O ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALÉM DOS MUROS DAS ESCOLAS: experiências vivenciadas no PREFEM-Sergipe

Autores

  • Ariane Siqueira de Oliveira Universidade Federal de Sergipe – UFS
  • Izabella Santos de Macêdo Carvalho Universidade Federal de Sergipe – PPGEO/UFS
  • Sônia de Souza Mendonça Menezes Universidade Federal de Sergipe – UFS

DOI:

https://doi.org/10.18766/2446-6549/interespaco.v2n5p466-489

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Trabalho e Gênero, Educação de Jovens e Adultos, PREFEM, Teaching Geography, Work and Gender, Adult and Youth Education, Enseño de Geografía, Trabajo y Género, Educación de Jovenes y Adultos

Resumo

RESUMOA Educação é um direito fundamental garantido pela Constituição Federal de 1988 que assegura o pleno desenvolvimento de todos os indivíduos tanto no âmbito social quanto no profissional. Nos ambientes prisionais, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), em associação com a prática do trabalho, tornam-se mecanismos norteadores para a futura reinserção das atuais detentas  na sociedade. Pesquisar o ensino de Geografia nesse ambiente foi uma experiência ímpar na disciplina Estágio Supervisionado do curso de Geografia na UFS. Este artigo versa sobre um projeto desenvolvido em uma unidade prisional feminina do Estado de Sergipe, com o objetivo de contribuir para a formação das mulheres reclusas fundamentado em atividades lúdicas a partir do uso das categorias geográficas: espaço, trabalho e gênero, com atividades relacionadas a futura reinserção do público alvo na sociedade. Como procedimentos metodológicos, foi realizado levantamentos bibliográficos das obras pertinentes ao Ensino de Geografia, a EJA nos estabelecimentos prisionais; visitas de reconhecimento, aproximação e aplicação de oficinas à unidade prisional, ultrapassando os limites da sala de aula formal. Como resultados, ressaltamos a adesão das mulheres internas, o apoio e o acompanhamento da professora regente e da coordenação pedagógica institucional no desenvolvimento do projeto. Realçamos a importância da ação educativa para o público privado de liberdade, a partir do ensino de Geografia que realce os conhecimentos geográficos e sua aplicabilidade na vida, o desenvolvimento de habilidades e a possibilidade de elevação da autoestima com vistas à reinserção social.  Palavras-chave: Ensino de Geografia; Trabalho e Gênero; Educação de Jovens e Adultos; PREFEM.  THE GEOGRAPHY EDUCATION BEYOND THE WALLS OF SCHOOLS: experiences experienced in PREFEM-Sergipe ABSTRACTEducation is a fundamental right guaranteed by the Federal Constitution of 1988 that ensures the full development of all individuals both within social and professional. In prison settings, youth and adult education, in association with the practice work, become the guiding mechanisms for future re-integration of the society. Search the geography education beyond the walls of the school was a unique experience in the discipline of Geography course supervised internship in UFS. This project emerged as a need to discuss how the teaching of Geography in seclusion, with the objective of contributing to the understanding of the geographical space, job categories and genre. As methodological procedures, we started with a bibliographical survey of works relevant to the teaching of geography, EJA in prisons; visits of recognition. It was intended to, with this project, overcoming the limits of formal classroom in addition to bring the University to the spaces of reclusion. As a result, we emphasize the importance of the accession of the internal support and monitoring of teacher and educational institutional coordination Regent. In addition, we emphasize the importance of the educational activity to private audiences of freedom, with a geography education that enhances the knowledge of geography and its applicability in life, the development of skills and the possibility of elevation of self-esteem with a view to social reintegration. Keywords: Teaching  Geography; Work and Gender; Adult and Youth Education; PREFEM.  EL ENSEÑO DE GEOGRAFÍA MÁS ALLÁ DE LAS PAREDES DE ESCUELAS: experiencias vividas en PREFEM-Sergipe RESUMENLa educación es un derecho fundamental garantizado por la Constitución de 1988 que asegura el pleno desarrollo de todas las personas, tanto en el ámbito social como profesional. Dentro de las prisiones, la Educación de Jovenes y Adultos en asociación con la práctica del trabajo, convertirse en mecanismos para la futura reintegración en la sociedad. Buscar el enseño de la geografía más allá de las paredes de la escuela fue una experiencia única en la disciplina prácticas supervisadas do curso de formación de Geografía de la UFS. Este artículo se discute sobre un proyecto desarrollado en una unidad de cárcel de mujeres del Estado de Sergipe, con el fin de contribuir a la formación de las mujeres presas   motivadas por las actividades de juego de la utilización de categorías geográficas: espacio, trabajo y género con actividades relacionadas a la futura reinserción del grupo objetivo en la sociedad. Como procedimientos metodológicos, comenzamos con una revisión bibliográfica de las obras correspondientes al Enseño de la Geografía, la Pedagogía, la EJA en los establecimientos penitenciarios; visitas de reconocimiento. El objetivo con este proyecto, más allá de los límites del aula formal, así como llevar la Universidad a los espacios de la prisión. Como resultado de ello subrayamos la importancia de la adhesión de las internas, el apoyo y la supervisión de profesor y director de la coordinación pedagógica institucional. Además, destacamos la importancia de las actividades educativas de la audiencia privada de la libertad, con un enseño de geografía que potencia el conocimiento geográfico y su aplicación en la vida, el desarrollo de habilidades y la capacidad de aumentar la autoestima, con miras a la reinserción social. Palabras clave: Enseño de Geografía; Trabajo y Género; Educación de Jovenes y Adultos, PREFEM.

