MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM: a influência familiar na vida escolar dos alunos da E. M. Raimundo Nonato Bogéa Ribeiro

Autores

  • Ana Meire da Silva Sá Secretaria Municipal de Educação de Grajaú – MA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p149-167

Palavras-chave:

Aprendizagem, Escola, Motivação

Resumo

MOTIVATION AND LEARNING: the family influence in the school life of the students of E. M. Raimundo Nonato Bogéa Ribeiro

MOTIVACIÓN Y EL APRENDIZAJE: la influencia sobre alumnos de la escuela de la vida familiar E. M. Nonato Bogéa Ribeiro

Muitos são os debates em torno da aprendizagem e do desempenho escolar dos educandos de modo geral. Sob essas discussões, está presente um aspecto muito importante, que é a satisfação do aluno em participar ativamente das atividades que lhes são propostas. Isto é, a motivação, compreendida como um fator psicológico, impulsiona-o a querer, a ter vontade de alcançar objetivos e encarar desafios. Nesse sentido, esta pesquisa tem o objetivo de colocar em pauta a importância do fator motivação para a aprendizagem, demonstrar em que nível esse fator está presente no cotidiano escolar dos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Raimundo Nonato Bogéa Ribeiro, Grajaú – MA, bem como apresentar dados da pesquisa com os discentes sobre o que ou quem lhes provoca motivação para estudar. Para a construção deste trabalho, buscou-se uma análise fundamentada em teorias e levada à prática pela observação do ambiente escolar e aplicação de questionário, a fim de perceber a satisfação dos sujeitos envolvidos e compreender o que os autores abordam sobre o tema. Faz-se importante aprofundar os conhecimentos acerca da motivação, a qual, muito significativa no eixo ensino/aprendizagem, representa, pois, um imprescindível mecanismo para melhorar a educação e alavancar melhores resultados de aprendizagem e desempenho dos discentes.

Palavras-chave: Aprendizagem; Escola; Motivação.

ABSTRACT
Nowadays, there are many discussions around the learning and school performance of students in general. In these arguments, there is a very important aspect, the student's satisfaction by actively participating in the activities proposed to him, that is, his motivation, the psychological factor which leads him to want and seek to achieve the desired goals and challenges. This research aims to: (a) highlight the motivation factor importance for learning; (b) demonstrate at what level this factor is present in the daily routine of elementary school students of the Municipal School Raimundo Nonato Bogéa Ribeiro, Grajaú City, Maranhão State (MA), Brazil; and (c) present the research data with the students about what or who motivates them to study. For constructing this work, analysis based on theories was used, the school environment was observed, and a questionnaire was applied to perceive the involved subjects’ satisfaction and to understand the authors' considerations on the subject. Further study is needed about the motivation, theme considered very significant in the teaching/learning axis by the theorists, who emphasize that the motivation is essential for learning.

Keywords: Learning; School; Motivation.

RESUMEN
En la actualidad, muchos son los debates en torno del aprendizaje y desempño escolar de los educandos en general. En estas discusiones, está presente un aspecto muy importante que es la satisfacción del estudiante a participar activamente de las actividades que se les proponen, es decir, su motivación que es comprendida como un factor psicológico que lo impulsa a querer, a tener ganas de alcanzar objetivos y enfrentar los desafíos. Esta investigación tiene el objetivo de poner en pauta la importancia del factor motivación para el aprendizaje, demostrar en qué nivel ese factor está presente en el cotidiano escolar de los alumnos de la enseñanza fundamental de la Escuela Municipal Raimundo Nonato Bogéa Ribeiro, Grajaú - MA, así como datos de la investigación con los discentes sobre qué o quién les provoca motivación para estudiar. Para la construcción de este trabajo se buscó un análisis fundamentado en teorías y llevado a la práctica por la observación del ambiente escolar y aplicación de cuestionario, a fin de percibir la satisfacción de los sujetos involucrados y comprender lo que los autores abordan sobre el tema. Es importante profundizar los conocimientos sobre la motivación que es muy significativa en el eje enseñanza / aprendizaje, pues entre los estudiosos hay énfasis de que la motivación es imprescindible para el aprendizaje.

Palabras clave: Aprendizaje; Escuela; Motivación.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Meire da Silva Sá, Secretaria Municipal de Educação de Grajaú – MA

Licenciada em Letras Português/Inglês e Especialista em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Grajaú – MA.

Downloads

Publicado

2018-01-24

Como Citar

DA SILVA SÁ, Ana Meire.
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM: a influência familiar na vida escolar dos alunos da E. M. Raimundo Nonato Bogéa Ribeiro
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 3, n. 10, p. 149–167, 24 Jan 2018Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.