MULHERES QUILOMBOLAS: Desafios para construção da igualdade de gênero

Autores

  • Angélica Lima Melo Universidade Federal do Maranhão
  • Amanda Gomes Pereira Universidade Federal do Maranhão

Resumo

Este artigo é fruto da experiência que tivemos na realização do projeto “Mulheres Quilombolas: construindo um futuro sem violência” em uma comunidade quilombola no interior do Maranhão. O projeto teve apoio e financiamento da FAPEMA – Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – e teve como objetivo contribuir para a formação de lideranças femininas no interior do estado como força de promoção de relações de gênero mais equânimes. A seguir, será apresentado o histórico da Comunidade Quilombola Território Saco das Almas, os conflitos existentes atualmente na Região do Baixo Parnaíba Maranhense – onde se localiza o quilombo – e os desafios enfrentados na construção de ações de promoção da igualdade de gênero na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Gomes Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Ciências Sociais PPCIS da UERJ; Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA),  Campus São Bernardo Maranhão.

Downloads

Publicado

2020-07-28

Como Citar

Melo, A. L., & Pereira, A. G. (2020). MULHERES QUILOMBOLAS: Desafios para construção da igualdade de gênero. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 3(5). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/14605

Edição

Seção

Artigos