“VIVEMOS SENDO NEGOCIADOS”: território e resistência em Santa Rosa dos Pretos e comunidade tradicional do Cajueiro em meio a instalação de projetos desenvolvimentistas no Maranhão (MA)

Autores

  • Dayanne da Silva Santos Universidade Federal do Maranhão

Resumo

“Indenização nenhuma paga o valor de uma árvore”. “Indo para a roça as pessoas chegaram a se perder, porque a área dele foi toda cortada, muitos babaçuais foram jogados a baixo, a natureza destruída...quando se mexe na nossa terra se muda o nosso modo de produção, já que o território é a nossa identidade”. Este artigo trata dos casos de conflitos ambientais em territórios etnicamente ocupados no Maranhão. A partir de pesquisas de campo, observação participante e de estudos sobre a problemática do desenvolvimento econômico problematizamos dois casos exemplares em curso no Maranhão no qual diferentes interesses e significados da terra se cruzam com o do Estado e de empresas privadas. Refletimos criticamente sobre a luta do território quilombola de Santa Rosa dos Pretos, localizado em Itapecuru-Mirim, em meio a duplicação da BR135 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), e sobre os conflitos ambientais da comunidade tradicional Cajueiro com a construção de um novo Terminal Portuário privado (porto multimodal), pela empresa WPR – São Luís Gestão de Portos e Terminais LTDA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-26

Como Citar

Santos, D. da S. (2018). “VIVEMOS SENDO NEGOCIADOS”: território e resistência em Santa Rosa dos Pretos e comunidade tradicional do Cajueiro em meio a instalação de projetos desenvolvimentistas no Maranhão (MA). Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 1(2). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/9760

Edição

Seção

Artigos