PAULINO, Eliane Tomiasi; ALMEIDA, Rosemeire Aparecida. Terra e território: a questão camponesa no capitalismo. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

Autores

  • Amanda Sâmela da Silva Gonçalves Universidade Federal do Pará – UFPA

Palavras-chave:

Terra, Território, Questão Agrária, Campesinato, Capitalismo

Resumo

O livro “Terra e território: a questão camponesa no capitalismo” é uma das mais recentes obras sobre a questão camponesa produzida por Eliane Tomiasi Paulino e Rosemeire Aparecida de Almeida. As autoras buscam mostrar de onde vem e quais são os principais interesses da burguesia na terra e nas atividades agrícolas, ressaltando ainda, como o Brasil lidou com essa nova relação nos modos de produção que se difere dos métodos utilizados nos outros países, principalmente dos centrais após a revolução industrial. Estes, que nasceram atrelados aos interesses dos latifundiários, somente ampliaram seu modo de produzir lucro nos moldes da produção capitalista, tentando assim, unir o útil ao agradável. Tal relação agravaria, mais ainda, os problemas que já estavam inflamados em nossa sociedade campesina: os conflitos agrários. Porém, para entrar nesse contexto abrangente e aprofundado, é que Paulino e Almeida procuram abordar os processos, as divergências, convergências e a atual situação dos camponeses na sociedade que atende os caprichos do modo capitalista de produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Sâmela da Silva Gonçalves, Universidade Federal do Pará – UFPA

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará – UFPA.

Referências

SHANIN, Teodor. Lições Camponesas. In: PAULINO, Eliane Tomiasi; FABRINI, João E. (Org.). Campesinato e Território em disputa. São Paulo: Expressão Popular, 2008. p. 23-47.

KAUTSKY, Karl. A Questão Agrária. Tradução de C. Iperoig. 3. ed. São Paulo: Proposta Editorial, 1980.

AMIN, Samir; VERGOPOULOS, Kostas. A Questão Agrária e o Capitalismo. 2. ed. Tradução de Beatriz Resende. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

LENIN, Vladimir I. Capitalismo e agricultura no Estados Unidos da América: novos dados sobre as leis do desenvolvimento do capitalismo na agricultura. São Paulo: Brasil Debates, 1980.

PRADO JUNIOR, Caio. A questão agrária no Brasil. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1981.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Tradução de Reginaldo Sant’Anna. 20. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. (Livro I).

Downloads

Como Citar

GONÇALVES, Amanda Sâmela da Silva.
PAULINO, Eliane Tomiasi; ALMEIDA, Rosemeire Aparecida. Terra e território: a questão camponesa no capitalismo. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 1, n. 3, p. 399–404, 8 Mar 2016Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 24 abr 2024.