A LUDICIDADE E A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA COM ESCOLARES: relatos de experiência

Autores

  • Carlos Alailson Licar Rodrigues Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • Alcir Pimentel Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão (SEDUC).

Palavras-chave:

Atividade lúdica, Educação física escolar, Exercícios físicos, Maranhão

Resumo

A Educação Física tem sido uma ferramenta de ensino que contribui fortemente para o desenvolvimento de crianças em idade escolar, envolvendo o lúdico como instrumento pedagógico que estimula a interação e a participação dos alunos. Sendo assim, este estudo teve o objetivo de estimular a prática de atividade física entre alunos do quarto ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino do município de Cururupu/Ma. O público-alvo foi comporto de alunos, docentes, gestor e monitor escolar. A coleta de dados aconteceu por meio da utilização de questionários estruturados direcionados aos participantes, além da realização de palestras e atividades lúdicas com os participantes. Os resultados apontam para a necessidade da escola em inserir as práticas de atividade física no currículo escolar, tendo em vista o envolvimento contínuo dos escolares durante as ações. As ações ofereceram impactos positivos, bem como elevada aceitação, permitindo o alcance dos objetivos. Concluímos que a associação entre teoria e prática é uma estratégia capaz de promover melhorias no desenvolvimento na aprendizagem dos escolares, ajudando-os a desenvolverem comportamentos, atitudes, habilidades que contribuem para seu crescimento educacional, pessoal, social e cultural.

Palavras-chave: Atividade lúdica. Educação física escolar. Exercícios físicos. Maranhão.

LUDICITY AND PHYSICAL ACTIVITY PRACTICE WITH SCHOOLCHILDREN: experience report

ABSTRACT

Physical Education has been an teaching tool that contributes strongly to the development of school-age children, involving playful activities as a pedagogical instrument that stimulates the interaction and participation of students.
Thus, this study aimed to stimulate the practice of physical activity among students of the fourth year of an elementary school of a municipal school of Cururupu/Ma. The target audience was the consisted in students,
teachers, school manager and monitor. Data collection took place through the use of structured questionnaires directed to the participants, as well as lectures and playful activities with the participants. The results point to the
necessity of the school to insert the physical activity practices in the school curriculum, considering the continuous involvement of the students during the actions. The actions offered positive impacts as well as high acceptance,
allowing the achievement of the objectives. We conclude that the association between theory and practice is a strategy capable of promoting improvement in the learning development of students, helping them to develop behaviors, attitudes, skills that contribute to their educational, personal, social and cultural growth.

Keywords: Ludical Activity. School physical education. Physical exercises. Maranhão.

LUDICIDAD Y PRÁCTICA DE ACTIVIDAD FÍSICA CON LAS ESCUELAS: reporte de experiencia

RESUMEN

La Educación Física ha sido una herramienta de enseñanza que contribuye fuertemente al desarrollo de los niños en edad escolar, involucrando el juego como instrumento pedagógico que estimula la interacción y participación
de los estudiantes. Por lo tanto, este estudio tuvo como objetivo estimular la práctica de actividad física entre los estudiantes del cuarto año de la escuela primaria de una escuela de la escuela municipal del municipio de Cururupu/MA. El público objetivo fue el comportamiento de los estudiantes, los docentes, el administrador de la escuela y el monitor. La recolección de datos se realizó mediante el uso de cuestionarios estructurados dirigidos a los participantes, así como conferencias y actividades lúdicas con los participantes. Los resultados apuntan a la necesidad de la escuela de insertar las prácticas de actividad física en el currículo escolar, considerando la participación continua de los estudiantes durante las acciones. Las acciones ofrecieron impactos positivos, así como una alta aceptación, permitiendo el logro de los objetivos. Concluimos que la asociación entre teoría y práctica es una estrategia capaz de promover mejoras en el desarrollo del aprendizaje de los estudiantes, ayudándoles a desarrollar comportamientos, actitudes, habilidades que contribuyen a su crecimiento educativo, personal, social y cultural.

Palabras clave: Actividad de juego. Educación física escolar. Ejercicios físicos. Maranhão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alailson Licar Rodrigues, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Centro de Ciências Agrárias - Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (UEMA).

Alcir Pimentel, Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão (SEDUC).

Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão (SEDUC), Professor de Biologia.

Referências

ANDRADE, Tânia Sofia Lobato da Costa. Importância do brincar. Relatório do projeto de investigação Mestrado em Educação Pré-Escolar. Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal, 2014.

ANJOS, Jairo Alves dos. A importância das atividades lúdicas nas aulas de educação física no processo ensino aprendizagem. 2013. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia) - Universidade de Brasília, Programa Pró-Licenciatura, Ariquemes, Roraima, 2013.

BÖHM, Natália Vasconcelos da Silveira; TOIGO, Adriana Marques. A dança nas aulas de educação física: a visão de alunos e professores das 5ª e 6ª séries de uma escola municipal de Canoas, RS. Cippus – Revista de Iniciação Cientifica, v. 1, n. 2, p. 158-169, 2012.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que certifica as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF: 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 out. 2019.

CONDESSA, Maria Isabel. A prática física e desportiva no 1º ciclo do ensino básico: falando de modelos sustentáveis para a Educação e Saúde. Revista Contexto e Educação, ano 34, n. 108, 2019.

MOTA, Assislene Barros da; ANDRADE, Keila Maria de Alencar Bastos. O lúdico como prática pedagógica no ensino de matemática. Ensino de Matemática em Debate, v. 4, n. 1, p. 37-51, 2017.

QUEIROZ, Ana Patrícia Cavalcante. A formação de professores de educação física em desenvolvimento da criança: análise documental em duas universidades públicas do estado do Ceará. 2014. 153 p. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. 2014.

RICARDO, Luiza Isnardi Cardoso; ROMBALDI, Airton José; OTTE, Jorge; PEREZ, Ana Cristina Alves; AZEVEDO, Mario Renato. Associação entre apoio social e atividade física no lazer em escolares do ensino médio. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 18, n. 2, p. 168-176, 2013.

SAMPAIO, Adelar Aparecido; WILHELMS, Egon. Implicações na prática pedagógica da educação física pela ausência da quadra de esportes coberta. Revista Biomotriz, v. 11, n. 2, p. 31-51, 2017.

SEVERINO, Claudio Delunardo; PORROZZI, Renato. A ludicidade aplicada à educação física: a prática nas escolas. Revista Práxis, ano II, n. 13, 2010.

SEABRA, André. A atividade física em crianças e adolescentes. Um comportamento decisivo para um estilo de vida saudável. Revista Factores de Risco, n. 44, p. 9-20, 2017.

SILVA, Rodrigo Sinnott; SILVA, Ivelissa da; SILVA, Ricardo Azevedo da; SOUZA, Luciano; TOMASI, Elaine. Atividade física e qualidade de vida. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. 1, p. 115-120, 2010.

SILVESTRE, Caroline; ALMEIDA, Joseane; CONCEIÇÃO, Maria Hosana; ALBUQUERQUE, Olga Maria. Análise de promoção das práticas corporais e atividade física propostas pelo Programa Saúde na Escola nas escolas de Samambaia/Distrito Federal. Atas CIAIQ, v. 2, p. 1645-1652, 2016. 2019.

SOUZA, Rodrigo Pereira. Os benefícios da prática de atividade física e os riscos do sedentarismo em: crianças e adolescentes, no adulto e no idoso. Cinergis, v. 11, n. 1, p. 52-59, 2010.

UCHOGA, Liane Aparecida Roveran; ALTMANN, Helena. Educação física escolar e relações de gênero: diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 2, p. 163-170, 2016.

YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016. 313 p.

Downloads

Publicado

2020-01-14

Como Citar

RODRIGUES, Carlos Alailson Licar; PIMENTEL, Alcir.
A LUDICIDADE E A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA COM ESCOLARES: relatos de experiência
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 2, n. 3, p. 47–60, 14 Jan 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 23 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos