CARTOGRAFIA ESCOLAR: da formação à prática docente

Autores

  • Cassyo Lima Santos Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Radamés de Oliveira Barros Universidade do Estado do Pará – UEPA/Campus Conceição do Araguaia
  • Wanderson Carvalho da Silva Universidade do Estado do Pará – UEPA/Campus Conceição do Araguaia

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.v4n14p240-259

Palavras-chave:

Geografia, Ensino de Cartografia, Instrumentalização Cartográfica.

Resumo

SCHOOL CARTOGRAPHY: from training to teaching practice

CARTOGRAFÍA ESCOLAR: de la formación a la práctica docente

Esta pesquisa teve como objetivo compreender os desafios e as possibilidades dos professores de geografia quanto ao uso da instrumentalização cartográfica no ensino de geografia. Através de uma abordagem quanti-qualitativa este trabalho é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso em Geografia da Universidade do Estado do Pará, tendo assim como aporte teórico metodológico Castelar (2017), Duarte (2017), Francischett (2011), Oliveira (2014), Simielli (2011), Katuta (2012), Richter(2017) entre outros. Constatou-se que os recursos cartográficos como mapas, globos, plantas, atlas, maquetes, jogos cartográficos, entre outros ainda são instrumentos poucos utilizados na disciplina de geografia. Esse fator pode ser caracterizado pela insegurança do professor ao desenvolver temáticas ligadas à cartografia escolar, bem como da ausência de recursos cartográficos no ensino de geografia. Um entrave presente é a infraestrutura que as escolas pesquisadas possuem, como ausência ou a não utilização de espaços multimídias. Os professores da pesquisa possuem entendimento da relevância da utilização dos recursos cartográficos e da cartografia escolar, porém afirmam que as graduações não lhes deram o suporte para trabalhar com os instrumentos cartográficos, bem como afirmam a necessidade de formações continuadas. Para que a cartografia escolar possa ter seu significado no ensino, deve ser pautado por uma série de fatores, centrado não somente no papel do docente, por isso há uma necessidade de investimento na infraestrutura escolar, na inserção de laboratórios de informática, introdução de recursos cartográficos, assim como capacitação dos professores quanto à instrumentalização cartográfica.

Palavras-chave: Geografia; Ensino de Cartografia; Instrumentalização Cartográfica.

ABSTRACT
This research aimed to understand geography teacher challenges and possibilities regarding the use of cartographic instrumentation in geography teaching. Through a quantitative-qualitative approach, this research is the result of a Monograph in Geography at the Pará State University, with theoretical methodological contributions from Castelar (2017), Duarte (2017), Francischett (2011), Oliveira (2014), Simielli (2011), Katuta (2012) and Richter (2017), among others. The research indicated that cartographic resources, such as maps, globes, plants, atlases, models and cartographic games, among others, are still not routinely applied in the teaching of geography. This is due to teacher insecurities when developing themes related to school cartography, as well as a lack of cartographic resources in geography teaching. One important obstacle is the infrastructure that the surveyed schools present, such as the absence or non-use of multimedia spaces. The teachers contributing to this research display an understanding of the relevance of the use of cartographic resources and school cartography, but affirm that their graduations did not give them the support to work with cartographic instruments, and also endorsed the need for continuous training. In order for school cartography to have its place in teaching, it must be guided by a series of factors, centered not only on teachers roles, but also on the need for investment in school infrastructure, the insertion of computer labs and the introduction of resources, as well as teacher training regarding cartographic instrumentation.

Keywords: Geography; Cartography Teaching; Cartographic Instrumentalization.

RESUMEN
Esta investigación tuvo como objetivo comprender los retos y las posibilidades de los profesores de geografía en lo que se refiere al uso de la instrumentalización cartográfica en la enseñanza de geografía. A través de un abordaje cuanti-cualitativo este trabajo es resultado del Trabajo del Conclusión de Grado en Geografía de la Universidad del Estado de Pará. El aporte metodológico estuvo basado en Castelar (2017), Duarte (2017), Francischett (2011), Oliveira (2014), Simielli (2011), Katuta (2012), Richter (2017) entre otros. Se constató que los recursos cartográficos como mapas, globos, planta, atlas, maquetas, juegos cartográficos, entre otros son todavía instrumentos poco utilizados en la asignatura de geografía. Ese factor puede ser debido a la inseguridad del profesor para desarrollar temáticas relacionadas a la cartografía escolar, así como a la ausencia de recursos cartográficos en la enseñanza de geografía. Una barrera presente es la infraestructura que las escuelas investigadas poseen, como la ausencia o la no utilización de espacios multimedia. Los profesores de la investigación tienen entendimiento de la relevancia de la utilización de los recursos cartográficos y de la cartografía escolar, sin embargo afirman que las facultades no les dieron soporte para trabajar con los instrumentos cartográficos, así como evalúan la necesidad de formaciones continuadas. Para que la cartografía escolar pueda tener su significado en la enseñanza, se deben pautar una serie de factores, centrados no solamente en el papel del docente, por eso hay una necesidad de inversión en la infraestructura escolar, en la inserción de laboratorios de informática, introducción de recursos cartográficos, así como capacitación de los profesores en relación a la instrumentalización cartográfica.

Palabras clave: Geografía; Enseñanza; Instrumentación Cartográfica.

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Biografia do Autor

Cassyo Lima Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins – PPGCult/UFT. Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA/Campus Conceição do Araguaia.

Radamés de Oliveira Barros, Universidade do Estado do Pará – UEPA/Campus Conceição do Araguaia

Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA/Campus Conceição do Araguaia.

Wanderson Carvalho da Silva, Universidade do Estado do Pará – UEPA/Campus Conceição do Araguaia

Mestre em Recursos Hídricos e Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT. Docente da Universidade do Estado do Pará – UEPA/Campus Conceição do Araguaia.

Mestre em Recursos Hídricos e Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT. Docente da Universidade do Estado do Pará – UEPA/Campus Conceição do Araguaia.

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Publicado

2018-10-23

Como Citar

SANTOS, Cassyo Lima; BARROS, Radamés de Oliveira; SILVA, Wanderson Carvalho da.
CARTOGRAFIA ESCOLAR: da formação à prática docente
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 4, n. 14, p. 240–259, 23 Out 2018Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 24 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos