HISTÓRIA AFRICANA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: Contribuições do Curso de Ciências Humanas/Sociologia da UFMA, Campus de Bacabal-MA

Autores

  • Grace Kelly Silva Sobral Souza Universidade Federal do Maranhão
  • Thiago da Conceição Dias Universidade Federal do Maranhão

Resumo

 

Diante da onda dos protestos antirracista como o Black Lives Matter (Vidas negras importam), o presente estudo busca provocar uma singular reflexão no sentido de analisar, refletir e problematizar a formação docente e a oferta de disciplinas e conteúdos que possibilitem discussões e estudos sobre as relações étnico-raciais no curso de licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia na Universidade Federal do Maranhão, campus de Bacabal. Se observado a matriz curricular do curso, constata-se que o conhecimento ainda contém bases eurocêntricas contribuindo para o tratamento desigual na escolarização da população negra. Por outro lado, a inclusão de conhecimentos sobre a educação das relações étnico-raciais e sobre a história e cultura afro-brasileira e africana, protagonizada pelo movimento negro e as atuais discussões para reformulação curricular do curso de ciências humanas/sociologia do campus Bacabal, representam um avanço político e pedagógico na história da educação brasileira para os sujeitos que estão inseridos na formação inicial. Nesta perspectiva, conclui-se com este trabalho que a aplicabilidade das leis nº 10.639/03 e 11.645/08 no ensino superior chega como uma nova possibilidade em favor de uma educação básica antirracista.

Palavras-chave: História da África. Ciências Humanas. Movimento Negro. Ensino Superior.

 

Faced with the wave of anti-racist protests such as the Black Lives Matter (Black lives matter), this study seeks to provoke a singular reflection in order to analyze, reflect and problematize teacher education and the offer of disciplines and content that enable discussions and studies on ethnic-racial relations in the Humanities / Sociology degree course at the Federal University of Maranhão, Bacabal campus. If one observes the curricular matrix of the course, it appears that knowledge still contains Eurocentric bases contributing to the unequal treatment in schooling of the black population. On the other hand, the inclusion of knowledge about the education of ethnic-racial relations and about Afro-Brazilian and African history and culture, led by the black movement and the current discussions for curricular reformulation of the humanities / sociology course at the Bacabal campus, they represent a political and pedagogical advance in the history of Brazilian education for the subjects that are inserted in the initial formation. In this perspective, it is concluded with this work that the applicability of laws nº 10.639 / 03 and 11.645 / 08 in higher education arrives as a new tool in favor of a basic anti-racist education.

Abstract: African history. Human Sciences. Black Movement. University Education.

 

Frente a la ola de protestas antirracistas como la Black Lives Matter (Las vidas negras importan), este estudio busca provocar una reflexión singular para analizar, reflexionar y problematizar la formación docente y la oferta de disciplinas y contenidos que posibiliten discusiones y estudios sobre Relaciones étnicas-raciales en la carrera de Humanidades / Sociología de la Universidad Federal de Maranhão, campus Bacabal. Si se observa la matriz curricular del curso, parece que el conocimiento aún contiene bases eurocéntricas que contribuyen al trato desigual en la escolarización de la población negra. Por otro lado, la inclusión de conocimientos sobre la educación de las relaciones étnico-raciales y sobre la historia y cultura afrobrasileña y africana, liderada por el movimiento negro y las discusiones actuales para la reformulación curricular de la carrera de humanidades / sociología en el campus de Bacabal, representan un avance político y pedagógico en la historia de la educación brasileña para los sujetos que se insertan en la formación inicial. En esta perspectiva, se concluye con este trabajo que la aplicabilidad de las leyes nº 10.639 / 03 y 11.645 / 08 en la educación superior llega como una nueva possibilidade a favor de una educación básica antirracista.

Palabras clave: Historia africana. Ciencias Humanas. Movimiento Negro. Enseñanza Superior..

