ESPAÇO PÚBLICO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: cidadania e participação política

Autores

  • Valdemiro Severiano Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN/Universidade Fal Estácio
  • Ana Beatriz Câmara Maciel Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

DOI:

https://doi.org/10.18766/2446-6549/interespaco.v2n5p446-465

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Cidadania, Participação, Praça Pública, Environmental Education, Citizenship, Participation, Public Square, Educación Ambiental, Ciudadanía, Participación, Plaza Pública

Resumo

RESUMO
A sociedade civil organizada, no atual contexto histórico, apresenta diversas formas de ativismo social de bases locais. Estes movimentos sociais se articulam em redes de cooperação e sociabilidade, sugerindo a participação política de indivíduos e a conscientização de sua importância no papel de construção e manutenção de um ambiente saudável. A ética ambiental parte das práticas cotidianas (micropolíticas) de movimentos populares, dentro de um ativismo socioambiental, preocupado com o meio ambiente no espaço urbano. E as praças públicas, enquanto bem de uso comum do povo e local em que se verifica a presença diária da comunidade, torna-se o lugar, por excelência, da educação ambiental não-formal. O “Amigos do Santa” é, pois, um destes movimentos comunitários, que emerge como uma força associativa, buscando, por meio de ações socioambientais, promover a cidadania e o cooperativismo.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Cidadania; Participação; Praça Pública.


PUBLIC SPACE AND ENVIRONMENT EDUCATION: citizenship and political participation

ABSTRACT
The organized civil society, in the current historical context, presents various forms of social activism of local bases. These social movements are articulated in cooperation networks and sociability, proposing the political participation of individuals and awareness of its importance in the role of building and maintaining a healthy environment. The environmental ethics of the everyday practices (micropolitics) of popular movements within a social and environmental activism, concerned with the environment in urban areas. And the public squares, while space of common use of the people and place where presence daily of the community, it is the locale par excellence of non-formal environmental education. The “Amigos do Santa” is one of these community movements, emerging as an associative force, searching through environmental initiatives, promoting citizenship and the cooperativism.

Keywords: Environmental Education; Citizenship; Participation; Public Square.

ESPACIO PUBLICO Y EDUCACIÓN AMBIENTAL: ciudadanía y participación política

RESUMEN
La sociedad civil organizada, en el contexto histórico actual, presenta diversas formas de activismo social de bases locales. Estos movimientos sociales se organizan en redes de cooperación y de sociabilidad, lo que sugiere la participación política de las personas y el conocimiento de su importancia en el papel de construir y mantener un medio ambiente saludable. La ética ambiental parte de las prácticas cotidianas (micropolítica) de los movimientos populares, en un activismo socioambiental, preocupados por el medio ambiente en lo espacio urbano. Y las plazas públicas, mientras bien de uso común de las personas y el lugar donde existe la presencia diaria de la comunidad, se convierte es el lugar, por excelencia, de la educación ambiental no formal. Los “Amigos do Santa” es, por tanto, uno de estos movimientos comunitarios, emergiendo como una fuerza asociativa, buscando a través de iniciativas socio ambiéntales, la promoción de la ciudadanía y el cooperativismo.

Palabras clave: Educación Ambiental; Ciudadanía; Participación; Plaza Pública.

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Biografia do Autor

Valdemiro Severiano Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN/Universidade Fal Estácio

Doutorando em Ciências Sociais, Mestre em Geografia, Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Docente da Universidade Fal Estácio.

Ana Beatriz Câmara Maciel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Mestra em Geografia, Especialista em Gestão Ambiental Urbana, Especialista em Geoprocessamento e Cartografia Digital, Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.

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Publicado

2016-08-26

Como Citar

Severiano Filho, V., & Maciel, A. B. C. (2016). ESPAÇO PÚBLICO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: cidadania e participação política. InterEspaço: Revista De Geografia E Interdisciplinaridade, 2(5), 446–465. https://doi.org/10.18766/2446-6549/interespaco.v2n5p446-465

Edição

Seção

Ciências Humanas, Educação e Interdisciplinaridade