PORTFÓLIO GEOAMBIENTAL DO MUNICÍPIO: instrumento de gestão territorial e consulta pública para o desenvolvimento humano

Autores

  • José Raimundo Campelo Franco Universidade Federal do Maranhão - UFMA/Campus de Pinheiro; Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.18766/2446-6549/interespaco.v2n5p306-327

Palavras-chave:

Planejamento e Ordenamento Territorial, Educação Ambiental do Município, Gestão Ambiental, Planning and Regional Planning, Environmental Education of the City, Environmental management, Planificación y Ordenación del Territorio, Educación Ambiental

Resumo

RESUMOEsta divulgação científica, que se esboça sobre o olhar de uma obra que incita a importância de “uma radiografia dos recursos ambientais para os municípios”, se intenciona em elucidar uma proposta de política pública e investimento social designada a mudar consideravelmente o olhar das pessoas para com o seu ambiente. O pensamento se aprimorou a partir de dois impulsos cruciais: a inquietação incansável de saber como era e funcionava o modelo de natureza do seu lugar (ou seja, a sociobiodiversidade) e também a busca da forma mais eficaz de arrolamento, sistematização e consolidação das informações básicas sobre o ecúmeno imediato das pessoas, para que enfim o lugar se tornasse objeto de discussões pontuais no ambiente escolar, acadêmico e das várias formas de gestão e planejamento territorial. A obra “Veias do rio Maracu” carregou tal temática com o propósito de estampar uma das principais simbologias naturais do lugar, ou seja, seu rio principal, no que foi plausível enfocar seu subtema para “Portfólio Geoambiental de Viana” no intuito de destacar sua principal função: agregar o valor de documento de consulta pública que servisse como matriz de informação ambiental para as várias atividades que se propõem a analisar o espaço. Palavras-chave: Planejamento e Ordenamento Territorial; Educação Ambiental do Município; Gestão Ambiental.  GEOENVIRONMENTAL PORTFOLIO OF THE MUNICIPALITY: instrument of territorial management and public consultation for human development ABSTRACTThis popular science, which is outlined on the look of a work that urges the importance of “an X-ray of environmental resources for municipalities”, it intends to elucidate a proposal of public policy and social investment designed to significantly change the look of the people to with their environment. The thought has improved from two crucial impulses: The tireless caring know how it was and ran the model nature of the place (ie sociobiodiversity) and also the pursuit of the most effective way of guarantees, systematization and consolidation of information basic on the ecumene immediate people, so that at last the place had become the subject of specific discussions at school, academic, and the various forms of management and territorial planning. The work “Veins of Maracu River” carried this theme in order to stamp one of the main natural symbols of the place, that is, its main river, in what was likely to focus its subtheme to “Geoenvironmental Portfolio Viana” in order to highlight its primary function: add the consultation paper value to serve as environmental information matrix for the various activities that are proposed to analyze the space. Keywords: Planning and Regional Planning; Environmental Education of the City; Environmental management.  CARTERA DE GEOAMBIENTAL DEL MUNICIPIO: instrumento de gestión territorial y consulta pública para el desarrollo humano RESUMENEsta divulgación científica, que se describe en el aspecto de una obra que insta a la importancia de “una radiografía de los recursos ambientales para los municipios”, tiene la intención de aclarar una propuesta de política pública y la inversión social diseñado para cambiar significativamente la apariencia de las personas para con su entorno. El pensamiento ha mejorado a partir de dos impulsos fundamentales: el cuidado incansable saber cómo era y corrió modelo de la naturaleza del lugar (es decir, socio biodiversidad) y también la búsqueda de la forma más eficaz de las garantías, sistematización y consolidación de la información básica sobre las personas inmediatos ecúmene, por lo que por fin el lugar se había convertido en objeto de debates específicos en la escuela, académico, y las diversas formas de gestión y planificación territorial. La obra “Las venas de Maracu río” llevó a este tema con el fin de acabar con uno de los principales símbolos naturales del lugar, es decir, su río principal, en lo que era probable que se centre su subtema a “Geoambiental Cartera Viana” con el fin de poner de relieve su función principal: agregar el valor de documento de consulta para servir como matriz de información ambiental para las diversas actividades que se proponen para analizar el espacio. Palabras clave: Planificación y Ordenación del Territorio; Educación Ambiental de la Ciudad; Gestión ambiental. 

RESUMO

Esta divulgação científica, que se esboça sobre o olhar de uma obra que incita a importância de “uma radiografia dos recursos ambientais para os municípios”, se intenciona em elucidar uma proposta de política pública e investimento social designada a mudar consideravelmente o olhar das pessoas para com o seu ambiente. O pensamento se aprimorou a partir de dois impulsos cruciais: a inquietação incansável de saber como era e funcionava o modelo de natureza do seu lugar (ou seja, a sociobiodiversidade) e também a busca da forma mais eficaz de arrolamento, sistematização e consolidação das informações básicas sobre o ecúmeno imediato das pessoas, para que enfim o lugar se tornasse objeto de discussões pontuais no ambiente escolar, acadêmico e das várias formas de gestão e planejamento territorial. A obra “Veias do rio Maracu” carregou tal temática com o propósito de estampar uma das principais simbologias naturais do lugar, ou seja, seu rio principal, no que foi plausível enfocar seu subtema para “Portfólio Geoambiental de Viana” no intuito de destacar sua principal função: agregar o valor de documento de consulta pública que servisse como matriz de informação ambiental para as várias atividades que se propõem a analisar o espaço.

 

Palavras-chave: Planejamento e Ordenamento Territorial; Educação Ambiental do Município; Gestão Ambiental.

 

 

GEOENVIRONMENTAL PORTFOLIO OF THE MUNICIPALITY: Instrument of territorial management and public consultation for human development

 

ABSTRACT

This popular science, which is outlined on the look of a work that urges the importance of “an X-ray of environmental resources for municipalities”, it intends to elucidate a proposal of public policy and social investment designed to significantly change the look of the people to with their environment. The thought has improved from two crucial impulses: The tireless caring know how it was and ran the model nature of the place (ie sociobiodiversity) and also the pursuit of the most effective way of guarantees, systematization and consolidation of information basic on the ecumene


immediate people, so that at last the place had become the subject of specific discussions at school, academic, and the various forms of management and territorial planning. The work “Veins of Maracu River” carried this theme in order to stamp one of the main natural symbols of the place, that is, its main river, in what was likely to focus its subtheme to “Geoenvironmental Portfolio Viana” in order to highlight its primary function: add the consultation paper value to serve as environmental information matrix for the various activities that are proposed to analyze the space.

 

Keywords: Planning and Regional Planning; Environmental Education of the City; Environmental management.

 

 

CARTERA DE GEOAMBIENTAL DEL MUNICIPIO:

Instrumento de gestión territorial y consulta pública para el desarrollo humano

 

RESUMEN

Esta divulgación científica, que se describe en el aspecto de una obra que insta a la importancia de “una radiografía de los recursos ambientales para los municipios”, tiene la intención de aclarar una propuesta de política pública y la inversión social diseñado para cambiar significativamente la apariencia de las personas para con su entorno. El pensamiento ha mejorado a partir de dos impulsos fundamentales: el cuidado incansable saber cómo era y corrió modelo de la naturaleza del lugar (es decir, socio biodiversidad) y también la búsqueda de la forma más eficaz de las garantías, sistematización y consolidación de la información básica sobre las personas inmediatos ecúmene, por lo que por fin el lugar se había convertido en objeto de debates específicos en la escuela, académico, y las diversas formas de gestión y planificación territorial. La obra “Las venas de Maracu río” llevó a este tema con el fin de acabar con uno de los principales símbolos naturales del lugar, es decir, su río principal, en lo que era probable que se centre su subtema a “Geoambiental Cartera Viana” con el fin de poner de relieve su función principal: agregar el valor de documento de consulta para servir como matriz de información ambiental para las diversas actividades que se proponen para analizar el espacio.

 

Palabras clave: Planificación y Ordenación del Territorio; Educación Ambiental de la Ciudad; Gestión ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Raimundo Campelo Franco, Universidade Federal do Maranhão - UFMA/Campus de Pinheiro; Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Mestre em Sustentabilidade de Ecossistemas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Professor Assistente do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas – UFMA/Campus de Pinheiro.

Referências

AB’ SABER, Aziz Nacib. A Amazônia: do discurso à práxis. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.

______. Formas do relevo. São Paulo: Edart, 1975.

ANDRADE, Inêz Barcellos de; LIMA, Maria Cristina Miranda. Manual para elaboração e apresentação de trabalhos científicos: artigo científico. Faculdade de Medicina de Campos. Campos dos Goytacazes – RJ, 2007.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022/2003: Artigo em publicação periódica. Rio de Janeiro, 2003.

BARROS, José Deomar de Sousa. Etnobiologia, etnoconhecimento e o conflito no uso dos recursos naturais. In: SEABRA, Giovanni (Org.). Educação ambiental conceitos e aplicações. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013.

BERKES, Fikret. Sacred ecology: traditional ecological knowledge and resource management. Philadelphia, Pennsylvania, USA: Taylor and Francis, 1999.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Lei n. 9795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, 28 abr. 1999, Brasília-DF.

CASSETI, Valter. Ambiente e apropriação do relevo. 2. ed. São Paulo: 1995.

CLAVAL, Paul. A geografia cultural: o estado da arte. In: ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, Roberto Lobato (Org.). Manifestações da cultura no espaço. Rio de Janeiro: Editora EDUERJ, 1999, p. 59-98.

CHRISTOFOLETTI, Antônio. Análise de sistemas em geografia. São Paulo: Editora Hucitec, 1979.

______. Geomorfologia. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1980.

______. Modelagem de sistemas ambientais. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 1999.

DELORS, Jacques. Os quatro pilares da educação. In: ______. Educação um tesouro a descobrir - relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XX. São Paulo: Cortez, 1998, p. 89-102.

DIEGUES, Antônio Carlos S. O mito moderno da natureza intocada. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2001.

DREW, Joshua A. Use of traditional ecological knowledge in marine conservation. Conservation Biology, v. 19, n. 4, 2005, p. 1286-1293.

FRANCO, José Raimundo Campelo. Etnoconhecimento e sensoriamento remoto dialogam? elucidando o rosário de lagos da Baixada Maranhense. REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 64., 2012, São Luís. Anais... São Luís: UFMA, 2012a.

______. Os lagos como expressão geonorfológica da paisagem na Baixada Maranhense, Brasil. COLÓQUIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO LOCAL E SUSTENTABILIDADE, 2., 2011, São Luís. Anais... São Luís: UEMA, 2011. p. 346-362.

______. Segredos do rio Maracu – a hidrogeografia dos lagos de reentrâncias na Baixada Maranhense. São Luís: EDUFMA, 2012b.

______. Sistema lacustre Pindaré-Mearim: uma abordagem conceitual. COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO LOCAL E SUSTENTABILIDADE, 1., 2009, São Luís. Anais... São Luís: UEMA. 2009, p. 196-217.

______. Sistema lacustre vianense – ensaios de bases conceituais para os lagos do município de Viana – MA. São Luís: UFMA, 2008. 160f. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas) – Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2008.

______. Veias do rio Maracu. Portfólio Geoambiental de Viana, polo turístico dos Lagos e Campos Floridos da Baixada Maranhense. São Luís: EDUFMA, 2014.

GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de artigos científicos. São Paulo: Editora Avercamp, 2004.

GUERRA, Antonio José Teixeira. Coletânea de textos geográficos de Antonio Teixeira Guerra. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1994.

GUERRA, Antonio José Teixeira; GUERRA, Antonio Teixeira. Novo dicionário geológico geomorfológico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

GUERRA, Antonio José Teixeira; CUNHA, Sandra Batista da. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

HOLZER, Werther. O lugar na geografia humanista. Território, Rio de Janeiro, ano 4, n. 7, jul./dez., p. 67-78, 1999.

JOHNSON, Martha. Dene traditional knowledge. Northern Perspectives. 1992. Disponível em: <http://www.carc.org/pubs/v20no1/dene.htm>. Acesso em: 13 de out. 2015.

LIMA, Ozanir R. de; ROSA, Odelfa. Percepção e topofilia: relações e sentimentos sobre a paisagem da cidade de Catalão (GO). SIMPÓSIO DE ESTUDOS URBANOS, 2., 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: Universidade Estadual do Paraná, 2013.

MIRANDA, Marcos Luiz Cavalcanti de. A organização do etnoconhecimento: a representação do conhecimento afrodescendente em religião na CDD. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2007.

POPPER, Karl Raimund. A lógica da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1975.

RELPH, Edward C. As bases fenomenológicas da geografia. Geografia, Rio Claro, v. 4, n. 7, p. 1-25, 1979.

RIQUE, Lenyra. Do senso comum à geografia científica. São Paulo: Contexto, 2004.

SANTOS, Milton et al. (Org.). Novo mapa do mundo: fim de século e globalização. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

SATO, Michèle; GAUTHIER, Jacques Z.; PARIGIPE, Lymbo. Insurgência do grupo-pesquisador na Educação Ambiental Sociopoética. In: SATO, M.; CARVALHO, Isabel C.M. (Org.). Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.

______. Topofilia: um estudo da percepção atitudes e valores do meio ambiente. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1980.

Downloads

Publicado

2016-08-26

Como Citar

FRANCO, José Raimundo Campelo.
PORTFÓLIO GEOAMBIENTAL DO MUNICÍPIO: instrumento de gestão territorial e consulta pública para o desenvolvimento humano
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 2, n. 5, p. 306–327, 26 Ago 2016Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.

Edição

Seção

Geografia e Análise Ambiental