InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade

Publicação do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Geografia, do MEIO-NORTE - Grupo de Estudos e Pesquisas Geográficos e Interdisciplinares (Câmpus de Grajaú) e do Núcleo de Estudos Sociedade e Cultura na Amazônia Oriental - NESCAO (Câmpus de Imperatriz), vinculados à Universidade Federal do Maranhão.

A Revista InterEspaço tem periodicidade quadrimestral, a submissão de trabalhos e a publicação são contínuas – a partir de 2017.

Missão: Divulgar a produção geográfica do Maranhão, de outros estados e do exterior, bem como publicar trabalhos nas áreas da História, Sociologia, Filosofia, Educação, Psicologia, Turismo, Ciências Ambientais e temáticas inter/multi/disciplinares.

ISSN 2446-6549

A Revista InterEspaço possui o Digital Object Identifier (DOI).

Notícias

 

SUBMISSÃO DE TRABALHOS - EDIÇÃO TEMÁTICA (2020)

 

REEDIÇÃO - DOSSIÊ: IMPACTOS E REPERCUSSÕES SOCIOAMBIENTAIS DE EMPREENDIMENTOS NA PAN-AMAZÔNIA

Apresentação e Objetivo da Edição: A Amazônia brasileira vem nas últimas décadas recebendo influências diversas (internas e externas) que têm alterado as dinâmicas socioambientais da região. A ocupação intensificada pós-período colonial iniciou e estimulou uma era de exploração da biodiversidade amazônica de maneira crescente, refletindo no que se vê nos dias de hoje, onde grandes áreas desmatadas/ocupadas e poluídas destacam-se na paisagem, ora verde. Dentre esses impactos, as construções de grandes empreendimentos revelam-se como um importante modelador territorial da realidade amazônica, modificando os modos de vida e a biodiversidade regional, sob justificativa de um desenvolvimento econômico que desconsidera a importância e a finitude dos recursos naturais. Assim, procura-se neste dossiê “IMPACTOS E REPERCUSSÕES SOCIOAMBIENTAIS DE EMPREENDIMENTOS NA PAN-AMAZÔNIA” discutir acerca da construção e operação dos chamados grandes empreendimentos, dentre estes, aqueles voltados para a atividade mineral, portuária, rodoviária, hidroviária, ferroviária, de geração de energia e os agropecuários, sendo que todos, independente do grau de impacto regional, vêm de alguma forma interferindo na relação da sociedade amazônica e seu entorno. Nesse sentido, essa edição da Revista InterEspaço dará destaque para as análises dos impactos socioeconômicos e ambientais dessas atividades na Pan-Amazônia, procurando demonstrar e colocar em debate o processo de ocupação do território amazônico, tendo como elementos para as análises a representação cartográfica e os processos socioterritoriais na região (geradores de novos impactos e contextos sociais).

As submissões deverão ser enviadas exclusivamente através do site da revista, realizando o cadastro e selecionando o título do dossiê.

Prazo para submissão: até 30 de junho de 2020.

Coordenadores da Edição: Prof. Dr. Christian Nunes da Silva (PPGDAM/NUMA/UFPA), Prof. Dr. João Márcio Palheta da Silva (PPGEO/UFPA) e Prof. Dr. Gilberto de Miranda Rocha (PPGDAM/NUMA/UFPA).

 
Publicado: 2020-01-12
 
Outras notícias...

v. 5, n. 17, maio/ago. 2019


Capa da revista

Organização do espaço rural do PE Boa Vista - Grajaú/MA.                                                                                                    Foto: Associação da Escola Família Agrícola de Grajaú - AEFAG, 2013.