EXTENSÃO E FORMAÇÃO: segurança e soberania alimentar no quilombo da Serra do Evaristo

Autores

  • Anna Erika Ferreira Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus de Fortaleza)
  • Ezequiel Andrew Ângelo Barroso Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Baturité)

Resumo

Toda sociedade tem, devidamente, o direito a uma alimentação justa de qualidade e em quantidade suficiente, o que é preconizado pela Lei N° 11.346, de 15 de Setembro de 2006 onde se inicia o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, visando garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada. O alimento a ser consumido deve ser saudável e acessível e plenamente fundado em práticas alimentares, sem afetar a outras demandas essenciais. A Segurança Alimentar e Nutricional bem como a Soberania Alimentar trás a qualidade e o direito para povos e comunidades tradicionais onde possam expressar seus costumes alimentares e valorizar ainda mais sua diversidade cultural alimentar. Analisar iniciativas sociais com comunidades tradicionais foi o direcionamento de uma das pesquisas do primeiro Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Baturité. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo geral discutir a execução do Curso de Extensão Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional para Comunidades Tradicionais do Maciço de Baturité, onde com os remanescentes do Quilombo da Serra Evaristo, estão sendo atendidas 35 mulheres, favorecendo a qualidade de vida de jovens e adultos. A metodologia utilizada contou com uma revisão bibliográfica e com conversas com habitantes locais, destacando principalmente às mulheres da comunidade, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Nesse contexto, capacitá-las levando-lhes a expansão de novos conhecimentos tendo em vista transmitir conhecimentos teóricos e práticos e adquirir conhecimentos práticos tradicionais, a fim de preservar a cultura e tradição local.

Palavras-chave: Segurança Alimentar. Soberania alimentar. Direito Humano à Alimentação Adequada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Erika Ferreira Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus de Fortaleza)

Doutora em Geografia pela a Universidade Federal do Ceará (UFC) e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus de Fortaleza)

Ezequiel Andrew Ângelo Barroso Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Baturité)

Tecnólogo em Hotelaria (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Baturité

Downloads

Publicado

2018-03-27

Como Citar

Lima, A. E. F., & Vieira, E. A. Ângelo B. (2018). EXTENSÃO E FORMAÇÃO: segurança e soberania alimentar no quilombo da Serra do Evaristo. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 1(1). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/8630

Edição

Seção

Artigos