A CRIANÇA E A CIDADE: percepções e rememorações infantis sobre Pelotas (RS)

Autores

  • Karla Nazareth Simões de Almeida Tissot Universidade Federal de Pelotas (PPGMP/UFPel-RS)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549/interespaco.v2n6p33-59

Palavras-chave:

Cidade, Infância, Percepção, Memória

Resumo

Esse artigo pretende abordar a percepção da cidade através do ponto de vista de duas crianças, o que lhes chama atenção na paisagem e como expressam o que enxergam, sentem, experimentam no espaço. No entanto, a metodologia inicial – observação participante e entrevista livre em campo – encontrou um obstáculo quando as crianças passaram a silenciar-se acerca da experiência. Desta maneira, uma nova estratégia foi traçada: aplicar técnicas de história oral temática juntamente com a navegação no Google Maps Street View (GMSV), ou seja, procuraram-se os lugares citados no mapa on-line para descobrir, a partir do diálogo lembrança-mapa, quais caminhos e lembranças eram evidenciados. Nessa nova configuração, como considerações parciais, destaco os novos desafios que foram traçados: como fazer entrevistas com crianças tão novas utilizando a história oral? De que forma a utilização do mapa seria útil? E de que maneira a criança pode ser um protagonista no processo de construção da imagem da cidade?

Palavras-chave: Cidade; Infância; Percepção; Memória.

 

THE CHILD AND THE CITY: Children's perceptions and recollections of Pelotas (RS)

ABSTRACT

This paper intends to address on the perception of the city through the perspective of two children, what catches their attention on the landscape and how they express what they see, feel and experience in that space. However, the initial methodology – participant observation and free interviews during fieldwork – found an obstacle when the children began to become silent throughout the experiment. Thus, a new strategy was drawn: to apply thematic Oral History techniques with Google Maps Street View (GMSV) navigation, i.e. we looked for the places mentioned in the online map to find out, from the memory-map dialog, what pathways and memories were highlighted. In this new configuration, the highlights are the new challenges that were traced, as partial considerations: how to conduct interviews with such young children using the oral history method? How could the use of the maps be useful? And how can the children be players in the city image building process?

Keywords: City; Childhood; Perception; Memory.

 

EL NIÑO Y LA CIUDAD: Percepciones y rememoraciones infantiles sobre Pelotas (RS)

RESUMEN

Este artículo pretende abordar la percepción de la ciudad desde el punto de vista de dos niños, aquello que les llama la atención del paisaje y como expresan aquello que ven, sienten y experimentan en el espacio. Sin embargo, la metodología inicial – observación participante y entrevista libre en campo – encontró un obstáculo cuando los niños pasaron a guardar silencio sobre la experiencia. Por ello, una nueva estrategia fue trazada: aplicar técnicas de historia oral temática junto a la navegación en Google Maps Street View (GMSV). Es decir, buscaron los lugares citados en el mapa on-line para descubrir, a partir del diálogo recuerdo-mapa, que caminos y recuerdos se pusieron de manifiesto. En esta nueva configuración, como consideraciones parciales, destaco los nuevos desafíos que fueron trazados: ¿Cómo realizar entrevistas con niños tan jóvenes utilizando la historia oral? ¿De qué forma la utilización del mapa sería útil? ¿Y de qué manera el niño puede ser un protagonista en el proceso de construcción de la imagen de la ciudad?

Palabras clave: Ciudad; Infancia; Percepción; Memoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Nazareth Simões de Almeida Tissot, Universidade Federal de Pelotas (PPGMP/UFPel-RS)

Mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (PPGMP/UFPel-RS). Bacharel em Comunicação Social pela Universidade da Amazônia (UNAMA-PA).

Downloads

Publicado

2017-03-09

Como Citar

TISSOT, Karla Nazareth Simões de Almeida.
A CRIANÇA E A CIDADE: percepções e rememorações infantis sobre Pelotas (RS)
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 2, n. 6, p. 33–59, 9 Mar 2017Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 18 abr 2024.

Edição

Seção

Organização do Espaço Geográfico