CURSO DE EXTENSÃO “COSMOVISÕES NEGRAS E INDÍGENAS” educação pela experiência contra-colonial

Autores

  • Efigênia Rocha Barreto da Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Jônatas Reis da Silva Universidade do Estado da Bahia

Resumo

EXTENSION COURSE “BLACK, AND INDIGENOUS WORLDWIEWS”
education through the conter-colonial experience

 

CURSO DE EXTENSIÓN “COSMOVISIONES NEGRAS E INDÍGENAS”
educación a través de la experiencia contracolonial

Resumo

No contexto da busca por práticas educativas e acadêmicas que promovam a contra-colonialidade, este artigo reflete a experiência do curso de extensão “Cosmovisões negras e indígenas: contra-colonialidade e pensamento geográfico”, ministrado no primeiro semestre de 2020 pelo Laboratório Saberes Geográficos e Alteridade (SABGEO), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Realizado no contexto da pandemia do COVID-19, de forma remota, o curso criou oportunidade de formação dialógica, fomentando uma abertura na episteme hegemônica do pensamento geográfico. Tal experiência, no entanto, está para além do conhecimento, encontrando sua potência no encontro de cosmovisões e suas reverberações. Partindo da vivência como monitores e participantes, este relato de experiência avalia o potencial formativo e as possibilidades abertas para pensar outras geografias na perspectiva contra-colonial a partir do encontro de epistemologias.

Palavras-chave: Extensão universitária. Contra-colonialidde. Cosmovisões. Epistemologia.

 

Abstract

In the context of the search for educational and academic practices that promote the counter-coloniality, this paper reflects the experience of the extension course “Black and indigenous worldviews: counter-coloniality and geographical thinking”, taught in the first semester of 2020 by the Geographical Knowledge and Alterity Laboratory (Laboratório Saberes Geográficos e Alteridade – SABGEO), from Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brazil. Held remotely in the context of the COVID-19 pandemic, the course created an opportunity for dialogical training, promoting an opening in the hegemonic episteme of geographic thinking. Such an experience, however, is beyond knowledge, finding its power in the meeting of worldviews and their reverberations. Starting from the experience as monitors and participants, this experience report assesses the training potential and the open possibilities to think about other geographies in the counter-colonial perspective from the meeting of epistemologies.

Keywords: University extension. Counter-coloniality. Worldviews. Epistemology.

 

Resumen

En el contexto de la búsqueda de prácticas educativas y académicas que promuevan la contracolonialidad, este texto refleja la experiencia del curso de extensión “Cosmovisiones negras e indígenas: contracolonialidad y pensamiento geográfico”, impartido en el primer semestre de 2020 por lo Laboratório Saberes Geográficos e Alteridade (SABGEO), de la Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil. Realizado de forma remota en el contexto de la pandemia COVID-19, el curso creó una oportunidad para la formación dialógica, fomentando una apertura en la episteme hegemónica del pensamiento geográfico. Sin embargo, tal experiencia está más allá del conocimiento, y encuentra su potencia en el encuentro de visiones del mundo y sus repercusiones. A partir de la experiencia como monitores y participantes, este relato vivencial evalúa el potencial formativo y las posibilidades abiertas para pensar en otras geografías en la perspectiva contracolonial desde el encuentro de epistemologías.

Palabras-clave: Extensión Universitaria. Contracolonialidad. Cosmovisiones. Epistemología.

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Biografia do Autor

Efigênia Rocha Barreto da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia 

Jônatas Reis da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Graduando em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia

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Publicado

2021-07-23

Como Citar

Silva, E. R. B. da, & Silva, J. R. da. (2021). CURSO DE EXTENSÃO “COSMOVISÕES NEGRAS E INDÍGENAS” educação pela experiência contra-colonial. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(10). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/17409