Especiais.

Resumo

A veiculação de cartazes com campanhas mobilizadoras ou atividades celebrativas para sujeitos com necessidades especiais, por órgãos governamentais e não governamentais, na internet, é recorrente. Partindo desse fato, o presente artigo objetiva analisar os efeitos decorrentes da gestão biopolítica de ações para sujeitos com necessidades especiais, com base em materialidades enunciativas presentes em dois cartazes de campanhas veiculadas na mídia nacional, por órgãos governamentais e não governamentais. O corpus selecionado é constituído por um cartaz da Federação Nacional da Associação Nacional de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, e um cartaz do Ministério do Desenvolvimento Social - MDS.  A metodologia adotada constitui uma abordagem interpretativa, com base na análise dos recursos multimodais que constituem os enunciados constitutivos dos cartazes. Ancoramo-nos teoricamente nos estudos discursivos foucaultianos, especificamente nos conceitos de biopolítica e biopoder, ao analisarmos a constituição dos enunciados direcionados a sujeitos com necessidades especiais. Os resultados apontam que o discurso da Federação Nacional das APAEs denota a importância da família no processo de implementação de políticas públicas aos referidos sujeitos, enquanto o discurso do MDS apresenta somente orientações técnicas para o recadastramento dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-29

Como Citar

Alves Agostinho de Sá, C., & Vieira da Silva, F. (2019). A GESTÃO BIOPOLÍTICA DO SUJEITO COM NECESSIDADES ESPECIAIS EM CARTAZES DA FEDERAÇÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE) E DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL (MDS). Littera: Revista De Estudos Linguísticos E Literários, 10(19). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/13169