RESUMO

A Educação é um direito fundamental garantido pela Constituição Federal de 1988 que assegura o pleno desenvolvimento de todos os indivíduos tanto no âmbito social quanto no profissional. Nos ambientes prisionais, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), em associação com a prática do trabalho, tornam-se mecanismos norteadores para a futura reinserção das atuais detentas[1] na sociedade. Pesquisar o ensino de Geografia nesse ambiente foi uma experiência ímpar na disciplina Estágio Supervisionado do curso de Geografia na UFS. Este artigo versa sobre um projeto desenvolvido em uma unidade prisional feminina do Estado de Sergipe, com o objetivo de contribuir para a formação das mulheres reclusas fundamentado em atividades lúdicas a partir do uso das categorias geográficas: espaço, trabalho e gênero, com atividades relacionadas a futura reinserção do público alvo na sociedade. Como procedimentos metodológicos, foi realizado levantamentos bibliográficos das obras pertinentes ao Ensino de Geografia, a EJA nos estabelecimentos prisionais; visitas de reconhecimento, aproximação e aplicação de oficinas à unidade prisional, ultrapassando os limites da sala de aula formal. Como resultados, ressaltamos a adesão das mulheres internas, o apoio e o acompanhamento da professora regente e da coordenação pedagógica institucional no desenvolvimento do projeto. Realçamos a importância da ação educativa para o público privado de liberdade, a partir do ensino de Geografia que realce os conhecimentos geográficos e sua aplicabilidade na vida, o desenvolvimento de habilidades e a possibilidade de elevação da autoestima com vistas à reinserção social.

 

Palavras-chave: Ensino de Geografia; Trabalho e Gênero; Educação de Jovens e Adultos; PREFEM.

 

 

THE GEOGRAPHY EDUCATION BEYOND THE WALLS OF SCHOOLS:

Experiences experienced in PREFEM-Sergipe


ABSTRACT

Education is a fundamental right guaranteed by the Federal Constitution of 1988 that ensures the full development of all individuals both within social and professional. In prison settings, youth and adult education, in association with the practice work, become the guiding mechanisms for future re-integration of the society. Search the geography education beyond the walls of the school was a unique experience in the discipline of Geography course supervised internship in UFS. This project emerged as a need to discuss how the teaching of Geography in seclusion, with the objective of contributing to the understanding of the geographical space, job categories and genre. As methodological procedures, we started with a bibliographical survey of works relevant to the teaching of geography, EJA in prisons; visits of recognition. It was intended to, with this project, overcoming the limits of formal classroom in addition to bring the University to the spaces of reclusion. As a result, we emphasize the importance of the accession of the internal support and monitoring of teacher and educational institutional coordination Regent. In addition, we emphasize the importance of the educational activity to private audiences of freedom, with a geography education that enhances the knowledge of geography and its applicability in life, the development of skills and the possibility of elevation of self-esteem with a view to social reintegration.

