O NEGRO NO TEATRO DE BONECOS: das tradições africanas ao Teatro Popular de Bonecos do Brasil

Autores

Resumo

Este presente estudo foi desenvolvido a partir do levantamento de materiais, teóricos e empíricos, apoiado na pesquisa bibliográfica. A análise dos dados se desenvolveu em torno de uma hermenêutica acerca das tradições africanas de Teatro de Bonecos e as suas contribuições estéticas para a formação dessa linguagem artística praticada no Brasil, além de verificar e problematizar como se dão as representações dos personagens negros no Teatro de Bonecos popular do país.

Palavras-chave: Teatro de Bonecos Africano. Teatro de Bonecos Popular do Brasil. Representação do Negro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleydson de Castro Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Mestrando em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB, pós-graduando (Lato Sensu) em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBAIANO e licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2018), com período sanduíche realizado na Universidad de Guadalajara, no México (2017).

Referências

AMARAL, Ana Maria. Teatro de formas animadas: máscaras, bonecos e objetos. 2. Ed. São Paulo: EDUSP, 1993.

________. O inverso das coisas. In Móin-móin, Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas nº. 1, 2005. SCAR/UDESC. Jaraguá do Sul, 2005.

________. Teatro de Animação. 3 ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 1997.

________. Teatro de Animação: da teoria à prática. 2 ed. Ateliê Editorial. Cotia, 2007.

BORBA FILHO, Hermilo. Fisionomia e Espírito do Mamulengo. INACEN: Rio de Janeiro, 1987.

BORRALHO, Tácito Freire (Org.). Teatro de animação para a sala de aula e ação cultural. 1ª. ed. São Luís: EDUFMA, 2015. v. 500. 157p.

BRAGA JUNIOR, A. X. Mamulengo, Frevo e Acorda Povo: resiliências da cultura afro-brasileira na cultura popular. In: Revista Internacional de Folkcomunicação, v. 10, p. 68-87, 2012.

BRAGA, Humberto. II Encontro de Mamulengos do Nordeste. Mamulengo. Ano 4, nº Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, 1978.

BROCHADO, Izabela C. O Mamulengo e as Tradições Africanas de Bonecos. In: Móin-Móin (UDESC), v. 2, p. 138-155, 2006.

________. Teatro de bonecos popular do nordeste: história e histórias. Ind: Móin-Móin (UDESC), v. 13, p. 28-55, 2015.

CASTRO, Kely E. O Teatro de Mamulengos de ontem e de hoje: a importância do reconhecimento do Teatro de Bonecos Tradicional Brasileiro como patrimônio imaterial cultural do Brasil. In: RESGATE - Revista Interdisciplinar de Cultura, v. 23, p. 69- 80, 2015.

CORDEIRO, Sandra Maria Barbosa. São Belebreu: um boneco santificado num festejo carnavalesco. 2016. 153 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes) apresentada à Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

Dagan, Esther A. Emotions in motion… La magie de l‟imaginaire: marionnettes et masques théâtraux d‟Afrique noire. Montreal: Galerie Amrad, 1990.

ENCICLOPÉDIA Mundial das Artes da Marioneta. África. Disponível em <https://wepa.unima.org/es/africa/>. Acessado em 11 de abril de 2018.

ENCICLOPÉDIA Mundial das Artes de Marioneta. Werewere Linkig.

Disponível em< https://wepa.unima.org/es/werewere-liking/>. Acesso em: 15 abril de 2018.

ENCYCLOPÉDIE Mondiale des Arts de la Marionnette. Secrétariat Général de l'UNIMA. Charleville-Mézières, 2009.

FELIX, Fernando. O teatro africano de marionetes. In: Povos e culturas. Disponível em < http://www.alem-mar.org/cgi-bin/buildprint.pl?EVEVuEFEylrkkYdhKy>. Acesso em: 09 de abril de 2018.

GUINGANÉ, Jean-Pierre. Mensaje Internacional del Día Mundial de la Marioneta, in: La Hoja del Titiritero, Boletín electrónico de la Comisión para América Latina de la Unima. Ano 5, nº 12, Marco 2008.

HAMPATÉ BÂ. A tradição viva. In: A história geral da África, V.I. SP, Ática, UNESCO, 1982.

LOUREIRO. Maria de Fátima Oliveira da Costa. MARIONETAS: das personagens à descoberta do mundo. Dissertação apresentada à Universidade de Aveiro. Portugal, 2013. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/14500/1/Tese.pdf

MUSEU da Marioneta de Portugal. África. Disponível em< http://www.museudamarioneta.pt/pt/coleccoes/marionetas/africa/ Acessado em 15 de abril de 2018.

OLIVEIRA, Lucas A. Um Carnaval na Barraca: algumas considerações sobre a formação e os personagens do Teatro de Mamulengos. Boitatá, v. 12, p. 155-180, 2012.

PORTAL Afreaka. Marionetes de Yaya Coulibaly: a história bamana esculpida em bonecos. Disponível em < http://www.afreaka.com.br/marionetes-de-yaya-coulibaly/> Acessado em 10 de abril de 2018.

PORTAL Arte de África. Fetiches. Disponível em: < http://www.artedeafrica.com/index-exposicion.php?category_id=53> Acesso em: 10 de abril de 2018.

PORTAL do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Teatro de Bonecos do Nordeste é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil. Disponível em <http://portal.iphan.gov.br/pe/noticias/detalhes/1206/teatro-de-bonecos- do-nordeste-e-reconhecido-como-patrimonio-cultural-do-brasil>. Acesso em: 23 de março de 2018.

SANTOS, Fernando Augusto G. Mamulengo o teatro de bonecos popular no Brasil. In: MÓIN-MÓIN: O teatro de bonecos popular brasileiro. Revista de Estudos sobre o Teatro de Formas Animadas. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2007.

Downloads

Publicado

2020-05-14

Como Citar

Oliveira, G. de C. (2020). O NEGRO NO TEATRO DE BONECOS: das tradições africanas ao Teatro Popular de Bonecos do Brasil. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 2(4). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/11087

Edição

Seção

Artigos