O SENSORIAMENTO REMOTO E A CARTOGRAFIA COMO INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Ana Letícia Silva Ferreira Universidade Estadual do Maranhão – CESI/UEMA
  • Rodrigo Lima Santos Centro de Estudos Superiores de Imperatriz – Universidade Estadual do Maranhão – CESI/UEMA
  • Ronaldo dos Santos Barbosa Centro de Estudos Superiores de Imperatriz – Universidade Estadual do Maranhão – CESI/UEMA

DOI:

https://doi.org/10.18766/2446-6549/interespaco.v1n3p297-316

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Geotecnologias, Cartografia, Ensino Fundamental, Geography Teaching, Geotechnology, Cartography, Elementary School, Enseñanza de la Geografía, Geotécnica, Cartografía, Enseñanza Fundamental

Resumo

O sensoriamento remoto e a cartografia são campos do conhecimento geográfico e, como tais, não se devem dissociá-los ou negligenciar a sua existência, como comumente se observa em escolas de nível fundamental. O aluno do século XXI é por excelência um dominador nato da tecnologia. O objetivo deste artigo é demonstrar como pode ser utilizado o sensoriamento remoto e a cartografia enquanto instrumentos para melhoria da qualidade do componente curricular geografia no nível fundamental. Dentre os procedimentos metodológicos, foram feitos levantamentos bibliográficos, escolha do campo de aplicação e nível de ensino, bem como a preparação das propostas de trabalho. Durante a realização da pesquisa percebeu-se o interesse e a facilidade com que os alunos têm de aprender a cartografia (modos de implantação: pontual, linear e zonal), quando feita uma abordagem através de imagens de sensoriamento remoto (padrões de interpretação), conseguindo obter uma melhor percepção do espaço geográfico. Concluiu-se que aliar os conhecimentos do sensoriamento remoto e da cartografia, no contexto do ensino, permite aos alunos, conhecer melhor seu lugar, familiarizar-se com a visão vertical, fazer inter-relações entre problemáticas, bem como desenvolver o domínio da linguagem cartográfica.

Palavras-chave: Ensino de Geografia; Geotecnologias; Cartografia; Ensino Fundamental.

 

 

THE REMOTE SENSING AND CARTOGRAPHY AS EDUCATIONAL TOOLS IN GEOGRAPHY TEACHING

ABSTRACT

Remote sensing and mapping are fields of geographical knowledge and as such, it should not dissociate them or neglect their existence, as commonly observed in elementary schools. The student of the XXI century is par excellence a born domineering technology. The purpose of this article is to demonstrate how you can use the remote sensing and cartography as a tool for improving the quality of curricular geography component at the fundamental level. Among the methodological procedures, literature surveys were made, choose the scope and level of education as well as the preparation of work proposals. During the research it is noticed the interest and the ease with which students have to learn to cartography (deployment modes: punctual, linear and zonal) when made an approach through remote sensing images (interpretation patterns), managing to get a better understanding of the geographical space. We conclude that combining the knowledge of remote sensing and mapping in the context of teaching allows students better know their place, become familiar with the vertical view, do interrelations between issues and to develop the field of cartographic language.

 

Keywords: Geography Teaching; Geotechnology; Cartography; Elementary School.

 

LA TELEDETECCIÓN Y LA CARTOGRAFÍA COMO HERRAMIENTA EDUCATIVA EN LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFIA

 

RESUMEN

Sensores remotos y mapeo son campos de conocimiento geográfico y, como tal, no ellos o negligencia debe disociarse de su existencia, como se observa comúnmente en las escuelas primarias. El estudiante del siglo XXI es por excelencia una tecnología dominante nacido. El propósito de este artículo es demostrar cómo se puede utilizar la teledetección y la cartografía como herramienta para mejorar la calidad de la geografía componente curricular en el nivel fundamental. Entre los procedimientos metodológicos, se realizaron exámenes de la bibliografía, seleccionar el alcance y el nivel de educación, y la preparación de propuestas de trabajo. Durante la investigación es evidente el interés y la facilidad con la que los estudiantes tienen que aprender a la cartografía (modos de implementación: puntual, lineal y zonal), cuando se hace una aproximación a través de imágenes de teledetección (patrones de interpretación) la gestión para obtener una mejor comprensión del espacio geográfico. Se concluye que la combinación de los conocimientos de la teledetección y la cartografía en el contexto de la educación permite a los estudiantes conocer mejor su lugar, se familiaricen con la visión vertical, hacen interrelaciones entre los problemas y desarrollar el dominio del lenguaje cartográfica.

Palabras clave: Enseñanza de la Geografía; Geotécnica; Cartografía; Enseñanza Fundamental.

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Biografia do Autor

Ana Letícia Silva Ferreira, Universidade Estadual do Maranhão – CESI/UEMA

Graduada em Geografia pelo Centro de Estudos Superiores de Imperatriz da Universidade Estadual do Maranhão – CESI/UEMA.

Rodrigo Lima Santos, Centro de Estudos Superiores de Imperatriz – Universidade Estadual do Maranhão – CESI/UEMA

Graduado em Geografia e Especialista em Agricultura e Ambiente pelo Centro de Estudos Superiores de Imperatriz – Universidade Estadual do Maranhão – CESI/UEMA. Professor Substituto de Geografia na mesma instituição.

Ronaldo dos Santos Barbosa, Centro de Estudos Superiores de Imperatriz – Universidade Estadual do Maranhão – CESI/UEMA

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Licenciado em Geografia e Professor Assistente do Departamento de História e Geografia do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz – Universidade Estadual do Maranhão – CESI/UEMA.

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Como Citar

FERREIRA, Ana Letícia Silva; SANTOS, Rodrigo Lima; BARBOSA, Ronaldo dos Santos.
O SENSORIAMENTO REMOTO E A CARTOGRAFIA COMO INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 1, n. 3, p. 297–316, 8 Mar 2016Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas, Educação e Interdisciplinaridade