 

Keywords: Teaching  Geography; Work and Gender; Adult and Youth Education; PREFEM.

 

 

EL ENSEÑO DE GEOGRAFÍA MÁS ALLÁ DE LAS PAREDES DE ESCUELAS: Experiencias vividas en PREFEM-Sergipe

 

RESUMEN

La educación es un derecho fundamental garantizado por la Constitución de 1988 que asegura el pleno desarrollo de todas las personas, tanto en el ámbito social como profesional. Dentro de las prisiones, la Educación de Jovenes y Adultos en asociación con la práctica del trabajo, convertirse en mecanismos para la futura reintegración en la sociedad. Buscar el enseño de la geografía más allá de las paredes de la escuela fue una experiencia única en la disciplina prácticas supervisadas do curso de formación de Geografía de la UFS. Este artículo se discute sobre un proyecto desarrollado en una unidad de cárcel de mujeres del Estado de Sergipe, con el fin de contribuir a la formación de las mujeres presas   motivadas por las actividades de juego de la utilización de categorías geográficas: espacio, trabajo y género con actividades relacionadas a la futura reinserción del grupo objetivo en la sociedad. Como procedimientos metodológicos, comenzamos con una revisión bibliográfica de las obras correspondientes al Enseño de la Geografía, la Pedagogía, la EJA en los establecimientos penitenciarios; visitas de reconocimiento. El objetivo con este proyecto, más allá de los límites del aula formal, así como llevar la Universidad a los espacios de la prisión. Como resultado de ello subrayamos la importancia de la adhesión de las internas, el apoyo y la supervisión de profesor y director de la coordinación pedagógica institucional. Además, destacamos la importancia de las actividades educativas de la audiencia privada de la libertad, con un enseño de geografía que potencia el conocimiento geográfico y su aplicación en la vida, el desarrollo de habilidades y la capacidad de aumentar la autoestima, con miras a la reinserción social.

 

Palabras clave: Enseño de Geografía; Trabajo y Género; Educación de Jovenes y Adultos, PREFEM.


[1]Neste trabalho, utilizamos como sinônimo as denominações detentas, reclusas, internas e presas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Siqueira de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe – UFS

Licenciada em Geografia e Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Especialização em Tutoria para a Educação a Distância e em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Cândido Mendes.

Izabella Santos de Macêdo Carvalho, Universidade Federal de Sergipe – PPGEO/UFS

Mestranda e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe – PPGEO/UFS.

Sônia de Souza Mendonça Menezes, Universidade Federal de Sergipe – UFS

Doutora, Mestra e Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Professora Adjunta do Departamento de Geografia (DGE) e do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO/UFS).

Referências

ALVES, Natália Cristina. Geografia e gênero: relatos de mulheres residentes em áreas de exclusão social. Caderno Prudentino de Geografia, v. 2, n. 31, p. 147-162, jul./dez. 2009.

BRASIL. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília-DF: Senado Federal, 1998.

BRASIL. Lei de execução penal. 1984. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm>. Acesso em: 06 ago. 2014.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília-DF: SEEP, 1996. (Coleção Direitos do Povo; 2).

BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (MEC/SECAD). Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais. 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5142-rceb002-10&Itemid=30192>. Acesso em: 23.08.2014.

CALLAI, H. C. A Geografia e a escola: muda a Geografia? Muda o ensino?. Terra Livre, São Paulo, n. 16, 2001.

CARVALHO, Ana Carla Dias. Gênero e Diversidade Imagens da Educação do Corpo. In: SIMPÓSIO NACIONAL GÊNERO E INTERDISCIPLINARIDADES: Gênero, Trabalho e Identidades, 2., 2011, Catalão. Anais... Catalão, GO: 2011.

