O NEOCOLONIALISMO E A EMANCIPAÇÃO DA AFRICA: uma leitura a partir de Kwame Nkrumah

Autores

  • Luiz Carlos Noleto Chaves Universidade Federal do Maranhão
  • Rosenverck Estrela Santos Universidade Federal do Maranhão

Resumo

O presente artigo, referenciado em revisão bibliográfica, tem a proposta de analisar o conceito de Neocolonialismo e as possibilidades de desenvolvimento e emancipação do continente africano, a partir da obra de Kwame Nkrumah, intitulada Neocolonialismo – Último Estagio do Capitalismo e que teve como referência a obra do líder russo Lênin, intitulada Imperialismo, Fase Superior do Capitalismo. Neste texto, apresentaremos a importância da obra para o entendimento da nova forma de dominação imperialista em África implantada pelas nações ricas como forma de resolver seus problemas internos de acumulação de capital e que limites essa mesma política teve ao ser empreendida. Destacaremos, ainda, a importância deste intelectual ganês para a esquerda socialista, líder do Pan-Africanismo e socialista revolucionário que se tornou um dos militantes e intelectuais mais destacados a comandar o processo de Libertação Nacional e a propor o socialismo para o continente africano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Noleto Chaves, Universidade Federal do Maranhão

Luiz Carlos Noleto Chaves é Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e graduando de Licenciatura em Estudos Africanos pela UFMA.

Rosenverck Estrela Santos, Universidade Federal do Maranhão

Professor da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-brasileiros da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Mestre em Educação e Doutorando em Políticas Públicas (UFMA).

Downloads

Publicado

2020-07-28

Como Citar

Chaves, L. C. N., & Santos, R. E. (2020). O NEOCOLONIALISMO E A EMANCIPAÇÃO DA AFRICA: uma leitura a partir de Kwame Nkrumah. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 3(5). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/14606

Edição

Seção

Artigos