O AMOR EM UMA MULHER EXCEPCIONAL: aspectos decadentistas e psicanalíticos no conto de João do Rio

Autores

  • Thais Carvalho Fonseca Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Vanda Maria Sousa Rocha Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Resumo

RESUMO

João do Rio, ilustre literato carioca, revela uma produção extremamente rica, apesar de ser um jornalista dedicado a escrever apenas crônicas e contos. Pouco estudado pela crítica nacional, objetivou-se situá-lo na estética decadentista através da análise do Amor no conto Uma mulher excepcional. A crítica psicanalítica também se revelará essencial para a compreensão do amor na perspectiva decadente, evidenciando traços típicos dessa concepção estética do final do século XIX.

Palavras-chave: João do Rio. Decadentismo. Amor. Psicanálise.

ABSTRACT

João do Rio, a carioca eminent writer, shows a very rich production, despite being a dedicated journalist to write only chronicles and tales. A little studied by the national review, he aimed was to be placed it in the decadent aesthetics through the analysis of Love the tale Uma mulher excepcional. The psychoanalytic criticism is also essential for the understanding Love in a decadent perspective, showing typical features
of the aesthetic design in the late nineteenth century.

Keywords: João do Rio. Decadentism. Love. Psychoanalysis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Carvalho Fonseca, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Aluna da graduação em Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e integrante do grupo de pesquisa Literatura, Linguagem e Psicanálise, coordenado por Maria Silvia Antunes Furtado.

Vanda Maria Sousa Rocha, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Mestre em Ciências da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora do Departamento do Curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Publicado

2010-07-26

Como Citar

Fonseca, T. C., & Rocha, V. M. S. (2010). O AMOR EM UMA MULHER EXCEPCIONAL: aspectos decadentistas e psicanalíticos no conto de João do Rio. Littera: Revista De Estudos Linguísticos E Literários, 1(1). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/111

Edição

Seção

Artigos