CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS - EAA PARA A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: uma análise fenomenológica

Autores

  • Jean Marlos Pinheiro Borba Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p187-210

Palavras-chave:

Intervenção Assistida por Animais – IAA, Psicologia, Educação, Animais, Humanos

Resumo

CONTRIBUTIONS OF ANIMAL-ASSISTED EDUCATION – EAA FOR THE PSYCHOLOGY OF EDUCATION: a phenomenological analysis

CONTRIBUCIONES DE LA EDUCACIÓN ASISTIDA POR ANIMALES – EAA LA PSICOLOGÍA DE LA EDUCACIÓN: un análisis fenomenológico

A Educação Assistida por Animais (EAA) é um tipo de Intervenção Assistida por Animais – IAA’s utilizada no contexto escolar educacional com crianças e adolescentes inseridos no sistema educacional público ou privado de classes regulares ou especiais e têm seus resultados disseminados na literatura científica. O artigo tem como objetivo sistematizar e apresentar estudos e pesquisas que apontem as contribuições da Educação Assistida por Animais – EAA para a Psicologia da Educação. A pesquisa foi realizada utilizando a atitude e o método fenomenológico que orientaram a investigação para suspensão de hipóteses científicas e foco na atenção e na totalidade do que se apresentou à consciência intencional do pesquisador ao privilegiar o que aparece e como aparece. O universo da pesquisa constou da leitura selecionada de livros, artigos, periódicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e tese de doutoramento. Após essa etapa foram descritas as contribuições dos autores acerca do uso de animais em atividades educacionais. Foram realizadas a localização, a leitura e a seleção de estudos e pesquisas que apresentaram contribuições, riscos e benefícios da EAA para problemas que emergem no contexto educativo. Os estudos foram sistematizados e indicaram que a EAA apresenta contribuições significativas não apenas à Psicologia da Educação, mas também para a Psicologia do Desenvolvimento, Educação Inclusiva, Psicomotricidade e Ética. Os resultados do presente artigo evidenciam os benefícios da relação humana e animal, tanto para os humanos quanto para os animais no contexto escolar dentro ou fora da sala de aula.

Palavras-chave: Intervenção Assistida por Animais – IAA; Psicologia; Educação; Animais; Humanos.

ABSTRACT
Assisted Education for Animals (EAA) is a type of Assisted Intervention for Animals (IAA) used in the educational context with school children and adolescents on public or private educational system of regular or special classes and have their results disseminated in scientific literature. The article aims to systematize and present studies and researches that show the contributions of
Assisted Education for Animals – EAA Educational Psychology. The survey was conducted using the attitude and the phenomenological method guided the investigation for suspension of scientific hypotheses and focus on attention and all of what is presented to the intentional consciousness of the researcher focusing on what appears and as it appears. The research universe consisted of a set of books, articles, journals, term papers, dissertations and doctoral thesis were read selected. After this stage we described the contributions of the authors on the use of animals in educational activities. Location were carried out, as well as reading and selection of studies and surveys that submitted contributions, benefits and risks of EAA to problems that emerge in the educational context. The studies were systematized and indicated that the EAA has significant contributions not only to the Psychology of Education, but also for the Psychology of Development, Inclusive Education, Psychomotricity and Ethics. The results of this article show the benefits of human and animal relationship, both for humans and for animals in the school context within or outside the classroom.

Keywords: Assisted Intervention for Animals – AIA; Psychology; Education; Animals; Humans.

RESUMEN
Educación Asistida por Animales – EAA es un tipo de Intervención Asistida para Animales – IAA’s que se utilizan en el contexto educativo con niños y adolescentes escolares en el sistema educativo público o privado de las clases regulares o especiales, y sus resultados diseminados en la literatura científica. El artículo tiene como objetivo sistematizar y presentar estudios e investigaciones actuales que muestran las contribuciones de Educación Asistida por Animales – Psicología Educacional EAA. La encuesta se llevó a cabo utilizando la actitud y el método fenomenológico que orientaron la investigación para la suspensión de las hipótesis científicas y foco en la atención y todo lo que se presenta a la conciencia intencional del investigador se centrando en lo que parece y como aparece. El universo de la investigación consistió en una serie de libros, artículos, revistas, trabajos académicos, disertaciones y tesis doctoral se leyeron, fueron seleccionados. Después de esta etapa describimos las contribuciones de los autores en el uso de animales en las actividades educativas. Se llevaron a cabo la ubicación, la lectura y la selección de los estudios y encuestas que presentaron contribuciones, beneficios y riesgos de EAA a los problemas que surgen en el contexto educativo. Los estudios fueron sistematizados e indicaron que la EAA tiene importantes contribuciones no sólo a la Psicología de la Educación, sino también para la Psicología del Desarrollo, Educación Inclusiva, Psicomotricidad y Ética. Los resultados de este artículo muestran los beneficios de la relación humana y animal, tanto para humanos como para animales en el contexto de la escuela dentro o fuera de la clase.

Palabras clave: Intervención Asistida por Animales – IAA; Psicología; La Educación; Animales; Humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Marlos Pinheiro Borba, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Psicólogo. Bacharel em Ciências Contábeis. Doutor em Psicologia Social. Pós-doutorando em Filosofia. Pós-graduando em Psicologia da Educação. Especialista em Formação Profissional e Novas Tecnologias em Educação.

Downloads

Publicado

2018-01-24

Como Citar

Borba, J. M. P. (2018). CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS - EAA PARA A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: uma análise fenomenológica. InterEspaço: Revista De Geografia E Interdisciplinaridade, 3(10), 187–210. https://doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p187-210