ESPAÇOS DE HISTÓRIA E MEMÓRIA: O TAMBOR DE CRIOULA GINGA DE ZÉ MACACO E A CULTURA AFRO- BRASILEIRA EM PINHEIRO

Autores

  • Alessandra Cristina Costa Monteiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO- UFMA
  • Ryanne de Nazaré Peixoto Pereira
  • Natália Regina Costa Monteiro

Resumo

O presente trabalho buscou mostrar espaços importantes na relação entre Memória, História Oral e o Patrimônio Imaterial Afro-brasileiro, com destaque ao tambor de crioula Ginga de Zé- Macaco da cidade de Pinheiro. Procuramos entender os significados da preservação patrimonial e das memórias para alguns dos integrantes mais antigos do grupo, como parte de um processo de democratização da preservação e do direito de todos à memória. Para tanto, com o objetivo de resgatar a história do grupo foram realizadas entrevistas orais para o melhor entendimento da história do grupo de Tambor de Crioula “Ginga de Zé Macaco”. Além disso, buscamos registros fotográficos que mostram a organização da festa, os tambores utilizados, o momento de afinação dos tambores, o início da brincadeira, a organização da roda do tambor de crioula e o momento que as mulheres fazem o movimento da punga. São esses momentos que marcam o Tambor de Crioula e que tornam a brincadeira única.

 

Palavras- chave: Patrimônio Imaterial. Tambor de Crioula. História. Memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARIÈS, Philippe. A história das mentalidades. In: Le Goff, Jacques (ORG.) A história nova.4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 153-176.

FARAH, Daniel Julio de Souza. O Tambor de Crioula e suas características, 2005. Anais... III Fórum de Pesquisa Científica em Arte, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, 2005. Disponível em: <http://www.embap.pr.gov.br/arquivos/File/anais3/daniel_farah.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2015.

FEITOSA, Mônica Nascimento; SILVA, Sandra Siqueira da. Patrimônio Cultural Imaterial e Políticas Públicas: os saberes da culinária regional como fator de desenvolvimento local. In: XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais Diversidades e (Des) igualdades. Salvador, 2011.

FERRETI, Sérgio F. Ao Som dos Tambores, Revista de História, Rio de Janeiro, online, 13.01, 2009. Disponível em: < http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/ao-som-dos-tambores>. Acesso em: 12 de ago. 2015.

FERRETI, Sérgio F. Cultura Popular e Patrimônio Imaterial: o contexto do tambor de crioula do Maranhão, Revista de Políticas Públicas, número especial, p. 173-179, 2010.

FORTES, Renata Teixeira. O Tombamento como Instituto de Proteção do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural. Monografia apresentada a Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

FIORUCCI, Rodolfo. História Oral, Memória, História. In: Revista História em Reflexão: Vol. 4, n. 8 – UFGD- Dourados Jul/dez 2010.

GAGNEBIN, Jeanne M. História e Narração em Walter Benjamin. Campinas: editora da Unicamp, 1994.

GHIRARDELLO, Nilson; SPISSO, Beatriz. Patrimônio histórico: como e porque preservar. Bauru, SP: Canal 6, 2008.

LE GOFF, Jacques. Memória. In: _____. História e Memória. Trad. Bernado Leitão et al. Campinas: Educamp, 1992.

POLLAK, Michel. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, nº 3, 1989.

MALERBA, Jurandir. Ensaios: teoria, história e ciências sociais. Londrina: Eduel, 2011.

MANHAES, Juliana Bittencourt. A punga de tambor de crioula no Maranhão: espaço de memória, ritual e espetáculo. Rio de Janeiro, 2012. In: III Encontro Baiano de Estudos em Cultura, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: <http://www3.ufrb.edu.br/ebecult/wp-content/uploads/2012/04/A-punga-do-tambor-de-crioula-no-Maranh%C2%8Bo-e-spac%C3%8C%C2%A7o-de-memo%C3%83%C3%85ria-ritual-e-espeta%C3%83%C3%85culo.pdf>.

MAGALHÃES, Maristela Rocha Almeida. Patrimônio Imaterial: o tambor de Crioula. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 12, n. 1, p. 373-380, 2014.

MEIHY, José Carlos Sabe Bom. História Oral: 10 itens para uma arqueologia conceitual. Oralidades; 1, 2007.

OLIVEIRA, Cléo Alves Pinto de. Educação Patrimonial no IPHAN. Monografia apresentada à Diretoria de Formação Profissional da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. Brasília, 2011.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François et al. Campinas:Editora Unicamp, 2007.

SILVA, Jaquisandro Ferreira da; ARAÚJO, Marianna de Queiróz; BARCELLOS; Lusival Antônio. Patrimônio Histórico e Cultural: o caso da cidade de Rio Tinto, 2010.

Downloads

Publicado

2020-07-28

Como Citar

Costa Monteiro, A. C., Peixoto Pereira, R. de N., & Costa Monteiro, N. R. (2020). ESPAÇOS DE HISTÓRIA E MEMÓRIA: O TAMBOR DE CRIOULA GINGA DE ZÉ MACACO E A CULTURA AFRO- BRASILEIRA EM PINHEIRO. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 3(5). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/11468

Edição

Seção

Artigos