TENDA SANTA BÁRBARA: o humano e o sagrado

Autores

  • Joaquim Grigório Cantanhêde Neto Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Resumo

No terreiro dedicado a Santa Bárbara, o vermelho impera. Vazio, é como qualquer outro espaço de vivência religiosa sob a perspectiva da Umbanda. Horas depois, a fila formada na entrada da tenda, composta por anciães e anciãos, adultos, jovens e crianças, evidenciaria a singularidade do ritual, cujo simbolismo acha nos laços familiares seu fio condutor. Poucas vezes na vida vi tanta fé, tantas pessoas com certeza de si e de seu lugar no mundo. Hoje, na vereda do jornalismo, deparo-me com as maiores lições de minha vida. Longe dos grandes centros, distante da vida urbana com seus templos erigidos, adentro o terreiro de piso verde, ali ouço, vejo, escrevo e aprendo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Grigório Cantanhêde Neto, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Acadêmico do curso de Comunicação Social - habilitação em Jornalismo - da UESPI (Universidade Estadual do Piauí) campus Poeta Torquato Neto (Teresina - PI). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação.

Downloads

Publicado

2020-05-14

Como Citar

Cantanhêde Neto, J. G. (2020). TENDA SANTA BÁRBARA: o humano e o sagrado. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 2(4). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/14041

Edição

Seção

Relatos de Experiências