ESSE NEGRO NA SALA DE AULA: olhares e experiências de estudantes africanos no Maranhão

Autores

  • Osmilde Augusto Miranda Universidade Federal do Maranhão

Resumo

ESSE NEGRO NA SALA DE AULA:

olhares e experiências de estudantes africanos no Maranhão

 

That black in the classroom: looks and experiences of African students in Maranhão

 

Este negro en la sala de clase: miradas y experiencias de estudiantes africanos en Maranhão

Resumo

Este artigo tem como objetivo entender os olhares e experiências de estudantes africanos que imigraram para o Brasil em busca de melhores condições no ensino superior na diáspora. A pesquisa é construída, por sua vez, a partir da historicidade do homem negro na sociedade moderna. Doutro lado, entender a partir de entrevistas feitas junto a um grupo de estudantes de diversos países do continente africano, entre eles, Angola, Benin, Cabo-Verde, República Democrática do Congo, Guiné-Bissau e Nigéria, os olhares e experiências deles no que toca o processo de socialização que eles têm tido ou tiveram no Brasil durante as suas estadias, especificamente, na Universidade Federal do Maranhão-UFMA.

Palavras-chave: Negro. Estudantes-africanos. Experiência. Diáspora.

 

Abstract

This article aims to understand the views and experiences of African students who immigrated to Brazil in search of better conditions in higher education in the diaspora. Research is built, in turn, from the historicity of the black man in modern society. On the other hand, to understand from interviews with a group of students from various African countries, including Angola, Benin, Cape Verde, Democratic Republic of Congo, Guinea-Bissau and Nigeria, their that touches the process of socialization that they have had or had in Brazil during their stays, specifically, at the Federal University of Maranhão-UFMA.

 

Keywords: Negro. African-students. Experience. Diaspora.

 

Resumen

Este artículo tiene como objetivo entender las miradas y experiencias de estudiantes africanos que emigrar a Brasil en busca de mejores condiciones en la enseñanza superior en la diáspora. La investigación es construida, a su vez, a partir de la historicidad del hombre negro en la sociedad moderna. De otro lado, entender a partir de entrevistas hechas junto a un grupo de estudiantes de diversos países del continente africano, entre ellos, Angola, Benin, Cabo Verde, República Democrática del Congo, Guinea-Bissau y Nigeria, las miradas y experiencias de ellos que toca el proceso de socialización que ellos tuvieron o tuvieron en Brasil durante sus estancias, específicamente, en la Universidad Federal de Maranhão-UFMA.

 

Palabras clave: Negro. Estudiantes africanos. Experiencia. Diáspora.

 

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Biografia do Autor

Osmilde Augusto Miranda, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Comunicação Social-Jornalismo e Mestrando em Ciências Sociais (UFMA)

Referências

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Publicado

2018-03-27

Como Citar

Miranda, O. A. (2018). ESSE NEGRO NA SALA DE AULA: olhares e experiências de estudantes africanos no Maranhão. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 1(1). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/8625

Edição

Seção

Artigos