ANALFABETISMO: um entrave histórico para a cidadania no Brasil

Autores

  • José Claudio dos Santos Costa Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus de São Bernardo
  • Maria do Socorro Monteiro Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus de São Bernardo
  • Wandeilson Silva de Miranda Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus de São Bernardo

Palavras-chave:

Analfabetismo, Educação, Cidadania, Illiteracy, Education, Citizenship

Resumo

O presente trabalho visa discutir como o analfabetismo, atrelado à ausência de educação primária, contribuiu negativamente para o desenvolvimento da cidadania no Brasil. Tomando por base o livro Cidadania no Brasil: o longo caminho, de José Murilo de Carvalho, discorreremos sobre os conceitos de cidadania, analfabetismo, relações entre educação e cidadania e ainda tomaremos como exemplo uma atividade que realizamos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em uma escola pública no município de São Bernardo (MA). Dessa forma queremos mostrar como o analfabetismo excluiu por mais de 400 anos a grande maioria da população brasileira da cidadania plena, desde o direito ao voto, ao trabalho digno, o acesso às leis e à cultura letrada de um modo geral.

 

ILLITERACY: an obstacle history for citizenship in Brazil

Abstract

This paper aims to discuss how illiteracy, linked to the absence of primary education, contributed negatively to the development of citizenship in Brazil. Based on the book Citizenship in Brazil: the long way, by José Murilo de Carvalho, we´ll discuss the concepts of citizenship, illiteracy, relationships between education and citizenship and yet we will take the example of an activity conducted under the Institutional Program Initiation Scholarships to Teaching (PIBID) in a public school in São Bernardo (MA). Thus we want to show how illiteracy excluded for more than 400 years the vast majority of the population of full citizenship, since the right to vote, decent work, access to laws and to literacy in general.

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Biografia do Autor

José Claudio dos Santos Costa, Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus de São Bernardo

Discente do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus de São Bernardo. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID.

Maria do Socorro Monteiro, Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus de São Bernardo

Discente do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus de São Bernardo. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID.

Wandeilson Silva de Miranda, Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus de São Bernardo

Doutor em Filosofia. Professor e Coordenador do Subprojeto do PIBID do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus de São Bernardo.

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Como Citar

COSTA, José Claudio dos Santos; MONTEIRO, Maria do Socorro; MIRANDA, Wandeilson Silva de.
ANALFABETISMO: um entrave histórico para a cidadania no Brasil
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 1, n. 2, p. 368–379, 24 Out 2015Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência