REFLEXÃO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR E O CURRÍCULO

Autores

  • Marcos Lucena da Fonseca Universidade de Pernambuco - UPE

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p343-360

Palavras-chave:

Psicólogo, Currículo, Interdisciplinaridade

Resumo

REFLECTION ON THE CONTRIBUTION OF THE SCHOOL PSYCHOLOGIST AND THE CURRICULUM

REFLEXIÓN ACERCA DE LA CONTRIBUCIÓN DEL PSICÓLOGO ESCOLAR Y EL CURRÍCULO

Este artigo tem como escopo refletir e problematizar acerca da contribuição do psicólogo escolar para o currículo, e vice-versa, analisando a importância da interação entre eles e compreendendo os contextos que compõem o ciclo contínuo e não verticalizado da produção do currículo. Reflete-se se o psicólogo escolar deve ser um agente de mudança no processo de ensino-aprendizagem estando atento às questões dos currículos. De abordagem qualitativa, trata-se de um estudo de caso, com aplicação de entrevista semiestruturada, em que ficou evidenciado que o psicólogo escolar, em seu papel, deve colaborar para que educadores entendam que formam subjetividades de educandos. Por isso, não deve buscar alternativa, mas alternativas, ancorado numa ação interventiva-preventiva, diante de problemas relacionados a aspectos que tangem à Psicologia e ao Currículo, dentro da escola, buscando tanto promover saúde e bem-estar pessoal e social como uma Educação integradora a partir de uma visão de homem enquanto unidade indivisível.

Palavras-chave: Psicólogo; Currículo; Interdisciplinaridade.

ABSTRACT
This article aims to reflect and problematize the contribution of the school psychologist to the curriculum, and vice versa, analyzing the importance of the interaction between them and understanding the contexts that make up the continuous and non-vertical cycle of curriculum production. It is a question of whether the school psychologist should be an agent of change in the teaching-learning process by being attentive to curriculum issues. From a qualitative approach, it is a case study, with semi-structured interview application, in which it was evidenced that the school psychologist, in his role, should collaborate so that educators understand that they form subjectivities of learners. Therefore, it should not seek alternatives, but alternatives, anchored in an intervention-preventive action, in the face of problems related to Psychology and Curriculum, within the school, seeking both to promote health and personal and social well-being as an Education integrative from a view of man as an indivisible unit.

Keywords: Psychologist; Curriculum; Interdisciplinarity.

RESUMEN
Este artículo tiene como objetivo reflexionar y problematizar acerca de la contribución del psicólogo escolar al currículo, y viceversa, analizando la importancia de la interacción entre ellos y comprendiendo los contextos que componen el ciclo continuo y no verticalizado de la producción del currículo. Se refleja si el psicólogo escolar debe ser un agente de cambio en el proceso de enseñanza-aprendizaje estando atento a las cuestiones de los currículos. De abordaje cualitativo, se trata de un estudio de caso, con aplicación de entrevista semiestructurada, en que quedó evidenciado que el psicólogo escolar, en su papel, debe colaborar para que educadores entiendan que forman subjetividades de educandos. Por eso, no debe buscar alternativa, sino alternativas, anclado en una acción interventiva-preventiva, frente a problemas relacionados a aspectos que tangen a la Psicología y al Currículo, dentro de la escuela, buscando tanto promover salud y bienestar personal y social como una Educación integradora a partir de una visión de hombre como unidad indivisible.

Palabras clave: Psicólogo; Plan de Estudios; Interdisciplinariedad.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Lucena da Fonseca, Universidade de Pernambuco - UPE

Mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco – UPE.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

FONSECA, Marcos Lucena da.
REFLEXÃO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR E O CURRÍCULO
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 3, n. 10, p. 343–360, 30 Dez 2017Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 16 abr 2024.