“O LÁ E O AQUI”: A presença de estudantes africanos/as na UNILAB e suas redes de sociabilidades, integração e representatividade de cultura(s)

Autores

  • Antonio Gislailson Delfino da Silva Instituto de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa

Resumo

A presença de estudantes que se dirigem ao Brasil, mais especificamente para o Estado do Ceará, nos campi da UNILAB, originários dos PALOP – Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) é o tema em discussão. Na sua maioria, são jovens que compartilham uma trajetória migratória com finalidade de estudos e formação superior fora do seu pais de origem. No entanto, vários são os trabalhos que discutem a temática, na maioria das vezes, alguns pesquisadores focam apenas em questões mais macro, esqueçendo assim as particularidades do sujeito pesquisado. Assim sendo, o objetivo principal do trabalho é analisar a importância da presença dos estudantes africanos[1]na Universidade, destacando assim, as suas redes de sociabilidade, integração e representatividade de cultura. Os chamados “ de lá” podem ensinar, e muito, “os daqui”, apresentando através das suas diversidades étnico-linguistica-cultural uma “nova” África ainda pouco conhecida alem das suas fronteiras.

[1] Ao decorrer do trabalho, nota-se que utilizamos o termo “estudantes africanos”, no entanto, não podemos generalizar, haja vista que, cada estudante possui suas particularidades em vários os aspectos. Assim sendo, em vários tópicos, é apresentado qual comunidade/país está sendo abordada, por exemplo “guineense”, “angolana” e etc. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Gislailson Delfino da Silva, Instituto de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa

Mestrando em Estudos Africanos – ULISBOA, Portugal. Especialista em Relações Internacionais pela Faculdade Verbo Educacional. Especialista em Gestão Pública, Licenciado em Sociologia e Bacharel em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). E-mail gislailsondelfino@yahoo.com.br.

Referências

DELFINO DA SILVA, Antonio Gislailson. A politica externa do Governo Lula com a África Lusófona: dimensão política, cooperativa, educacional e econômica. Revista do Instituto de Ciências Humanas, [S.l.], v. 15, n. 22, p. 80-96, jun. 2019. ISSN 2359-0017. Disponível em: <http://200.229.32.55/index.php/revistaich/article/view/18845>. Acesso em: 05 set. 2019.

FABIANI, Marli Terezinha. Psicologia do esporte: a ansiedade e o estresse pré- competitivo. Curitiba: PUCPR, 2012, pp.14-27.

GUSMÃO, Neusa De. “Na Terra do Outro”: presença e invisibilidade de estudantes africanos no Brasil, hoje. Dimensões, vol. 26, 2011, p. 191-204. ISSN: 2179-8869

HELENO, Maurício Gurjão Bezerra. A política externa do governo Lula: a experiência da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Fortaleza Ceará, UECE, Dissertação, 201

LANGA, Ercílio Neves Brandão. Diáspora africana no Ceará: Representações sobre as festas e as interacões afetivo-sexuais de estudantes africano (a)s em Fortaleza. Revista Lusófona de Estudos Culturais/ Lusophone Journal of cultural Studies. Vol.2, n.1, pp. 102-122, 2014.

MOURAO, Ellery. M. Deslocamentos Transitórios: A construção do pertencimento entre estudantes Guineenses e Cabo-Verdianos no Brasil. Trabalho apresentado no XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, Salvador, Bahia, Brasil. pp. 1-19. 2009. Disponível em: http://www.cchla.ufpb.br/rbse/ElleryArt.pdf. Acesso em: 28 set. 2015.

SUBUHANA, Carlos. O estudante convênio: a experiência sociocultural de universidade da África Lusófona em São Paulo, Brasil. Trabalho apresentado na 26° Reunião brasileira de Antropologia, realizada entre os dias 01 e 04 de junho, Porto Seguro, Bahia, Brasil. p.1-20. 2005.

TCHAM, Ismael. A África fora de Casa: Sociabilidade, trânsito e conexões entre os estudantes africanos no Brasil. Dissertação de Mestrado. Departamento de Antropologia. UFPE: Recife, 2012.

TRINDADE, Rocha M. M. A presença dos ausentes. In. Sociedade e Território. Espaço: Emigração e Retorno. Revista de estudos Urbanos e Regionais, Ano 3. Porto: Afrontamento, Fevereiro 1989, pp.8-168.

Downloads

Publicado

2020-07-28

Como Citar

Delfino da Silva, A. G. (2020). “O LÁ E O AQUI”: A presença de estudantes africanos/as na UNILAB e suas redes de sociabilidades, integração e representatividade de cultura(s). Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 3(5). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/12224

Edição

Seção

Artigos