GLOBALIZAÇÃO E NEOLIBERALIZAÇÃO DA CULTURA: considerações sobre a Coca-Cola em Moçambique

Autores

  • Jefferson Santos Fernandes Universidade Federal do Ceará
  • Gleilson Angelo Silva Universidade Federal do Ceará
  • Gerlaine Cristina Silva Franco Universidade Federal do Ceará

Resumo

O presente trabalho se propõe a discutir o processo de neoliberalização da cultura frente ao atual contexto da globalização econômica, tomando como estudo de caso a atuação da multinacional The Coca-Cola Company em Moçambique. Para a consecução do trabalho utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e viodeográfica sobre o assunto, bem como a consulta em sites especializados. A pesquisa revelou que a bebida norte-americana constitui um importante fenômeno cultural na sociedade moçambicana, e as marcas deste processo estão fortemente impressas na paisagem. A chegada e consolidação do produto em Moçambique antecedeu o processo de independência em relação ao colonizador português, um fato que revela o poder de atuação desta multinacional sobre o território. As estratégias de marketing e o fortalecimento da cultura pop global fazem da Coca-Cola o produto industrial mais conhecido do país e com hegemonia absoluta no segmento de refrigerantes. Destacamos aqui como a cultura do consumo de grandes marcas globais implica na introdução de novos signos compartilhados pela sociedade moderna, sendo no contexto moçambicano o caso mais notável o da Coca-Cola. A “Cocalização” é, assim, um processo que territorializa diferentes espaços e principalmente a mente das pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Santos Fernandes, Universidade Federal do Ceará

Aluno do mestrado acadêmico em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Gleilson Angelo Silva, Universidade Federal do Ceará

Aluno do mestrado acadêmico em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Gerlaine Cristina Silva Franco, Universidade Federal do Ceará

Aluna do mestrado acadêmico em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

CABAÇO, José Luiz. Globalização ou recolonização? Cadernos CERU, v. 27, n. 2, p. 57-66, dez. 2016.

CARRASCOZA, João; CASAQUI, Vander; HOFF, Tânia. A publicidade da Coca-Cola “Happiness Factory” e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumo. Comunicação, Mídia e Consumo, vol. 4, n. 11, p. 65-77, nov. 2007.

CASSIANO, Célia Maria. Gerenciamento de marketing global: o caso da Coca-Cola. Revista de Ciências Gerenciais, v. 12, n. 15, p. 159-1775, nov. 2008.

COCA-COLA BEVERAGES ÁFRICA. Perguntas frequentes sobre a CCBA. Coca-Cola Beverages África, 2018. Disponível em: < http://www.ccbagroup.com/faq/>. Acesso em 19 set. 2018.

COCA-COLA BRASIL. Quem foi o doutor Joseph Jacobs? Coca-Cola Brasil, 2016. Disponível em: <https://www.cocacolabrasil.com.br/historias/quem-foi-o-doutor-joseph-jacobs>. Acesso em 22 ago. 2018.

FREITAS, Elisio Rodrigues de. Regional versus global: a marca Guaraná Jesus e The Coca-Cola Company no Maranhão. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 6., 2016, Santa Cruz do Sul. Anais do VI Seminário Internacional Sobre Desenvolvimento Regional. Santa Cruz do Sul: Universidade de Santa Cruz do Sul, 2016. Disponível em: <https://www.unisc.br/site/sidr/2013/Textos/76.pdf>. Acesso em 18 ago. 2018.

HAESBAERT, Rogério; GONÇALVES, Carlos Walter Porto. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 7 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.

HANNAH, Lenny. Marcas que Marcam e Allez. Etnias, 2016. Disponível em <http://max-etnias.blogspot.com/2016/06/as-marcas-que-marcam-e-allez-seleccao.html> Acesso em 23 de agosto de 2018.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX - 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LÔBO, Luiz. Estratégias de marketing de empresas transnacionais: a presença da Coca-Cola no mundo. Monografia (Bacharelado em Relações Internacionais). Brasília: Uniceub, 2010.

MERGULHÃO, Manuel. Estórias da 177: um soldado em Moçambique. Leiria: Medlam, 2014.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2012.

ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura. São Paulo: Editora Brasilense, 1994.

PINHEIRO-MARIZ, Josilene; EULÁLIO, Marcela de Melo Cordeiro. Oralitura em aula de língua portuguesa como espaço para diálogos interculturais. Revista Mulemba. v. 14, n. 2, p. 76-90, dez. 2016.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo, Hucitec, 1996.

______. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2006.

SILVEIRA, Maria Laura. Território usado: dinâmicas de especialização, dinâmicas de diversidade. Revista Ciência Geográfica. v. 15, n. 1, p. 4-11, dez. 2011.

TEIXEIRA, Paulo Pires. A Coca-Cola em Moçambique, 1950 e agora. In: The Delagoa Bay Word, 2012. Disponível em: < https://delagoabayworld.wordpress.com/2012/03/22/a-coca-cola-em-mocambique-1950-e-agora/#comments>. Acesso em 25 set. 2018.

TRILOGIA COCA-COLA: construindo um mito. Direção: Irene Angélico. Produção: Abbey Jack Neidick. Nova York, 1998. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QM2RBhfhI1Y> Acesso em 19 de set 2018.

Downloads

Publicado

2020-05-14

Como Citar

Fernandes, J. S., Silva, G. A., & Franco, G. C. S. (2020). GLOBALIZAÇÃO E NEOLIBERALIZAÇÃO DA CULTURA: considerações sobre a Coca-Cola em Moçambique. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 2(4). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/11447

Edição

Seção

Artigos