REFLETINDO A HISTÓRIA DE INTEGRAÇÃO DO CONHECIMENTO LOCAL NA ESCOLA: procurando caminhos de legitimação

Autores

  • Emília Afonso Nhalevilo Centro de Estudos Moçambicanos e de Etnociência - Universidade Pedagógica de Moçambique (UP-Moçambique)

Resumo

Muito já foi dito e escrito sobre os Sistemas de Conhecimento Indígenas (IKS) ou, como também é chamado, Conhecimento Ecológico Tradicional (TEK) ou ainda Conhecimento Local. Meu artigo não pretende discutir como deve ser denominado, embora essa também seja uma questão importante, pois a forma como o nomeamos molda as possibilidades que abrimos para esse tipo de conhecimento. O artigo examina historicamente a inclusão do conhecimento indígena nos currículos escolares, tomando como referência a prática em Moçambique. A partir da análise histórica o artigo propõe um quadro-referência para avaliar e refletir as práticas tendentes a incluir o IKS no sistema de educação formal. Argumento que precisamos encontrar teorias legitimadas para integrar a IKS, a fim de contrabalançar a prática de ensinar IKS em salas de aula de ciências separadas de seu próprio contexto sociocultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emília Afonso Nhalevilo, Centro de Estudos Moçambicanos e de Etnociência - Universidade Pedagógica de Moçambique (UP-Moçambique)

PhD em Educação de Ciências pela CurtinUniversityof Technology, Australia. Diretora do Centro de Estudos Moçambicanos e Etnicidade.  Professora e pesquisadora do Centro de Estudos Moçambicanos e Etnociências da Universidade Pedagógica Moçambique.

Downloads

Publicado

2018-09-26

Como Citar

Nhalevilo, E. A. (2018). REFLETINDO A HISTÓRIA DE INTEGRAÇÃO DO CONHECIMENTO LOCAL NA ESCOLA: procurando caminhos de legitimação. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 1(2). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/9746

Edição

Seção

Artigos