FAMÍLIA E ESCOLA: parceiras no desenvolvimento moral das crianças

Autores

  • Rosana Mendes de Matos Privado
  • Neusani Oliveira Ives-Felix Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Câmpus de Grajaú

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p227-247

Palavras-chave:

Juízo Moral, Pré-Escola, Psicologia Moral.

Resumo

FAMILY AND SCHOOL: partners in children's moral development

FAMILIA Y ESCUELA: asociaciones en el desarrollo moral de los niños

Contribuir para o desenvolvimento moral infantil tem sido um desafio à sociedade, e a relação família e escola é de suma importância para o desenvolvimento do juízo moral nos infantes. Nesse sentido, a investigação teve o intuito de responder aos seguintes questionamentos: de que forma a família e a escola, enquanto parceiras, têm contribuído para o desenvolvimento da autonomia e democracia quanto às regras e punições em crianças pequenas? Quais atitudes podem fortalecer o vínculo entre família e escola a fim de contribuírem com o desenvolvimento do juízo moral dos infantes? É importante frisar que a pesquisa investiga pais e professores de crianças com faixa etária entre 3 e 5 anos, que frequentam a Pré-Escola Aurila Barros, localizada no Conjunto Habitacional Frei Alberto Beretta, no município de Grajaú/MA. A compreensão sobre como se dá a moral em alunos pré-escolares, dentro dos estudos relacionados à Psicologia Moral, encontrou respaldo teórico em Piaget (1994) e Kohlberg (apud BIAGIO, 2002), bem como autores como La Taille (1992), Montoya (2004), Sampaio (2007), Munari (2010), entre outros, com vistas a corroborar com a pesquisa empírica, que também contou com a entrevista aplicada a vinte pais e seis professores, os quais descreveram em questões subjetivas suas ações e preocupações no concernente aos seus papéis no desenvolvimento moral dos pequenos, confirmando que, apesar de a escola compreender a sua função no desenvolvimento da moralidade infantil, os pais ainda encontram-se confusos quanto a sua cooperação efetiva.

Palavras-chave: Juízo Moral; Pré-Escola; Psicologia Moral.

ABSTRACT
Contributing to child moral development has been a challenge to society, and the family and school relationship is of paramount importance for the development of moral judgment in infants. In this sense, the research aimed to answer the following questions: How have the family and the school, as partners, contributed to the development of autonomy and democracy regarding the rules and punishments of young children? What attitudes can strengthen the bond between family and school in order to contribute to the development of moral judgment of infants? It is important to emphasize that the research investigates parents and teachers of children aged 3 to 5 years attending the Aurila Barros Pre-School, located in the Frei Alberto Beretta Housing Set, on the outskirts of the municipality of Grajaú/MA. Moria's understanding of how morality occurs in preschoolers within studies related to Moral Psychology has found theoretical support in Piaget (1994) and Kohlberg (apud BIAGIO, 2002), as well as authors such as La Taille (1992), Montoya (2004), Sampaio (2007), Munari (2010), among others, in order to corroborate the empirical research, which also had the interview applied to twenty parents and six teachers, who described in subjective questions their actions and concerns in the concerning their role in the moral development of the children, confirming that although the school understands its role in the development of child morality, parents still find themselves confused as to their effective cooperation.

Keywords: Moral Judgment; Preschool; Moral Psychology.

RESUMEN
Contribuir al desarrollo moral infantil ha sido un desafío a la sociedad, y la relación familia y escuela es de suma importancia para el desarrollo del juicio moral en los infantes. En este sentido, la investigación tuvo el propósito de responder a los siguientes cuestionamientos: ¿de qué forma la familia y la escuela, como socios, han contribuido al desarrollo de la autonomía y democracia en cuanto a las reglas y castigos en niños pequeños? ¿Cuáles actitudes pueden fortalecer el vínculo entre familia y escuela a fin de contribuir con el desarrollo del juicio moral de los infantes? Es importante resaltar que la investigación investiga padres y profesores de niños con edades entre 3 y 5 años, que frecuentan la Pre-Escuela Aurila Barros, ubicada en el Conjunto Habitacional Frei Alberto Beretta, en el municipio de Grajaú/MA. La comprensión sobre cómo se da la moral en alumnos preescolares, dentro de los estudios relacionados a la Psicología Moral, encontró respaldo teórico en Piaget (1994) y Kohlberg (apud BIAGIO, 2002), así como autores como La Taille (1992), Montoya (2004), Sampaio (2007), Munari (2010), entre otros, con miras a corroborar la investigación empírica, que también contó con la entrevista aplicada a veinte padres y seis profesores, los cuales describieron en cuestiones subjetivas sus acciones y preocupaciones en el tema en relación con sus papeles en el desarrollo moral de los pequeños, confirmando que, a pesar de que la escuela comprende su función en el desarrollo de la moralidad infantil, los padres todavía se confunden en cuanto a su cooperación efectiva.

Palabras clave: Juicio Moral; Preescolar; Psicología Moral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Mendes de Matos Privado

Especialista em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Licenciada em Pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior – IESF. Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil no Município de Grajaú – MA.

Neusani Oliveira Ives-Felix, Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Câmpus de Grajaú

Doutoranda em Antropologia e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Professora Assistente A do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química da Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Câmpus de Grajaú.

Downloads

Publicado

2018-01-24

Como Citar

PRIVADO, Rosana Mendes de Matos; IVES-FELIX, Neusani Oliveira.
FAMÍLIA E ESCOLA: parceiras no desenvolvimento moral das crianças
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 3, n. 10, p. 227–247, 24 Jan 2018Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.