AS CIDADES DE CANIÇO: UM OLHAR SOBRE OS ASSENTAMENTOS INFORMAIS EM MOÇAMBIQUE A PARTIR DA CIDADE DE MAPUTO

Autores

  • Magno Ricardo Silva de Carvalho Universidade Federal do Ceará

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo conhecer o espaço urbano moçambicano, mais especificamente os assentamentos informais, as chamadas “cidades de caniço”, bem como analisar a relação do Estado e da própria cidade com esses espaços no que tange ao acesso a serviços básicos e equipamentos urbanos. Para o desenvolvimento do trabalho realizou-se uma discussão teórica a respeito da produção espacial urbana a partir da lógica da necessidade, bem como a respeito da urbanização moçambicana, especialmente na capital Maputo. Também foram utilizados na elaboração deste, dados secundários disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística de Moçambique. Foi possível compreender que o espaço urbano moçambicano é majoritariamente produzido pela lógica da necessidade, e que os habitantes desses espaços, os grupos socais excluídos, ficam a margem da cidade não apenas fisicamente, mas no que concerne ao acesso aos serviços e equipamentos mais básicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magno Ricardo Silva de Carvalho, Universidade Federal do Ceará

Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Integra a equipe do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LAPUR) da UFC. Possui experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente no estudo da produção do espaço urbano.

Referências

ABRAMO, P. O mercado informal e a produção da segregação espacial na América: a cidade COM-FUSA informal. In: LEAL. S.; LACERDA, N. (orgs.). Novos padrões de acumulação urbana na produção do habitat: olhares cruzados Brasil-França. Recife: Ed. Universitária UFPE, 2010. p.211-240.

ARAÚJO, M. G. M. de. Os Espaços Urbanos em Moçambique. GEOUSP, n. 14, p. 165-182, .2003.

CORRÊA, R. L. O espaço urbano.1ªed.São Paulo: Ática,1989.p11-35.

DE LA MORA, L. Produção social do habitat: estratégias dos excluídos para a conquista do direito à cidade e à moradia. In: LEAL. S.; LACERDA, N. (orgs.). Novos padrões de acumulação urbana na produção do habitat: olhares cruzados Brasil-França. Recife: Ed. Universitária UFPE, 2010. p.395-413.

GIVE, A. S. Os Desafios da Expansão Urbana nos Países em Vias de Desenvolvimento: o caso de estudo de Maputo-KaTembe. 2016. 106p. Dissertação (Dissertação de Mestrado) – I.J.T Técnico Lisboa, Programa de Pós – Graduação em Urbanismo e Desenvolvimento do Território, Lisboa, 2016.

GOVERNO DA PROVÍNCIA DE MAPUTO. Geografia da Província de Maputo. In: Site Oficial do Governo da Província de Maputo., 2018. Disponível em: < http://www.pmaputo.gov.mz/por/A-Provincia/Geografia2>. Acesso em 17 nov. 2018.

INE, I.E.M. Indicadores Sociais. In: Site do Instituto de Estatística de Moçambique, 2017. Disponível em: <http://www.ine.gov.mz/estatisticas/estatisticas-territorias >. Acesso em out/nov. 2018.

JENKINS, P. Mercado de Terras Urbanas no Moçambique Pós-Socialismo. Maputo: Centro de Estudos do Desenvolvimento do Habitat da Faculdade de Arquitetura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane, 2001.

MALOA, J. M. A Urbanização Moçambicana: Uma proposta de interpretação. 2016. 373f. Tese (Tese de Doutorado) – Universidade de São Paulo, Programa de Pós – Graduação em Geografia Humana, São Paulo, 2016.

MARICATO, E. Para entender a crise urbana. 1ºed.São Paulo: Expressão popular,2015.112p.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2006.

Publicado

2019-03-13

Como Citar

Carvalho, M. R. S. de. (2019). AS CIDADES DE CANIÇO: UM OLHAR SOBRE OS ASSENTAMENTOS INFORMAIS EM MOÇAMBIQUE A PARTIR DA CIDADE DE MAPUTO. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 2(3). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/10407

Edição

Seção

Artigos