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENITE, A. M. C; SILVA, J. P; ALVINO, A. C. B. Ferro, Ferreiros e Forja: O Ensino de Química pela Lei nº10.639/03. In: OLIVEIRA, J. M. (org.). Trajeto das Africanidades em Educação. Educação em Foco, vol. 21, nº 3. Juiz de Fora: EdUFJF, p. 735-768, 2017.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, DF, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental 3º e 4º Ciclos – História. Brasília: MEC/SEF, 1999.

COSTA, Rafaela de Sousa A cultura afro-brasileira nos bancos escolares: Um estudo de caso no Centro de Ensino Estado do Ceará na cidade de Bacabal – MA. Universidade Federal do Maranhão (Bacabal – MA), Monografia, 2018.

DAVIS, Angela. Woman, race and class. Londres: The Women’s Press, 1983.

GOMES, Nilma Lino. A questão Racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03. In: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (orgs.). Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. 2ªed. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 13-37, 2008.

GUIMARÃES, A.S.A. Racismo e anti-racismo no Brasil. São Paulo: Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo: Editora 34, 1995.

HALL, Stuart. Marcos para os Estudos Culturais. In: ____. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: EDUFMG, 2011.

LIMA, Márcia. Aprendendo e ensinando história da África no Brasil: desafios e possibilidades. In: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca. (orgs.) A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro, FGV, 2009.

MELO, Aldina da Silva. Dançando com os zulus: representações de gênero em Kwazulu-Natal, África do Sul. Universidade Federal do Maranhão (Bacabal – MA), Monografia, 2014.

MUNANGA, K. (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, 2005.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In BRANDÃO, André Augusto (Org.). Cadernos PENESB: População negra e Educação Escolar. Rio de Janeiro/ Niterói: EdUFF, p. 15-34, 2006.

OLIVA, Anderson Ribeiro. A História da África nos bancos escolares: representações e imprecisões na literatura didática. Estudos Afro-asiáticos. Rio de Janeiro, v. 25, n. 3, p. 421- 461, 2009.

REIS, Larissa Helena Lago. Escravidão, memória, identidade e resistência: estudos de caso sobre a luta pela terra na comunidade quilombola de Piratininga. Universidade Federal do Maranhão (Bacabal – MA), Monografia, 2015.

RESOLUÇÃO Nº 177-CONSUN, de 24 de abril de 2013. Projeto Político-Pedagógico, o curso de licenciatura em Ciências Humanas Campus Bacabal da Universidade Federal do Maranhão. 2013

RODRIGUES, Jandson Jouberth Maciel. Futebol, Esporte e outras artes na escrita dos estudos africanos. Universidade Federal do Maranhão (Bacabal – MA), Monografia, 2015.

SILVA, Gizelda Costa da. A importância das culturas africanas no ensino de História. In: SILVA, Marcos. (Org.) História: que ensino é esse? Campinas: Papirus, p. 53-63, 2015.

SILVA, M.P. Novas diretrizes curriculares para o estudo da história e da cultura afro-brasileira e africana: a lei 10639. EccoS Revista Científica. São Paulo, v. 9, pp. 39-52, jan/jun 2007.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. In: FONSECA, M.V.; SILVA, C.M.N.; FERNANDES, A.B. (Org.). Relações étnico-raciais e educação no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, p. 11- 37, 2011.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Parecer homologado. Brasília, DF, 2003.

SOUSA, Elane Cristina Costa. Uma análise do projeto filhos do quilombo no território quilombola Piratininga, município de Bacabal- MA no período de 2014 a 2016. Universidade Federal do Maranhão (Bacabal – MA), Monografia, 2018.

THORNTON, John. A África e os Africanos na formação do mundo Atlântico,1400-1800. Rio de Janeiro, editora Campus, 2004.

Downloads

Publicado

2020-11-19

Como Citar

Souza, G. K. S. S., & Dias, T. da C. (2020). HISTÓRIA AFRICANA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: Contribuições do Curso de Ciências Humanas/Sociologia da UFMA, Campus de Bacabal-MA. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 3(6). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/14684

Edição

Seção

Artigos