O TAMBOR PRA NÓS NEGROS É UMA SEGURANÇA DE VIDA: o tambor de crioula como instrumento de luta e resistência do território quilombola Santa Rosa dos Pretos

Autores

  • Joércio Pires da Silva Universidade Estadual do Maranhão

Resumo

“O tambor pra nós negros é uma segurança de vida: o negro não poderá se separar da sua maior herança; o tambor é uma afirmação da nossa identidade”. Mesmo diante das marcas do sistema escravista, as comunidades quilombolas mantiveram vivas todo um sistema de usos e costumes, que fazem parte de suas culturas e contribuem para a manutenção do território étnico. Buscamos neste artigo mostrar a importância do tambor de crioula como instrumento de luta e resistência em Santa Rosa dos Pretos frente a chegada de grandes empreendimentos na comunidade. Neste sentido, evidenciamos que “ninguém resistia ao que o negro resistiu, branco nenhum resiste, não é à toa que você toca tambor a noite inteira e você não sente nada”

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joércio Pires da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Graduado em Pedagogia da Terra Territórios da Cidadania pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA/Bacabal). Mestrando em Cartografia Social e Política da Amazônia na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Referências

CABRAL, Amílcar – Análise de Alguns tipos de resistência. Lisboa: Seara Nova, 1975.

FAUSTINO, C.; FURTADO, F. Mineração e violações de direitos: o Projeto de Ferro Carajás S11D, da Vale S.A. Açailândia: DHESCA/Brasil, 2013.

GILROY, P. O Atlântico Negro. Modernidade e dupla consciência, São Paulo, Rio de Janeiro, 34/Universidade Cândido Mendes – Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2001.

LUCCHESI, F. Relatório Antropológico de Identificação do Território Quilombola de Santa Rosa (MA). Brasília: INCRA, 2008.

:PIRES, J. TAMBOR NÃO É SÓ TRADIÇÃO, É TAMBÉM FORÇA E RESISTÊNCIA: o Tambor de Crioula como instrumento de formação no Território Quilombola Santa Rosa dos Pretos. Curso de Pedagogia da Terra, UFMA, Bacabal, 2017, 59 páginas.

PORTO-GONÇALVES, C. W. O Campo se Manifesta A Questão (da Reforma) Agrária. In: Relatório Conflitos por Terra CPT, 2014.

PROJETO VIDA DE NEGRO – 10 anos de luta pela regularização e titulação das Terras de Preto do Maranhão. Organizado por SMDDH/CCN em 1998.

BRUSTOLIN, C. ANJOS, J.C.G. SANTOS, D. Um corredor para exportações: o território de santa rosa dos pretos nas v(e)ias abertas da mineração in S’ANTANA JUNIOR, H. TEISSERENC, M.J. BRUSTOLIN, C. Desenvolvimento em questão: projetos desenvolvimentistas, resistências e conflitos socioambientais. São Luis: EDUFMA, 2018.

Downloads

Publicado

2020-05-14

Como Citar

Silva, J. P. da. (2020). O TAMBOR PRA NÓS NEGROS É UMA SEGURANÇA DE VIDA: o tambor de crioula como instrumento de luta e resistência do território quilombola Santa Rosa dos Pretos. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 2(4). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/9742

Edição

Seção

Artigos