AB’SÁBER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

Autores

  • Ana Karla Moura de Lima Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Daniel Sombra Universidade do Estado do Pará - UEPA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.v4n13p269-274

Palavras-chave:

Paisagem, Domínios de Natureza

Resumo

A obra em questão, publicada em 2003, encontra-se organizada em nove capítulos que discutem fatores de padrão morfoclimáticos, pedológicos, hidrológicos e ecológicos de distribuição e organização dos domínios paisagísticos brasileiros. O autor objetiva oferecer uma compreensão sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros, em termos de um quadro sintético de paisagens homogêneas, sem ignorar as particularidades existentes em cada domínio. Situa-se dentro do espectro da teoria dos domínios, formulada pelo autor ao longo de obras anteriores, sem ignorar a teoria dos refúgios, que traz um quadro de particularidades que são generalizadas nos domínios, mas necessárias para a consideração do que o autor nomeia de potencialidades paisagísticas. A concepção da paisagem como um conjunto de heranças de processos é basilar nesta obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Karla Moura de Lima, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduanda em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). 

Graduanda em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Daniel Sombra, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Professor de Geografia da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Geógrafo do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará – NUMA/UFPA e Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Downloads

Publicado

2018-04-23

Como Citar

LIMA, Ana Karla Moura de; SOMBRA, Daniel.
AB’SÁBER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 4, n. 13, p. 269–274, 23 Abr 2018Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.

Edição

Seção

Resenha