CASTELLAR, S. M. V. Mudanças na prática docente: a aprendizagem em espaços não formais. In: REGO, N.; CASTROGIOVANNI, A. C.; KAERCHER, N. A. Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Penso, 2011.

CASTELLAR, S. M.; MORAES, J. V. de; SACRAMENTO, A. C. R. Jogos e resolução de problemas para o entendimento do espaço geográfico no ensino de Geografia. In: CALAI, A. C. (Org.). Educação geográfica: reflexão e prática. Porto Alegre: Ed. ComPasso, 2011. p. 249-276.

CRUZ, Maria Helena Santana. Gênero, diversidade e desigualdade. In: Curso de Aperfeiçoamento em Gênero e diversidade na escola. Aracaju: CESAD/UFS, 2014. p. 49-63.

FERREIRA, Beatriz Maria L.; LUZ, Nanci Stancki. Sexualidade e Gênero na escola. In: LUZ, Nanci Stancki (Org.). Construindo a igualdade na diversidade: gênero e sexualidade na escola. Curitiba: UTFPR, 2009. p. 33-45.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

______. Educação como prática da liberdade. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

______. Educação e Mudança. Trad. Moacir Gadotti e Lílian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

______; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Trad. Adriana Lopez. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

JULIÃO, Elionaldo Fernandes. Educação para Jovens e Adultos privados de liberdade: desafios para a política de reinserção social. Salto para o Futuro, Dossiê EJA e Educação Prisional, n. 6, p. 3-15, 2007.

KAERCHER, N. A. A geografia escolar não serve para quase nada, mas.... Revista Geográfica de América Central, n. especial EGAL, 2011.

______. Os movimentos que meus mestres me ensinam: DDD’S, signos, alimentos, escadas, luzes, grenais. In: CASTROGIOVANNI, A. C. et al. Movimentos no ensinar Geografia. Porto Alegre: Imprensa Livre; ComPasso, 2013. p. 13-34.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos. Paraná: Governo do Estado/Secretaria de Estado da Educação/Superintendência da Educação, 2006.

PEDRO, L. C.. A Geografia 'Física' no Ensino Fundamental: um relato sobre a importância dos conteúdos e das atividades práticas na formação do aluno. Geografia em Atos, v. 1, p. 38-57, 2011.

PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Editora Cortez, 2009.

RUPEL, M. A. P. Atividades lúdicas: proposições metodológicas para o ensino da Geografia Escolar. PDE/ 2008-2009. SEED/UFPR.

SANTOS, S. M. P. O lúdico na formação do Educador. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

SANTOS, Milton. A natureza do Espaço - Técnica e Tempo/Razão e Emoção. São Paulo: HUCITEC, 1996.

SAUER, Adeum Hilario; JULIÃO, Elionaldo Fernandes. A educação para jovens e adultos em situação de restrição e privação de Liberdade no Brasil: questões, avanços e perspectivas. Seminário educação nas prisões. Brasília/DF: CNE - 23 de Abril de 2012. (Documento-Referência).

SERGIPE. Ações relativas à reinserção social realizada no Presídio Feminino de Sergipe. Sergipe: Governo do Estado/Secretaria do Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor/Departamento do Sistema Penitenciário, 2014.

SILVA, Joseli Maria. Geografias Subversivas: discursos sobre espaço, gênero e sexualidade. Ponta Grossa: TODAPALAVRA, 2009.

SILVA, R. L. Lazer e gênero: suas relações com o lúdico. In: SCHWARTZ, G. M. (Org.). Dinâmica lúdica: novos olhares. Barueri: Manole Ltda., 2004.

Downloads

Publicado

2016-08-26

Como Citar

OLIVEIRA, Ariane Siqueira de; CARVALHO, Izabella Santos de Macêdo; MENEZES, Sônia de Souza Mendonça.
O ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALÉM DOS MUROS DAS ESCOLAS: experiências vivenciadas no PREFEM-Sergipe
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 2, n. 5, p. 466–489, 26 Ago 2016Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 24 abr 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas, Educação e Interdisciplinaridade