RELATO DE EXPERIÊNCIA: trabalhando a diversidade étnica-racial na educação infantil

Lígia Maria Silva Sousa

Resumo


O presente trabalho trata de um relato de experiência que foi vivenciado no Colégio Deus Menino, no município de Santa Quitéria do Maranhão – MA, com crianças de 1º período de 3 anos de idade. Tendo por objetivo geral apresentar atividades didáticas que trabalhem as diversidades étnicas-raciais, conduzindo os educandos em fase inicial da educação básica um olhar mais amplo para pluralidade cultural, como a diversidade de etnias, raças e reconhecimento de seus traços físicos como parte de sua historicidade enquanto pessoa humana. De modo que as atividades propostas partiram da data escolhida, dia 20 de novembro, Dia da consciência negra, para reflexão da temática abordada e a obra de Ana Maria Machado, Menina Bonita do laço de fita, como fio norteador e motivador para trabalhar também a identidade e representatividade da criança negra, no intuindo de construir e reconstruir significações no processo de reconhecimento identitário da criança para formação ainda que inicial de um cidadão crítico e reflexivo que se posiciona e dialoga com as diferentes relações humanas. Utilizando de metodologia de natureza exploratória e abordagem qualitativa para elaboração desse trabalho que visa estimular a construção e reflexão de novas práticas e métodos de ensino que contribuam no desenvolvimento na qualidade da educação e que estimulem o diálogo e uma postura ética e mais igualitária na formação social do educando. Assim as atividades propostas foram bastante proveitosas e satisfatórias pois foi possível promover um alargamento de conhecimentos sobre as diversidades étnicas-raciais.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

ISSN 2595-1033

INDEXADORES: 

VISITANTES DA KWANISSA NO MUNDO: