A INFLUÊNCIA DA INSTITUIÇÃO ROTARY NA COMUNIDADE DE PIRAPORA-MG

Autores

  • Paola Batista Gonçalves Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Pirapora
  • Renata Aparecida Mendes Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Pirapora
  • Polyanna Souza Lima Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Pirapora
  • Luciana Batista de Almeida Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Pirapora
  • Rosemary Barbosa da Silva Moura Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Pirapora

Palavras-chave:

Rotary, Comunidade, Marketing, Social, Instituição, Ação

Resumo

O Rotary é uma instituição voltada para fomentar a união, o desenvolvimento social e contribuir para uma sociedade mais solidária e humanizada. Em Pirapora/MG, a instituição está voltada para ações que visem a melhora da comunidade. Para tanto foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa objetivando mostrar qual o trabalho prestado por esta instituição e qual o seu papel na sociedade que atua e apontar a deficiência do marketing do Rotary ao divulgar suas ações e sua força na comunidade; promover suas ações e o que elas representam; a promoção da transformação social provocada pelo Rotary e como esta instituição atrai novos membros para a causa. E por fim mostrando que o marketing provou-se ineficaz na divulgação das ações a serem realizadas, mas os membros continuam motivados em ajudar o próximo e a comunidade em geral.

Palavras-chave: Rotary. Comunidade. Marketing. Social. Instituição. Ação.

THE INFLUENCE OF THE ROTARY INSTITUTION IN THE PIRAPORA-MG COMMUNITY

ABSTRACT

Rotary is an institution aimed at fostering unity, social development and contributing to a more supportive and humanized society. In Pirapora/MG, the institution is focused on actions aimed at improving the community. To
this end, a quali-quantitative research was conducted to show what work this institution is and what its role in society that operates and points to rotary's marketing deficiency by disseminating its actions and strength in the
community; promote their actions and what they represent; promoting the social transformation caused by Rotary and how this institution attracts new members to the cause. And finally showing that marketing has proven
ineffective in disseminating the actions to be carried out, but members remain motivated to help others and the  community in general.

Keywords: Rotary. Community. Marketing. Social. Institution. Action.


LA INFLUENCIA DE LA INSTITUCIÓN ROTATIVA EN LA COMUNIDAD PIRAPORA-MG

RESUMEN

La difusión del conocimiento producido en el campo académico, especialmente en las universidades públicas brasileñas, es de fundamental importancia y los medios para esto están directamente relacionados con la clasificación de estas instituciones y, en consecuencia, con la asignación de recursos destinados a ellas. En el campo de la ciencia, las revistas de divulgación académica / científica son actualmente los principales vehículos de exposición de resultados de investigación preparados en el país, pero aún tienen sus criterios y procesos de
publicación y clasificación poco claros o incluso desconocidos para muchos estudiantes. incluso investigadores graduados. Este artículo tiene como objetivo analizar la estructura de las revistas, su clasificación, criterios y forma
de publicación, con el objetivo de presentar brevemente los pasos dados por un artículo científico desde su preparación hasta su publicación y recepción.

Palabras clave: Revistas académicas. Investigación. Universidad publica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemary Barbosa da Silva Moura, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Pirapora

Coordenadora de Pesquisa e Extensão - IFNMG/Campus Pirapora. Mestra em Educação - UESB/Campus Vitória da Conquista. Graduada em Administração - Faculdade Ruy Barbosa - Salvador/BA.

Referências

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

GOLDENBERG, Miriam. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 6. ed. São Paulo: Record, 2002.

KELLER, Kevin L; KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 14º edição. São Paulo: Ed. Pearson Education do Brasil, 2012

KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento e controle. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

LAKATOS, Eva. MARCONI, Marina. Metodologia Científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, métodos e criatividade. 21. Ed. Petrópolis: Vozes, 1993.

SABINO, Carlos A. El processo de investigatíon. Buenos Aires: Lumen-Humanistas, 1996.

VAZ, Gil Nuno. Marketing Institucional. São Paulo: Ed. Thomson Learning Edições, 2003.

http://revistarotarybrasil.com.br/quantos-somos/

http://revistarotarybrasil.com.br/rotary/fundacao-rotaria/

https://rotary.org.br/?fbclid=IwAR2k_SIRF0QpvoJ7dTcV92OuKewYM_bfmAwniZhxs-W1NwMjlfVSGXPQI0

https://joanarodriguessilva.files.wordpress.com/2010/12/mkt-mix_joanasilva7989.pdf

http://pergamum.unisul.br/pergamum/pdf/88274_Rodrigo.pdf

http://blog.locaweb.com.br/empreendedores/marketing-institucional-desvendando-o-conceito/

https://vidmonsters.com/blog/marketing-institucional/

http://portalintercom.org.br/anais/sudeste2013/resumos/R38-0997-1.pdf

http://www.inmetro.gov.br/producaointelectual/obras_intelectuais/159_obraIntelectual.pdf

https://daciane.files.wordpress.com/2012/07/marketing-institucional.pdf

http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/181/Marketing%20institucional.pdf?sequence

https://imagemdorotary.wordpress.com/tag/marketing-em-rotary/

https://www.rotary.org/pt/about-rotary

https://www.rotary.org/pt/our-programs/rotary-community-corps

https://rotarytc.wordpress.com/sobre/

https://www.rotary.org/pt/get-involved/interact-clubs

https://www.rotary.org/pt/get-involved/rotaract-clubs

Downloads

Publicado

2020-01-14

Como Citar

GONÇALVES, Paola Batista; MENDES, Renata Aparecida; LIMA, Polyanna Souza; ALMEIDA, Luciana Batista de; MOURA, Rosemary Barbosa da Silva.
A INFLUÊNCIA DA INSTITUIÇÃO ROTARY NA COMUNIDADE DE PIRAPORA-MG
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 2, n. 3, p. 20–46, 14 Jan 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 20 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos