TRABALHO DE CAMPO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO COM GEOMORFOLOGIA CÁRSTICA EM MINAS GERAIS

Autores

  • Daniela Martins Cunha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG/Campus Governador Valadares

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.v4n14p280-289

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Paisagens, Cavernas, Pinturas Rupestres.

Resumo

FIELDWORK IN CONSERVATION UNITS WITH KARSTIC GEOMORPHOLOGY IN MINAS GERAIS

TRABAJO DE CAMPO EN UNIDADES DE CONSERVACIÓN CON GEOMORFOLOGÍA CÁRSTICA EN MINAS GERAIS

Este relato tem por objetivo demonstrar algumas características do relevo desenvolvido nas rochas cársticas através das observações e análises realizadas em trabalho de campo e complementadas por estudos bibliográficos. O trabalho de campo ocorreu nos dias 12 e 13 de setembro de 2017 em unidades de conservação dos municípios de Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Matozinhos no estado de Minas Gerais. Discussões teórico-conceituais foram realizadas sobre a temática durante as disciplinas de Geomorfologia Ambiental e Seminário de Doutorado- Meio Ambiente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Geografia – Tratamento da Informação Espacial da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. A partir de um roteiro pré-estabelecido e do processo de interação professor-aluno foram realizadas observações, descrições e análises das formas, gênese e dinâmica do relevo local.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Paisagens; Cavernas; Pinturas Rupestres.

ABSTRACT
This report aims to demonstrate some characteristics of the relief developed in karst rocks through the observations and analyzes performed in field work and complemented by bibliographic studies. Fieldwork took place on September 12 and 13, 2017 in conservation units of the municipalities of Lagoa Santa, Pedro Leopoldo and Matozinhos in the state of Minas Gerais. Theoretical-conceptual discussions were carried out on the subject during the disciplines of Environmental Geomorphology and Seminar of Doctorate-Environment of the Postgraduate Program stricto sensu in Geography - Treatment of Spatial Information of the Pontifical Catholic University of Minas Gerais. From a pre-established script and the process of teacher-student interaction, observations, descriptions and analyzes of the forms, genesis and dynamics of the local relief were made.

Keywords: Teaching-learning; Landscapes; Caves; Rock Paintings.

RESUMEN
Este relato tiene por objetivo demostrar algunas características del relieve desarrollado en las rocas cársticas a través de las observaciones y análisis realizados en trabajo de campo y complementadas por estudios bibliográficos. El trabajo de campo ocurrió los días 12 y 13 de septiembre de 2017 en unidades de conservación de los municipios de Lagoa Santa, Pedro Leopoldo y Matozinhos en el estado de Minas Gerais. Las discusiones teórico-conceptuales se realizaron sobre la temática durante las disciplinas de Geomorfología Ambiental y Seminario de Doctorado-Medio Ambiente del Programa de Postgrado stricto sensu en Geografía - Tratamiento de la Información Espacial de la Pontificia Universidad Católica de Minas Gerais. A partir de un itinerario preestablecido y del proceso de interacción profesor-alumno se realizaron observaciones, descripciones y análisis de las formas, génesis y dinámica del relieve local.

Palabras clave: Enseñanza-aprendizaje; Paisajes; Cuevas; Pinturas Rupestres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Martins Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG/Campus Governador Valadares

Doutoranda em Geografia – Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG/Campus Governador Valadares.

Downloads

Publicado

2018-10-23

Como Citar

CUNHA, Daniela Martins.
TRABALHO DE CAMPO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO COM GEOMORFOLOGIA CÁRSTICA EM MINAS GERAIS
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 4, n. 14, p. 280–289, 23 Out 2018Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 20 abr 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência