A LINGUAGEM MATEMÁTICA E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Lussuede Luciana de Sousa Ferro Universidade Estadual de Maringá-Pr
  • Silvia Pereira Gonzaga de Moraes Universidade Estadual de Maringá-Pr

Palavras-chave:

Linguagem matemática. Controle quantitativo. Educação infantil. Desenvolvimento do psiquismo.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar a manifestação da linguagem matemática pelas crianças da educação infantil e a contribuição daquela para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em situações escolares destas, controlando as diferentes quantidades, grandezas e formas. Fundamentadas nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, neste estudo discutimos as manifestações das crianças no movimento de controle quantitativo, a organização do trabalho da professora e a direção do ensino no interior do fenômeno. Utilizamos como instrumento de pesquisa a observação participativa, o que nos permitiu a apreensão dos dados coletados em um centro de educação infantil no noroeste paranaense, no período de maio a junho de 2015, tendo como sujeitos da pesquisa 24 crianças entre três e quatro de idade. Ao final, trouxemos, à tona, algumas implicações que podem dificultar o ensino da linguagem matemática e princípios que revelam os caminhos que podem direcionar o processo de ensino e aprendizagem das crianças em sua trajetória escolar de modo que a linguagem matemática se torne efetivamente instrumento do pensamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lussuede Luciana de Sousa Ferro, Universidade Estadual de Maringá-Pr

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (2001), Especialização em Teoria Histórico-Cultural (2009), Psicopedagogia Clínica e Institucional (2010), Mestrado em Educação e doutoranda pela Universidade Estadual de Maringá. Trabalhou como professora e supervisora pedagógica de Educação Infantil (1995-2016) no Colégio Regina Mundi em Maringá. Tem experiência em docência na área da Educação, com ênfase na organização do ensino, formação de professores e orientação do trabalho escolar, em especial na educação Infantil. Membro do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE-UEM). Atualmente trabalha como docente em tempo parcial na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus Paranavaí/Pr) e Universidade Estadual de Maringá (UEM-Maringá/Pr).

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Universidade Estadual de Maringá-Pr

Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Graduada em Ciências pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1986), com complementação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1987). Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1991). Professora da Educação Básica na rede pública de ensino do Paraná (1986-1996). Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE-UEM), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe-USP). Atua no ensino, pesquisa e extensão com foco na formação de professores e organização do ensino de matemática. Os subtemas de maior concentração são: Desenvolvimento Humano e Educação Escolar.

Referências

ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. São Paulo: Editora WMF; Martins Fontes, 2009.

FERRO, L. L. S. A criança da educação infantil e a linguagem matemática: relações interdependentes no processo de ensino e aprendizagem. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá: Maringá, 2016.

LAZARETTI, L. M. D. B. Elkonin: vida e obra de um autor da psicologia histórico-cultural. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Editora Moraes, 1972.

LURIA, A. R. Curso de psicologia geral: atenção e memória. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1991. v. 3. Disponível em: <http://pt.notices-pdf.com/curso-de-psicologia-geral-volume-1-luria-pdf.html#a0>. Acesso em: 14 março 2019.

_______. A Psicologia Experimental e o Desenvolvimento Infantil. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2006. p. 85-102.

MARTINS, L. M. O ensino e o desenvolvimento da criança de zero a três anos. In: ARCE, A.; MARTINS, L. M. (Org.). Ensinando aos pequenos de zero a três anos. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009. p. 93-122.

_______. Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a Pedagogia Histórico-Crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 52, p. 286-300. set. 2013. Disponível em: <http://ojs.fe.unicamp.br/ged/histedbr/article/view/5354/4641>. Acesso em: 14 de março 2019.

MOURA, M. O. Matemática na infância. In: MIGUEIS, M. da R.; AZEVEDO, M. da G. Educação matemática na infância: abordagens e desafios. Serzedo, Vila Nova de Gaia: Edições Gailivro, 2007. p. 40-63.

_______. Pesquisa colaborativa: um foco na ação formadora. In: BABOSA, R. L. L. (Org.). Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: UNESP, 2004. p. 257-284.

PINO, A. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.

POLÔNIO, F. de C. et al. O uso de jogos no ensino da matemática e da escrita. In: RIBEIRO, M. J. L.; SILVA, T. dos S. A. da; CINTRA, E. P. de U. (Org.). Tópicos especiais em educação: reflexões e práticas, Maringá: EDUEM, 2012. p. 121-132.

PRADO, A. E. F. G.; AZEVEDO, H. H. O. A. Currículo para a educação infantil: argumentos acadêmicos e propostas de “educação para crianças de 0 a 5 anos. In: ARCE, A.; JACOMELI, M. R. M. (Org.). Educação Infantil versus educação escolar? Entre a (des)escolarização e a apreciação do trabalho pedagógico nas salas de aula. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. p. 33-52.

VENGUER, L. A. La enseñanza y el desarrollo psíquico. Temas de Psicologia Preescolar. Tomo I. Vedado, La Habana: Instituto Cubano del Libro Editorial Científico-Técnico, 1976.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

_______. Obras escorridas. Tomo II. Madrid: A. Machado Libros, 2001. p. 351-368.

_______. Obras escorridas. Tomo IV. Madrid: Visor, 1996.

_______. LURIA A. R. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

Downloads

Publicado

2020-08-05

Como Citar

DE SOUSA FERRO, Lussuede Luciana; PEREIRA GONZAGA DE MORAES, Silvia.
A LINGUAGEM MATEMÁTICA E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 3, n. 4, p. 26–48, 5 Ago 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos