UMA INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL DE ENSINO

Autores

  • Luis Humbert Andrade de Lemos Faculdade da Cidade do Salvador – Salvador/BA
  • Jardson Fragoso Carvalho Faculdade da Cidade do Salvador – Salvador/BA.

DOI:

https://doi.org/10.18766/2446-6549/interespaco.v1n2p330-347

Palavras-chave:

Análise do Comportamento, Educação, Behaviorismo Radical, Behavior Analysis, Education, Radical Behaviorism

Resumo

As dificuldades encontradas em sala de aula para um método de ensino eficaz possibilitaram um amplo campo de estudo, na busca de uma aplicação mais efetiva de ensino. Entre diversas teorias que tentaram delinear uma solução para tal problema, a Análise do Comportamento vem fornecendo uma importante contribuição para a área, mas ainda é pouco conhecida pela maioria dos educadores. Devido a isso, o presente artigo procura introduzir a aplicação da análise do comportamento em sala de aula de uma maneira didática educadores não familiarizados com o referencial teórico. Para ser possível proceder tal propósito, o texto é estruturado abordando aspectos fundamentais da análise do comportamento como: perspectiva de homem, demonstrando como o Behaviorismo Radical estuda o comportamento humano e sua maneira de interpretá-lo; comportamento operante e comportamento por instrução, enquanto conceitos fundamentais para análise das contingencias e manipulação de variáveis que melhorem a atuação do professor para tornar o ensino mais eficaz; utilização de reforço positivo e punição, descrevendo tais conceitos e demonstrando de qual maneira o reforço positivo é mais efetivo na modificação do comportamento e efeitos colaterais da utilização da punição e controle de estímulos. A aplicação destes princípios no campo educacional é conhecida na Análise do Comportamento como tecnologia comportamental O artigo também vislumbrou ressaltar características importantes dos tópicos abordados e sua relação com a função do professor, exemplificando as aplicações de tal tecnologia em um ambiente de sala de aula.

 

AN INTRODUCTION TO BEHAVIORAL TECHNOLOGY EDUCATION

 

Abstract

The difficulties encountered in the classroom for effective teaching method enabled a broad field of study, in search of a more effective implementation of education. Among several theories that have tried to outline a solution to such a problem, the behavior analysis has provided an important contribution to the field, but is still little known to most educators. Because of this, this article seeks to introduce the behavior analysis of the application in the classroom in a didactic way educators unfamiliar with the theoretical framework. To be able to proceed this way, the text is structured addressing key aspects of behavior analysis as man's perspective, showing how radical behaviorism studies human behavior and the way you interpret it; operant behavior and behavior education as fundamental concepts for analysis of contingencies and manipulating variables that improve the performance of the teacher to make teaching more effective; use of positive reinforcement and punishment, describing such concepts and showing which way positive reinforcement is more effective in behavior modification and side effects of using punishment and stimulus control. Applying these principles in the educational field is known in Behavior Analysis as behavioral technology The article also glimpsed highlight important features of the topics and their relationship with the teacher's role, illustrating the application of such technology in a classroom environment.

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Biografia do Autor

Luis Humbert Andrade de Lemos, Faculdade da Cidade do Salvador – Salvador/BA

Estudante de Psicologia da Faculdade da Cidade do Salvador – Salvador/BA.

Jardson Fragoso Carvalho, Faculdade da Cidade do Salvador – Salvador/BA.

Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professor da Faculdade da Cidade do Salvador – Salvador/BA.

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Como Citar

Lemos, L. H. A. de, & Carvalho, J. F. (2015). UMA INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL DE ENSINO. InterEspaço: Revista De Geografia E Interdisciplinaridade, 1(2), 330–347. https://doi.org/10.18766/2446-6549/interespaco.v1n2p330-347

Edição

Seção

Ciências Humanas, Educação e Interdisciplinaridade