Periódicos Eletrônicos UFMA


O Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) é um projeto do Núcleo Integrado de Bibliotecas (NIB), em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI), que tem por objetivo promover o acesso e a visibilidade dos periódicos científicos da Instituição.

Este portal utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) (versão 2.4.8), software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica, que foi customizado e traduzido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) baseado no Open Journal Systems (OJS).

ESTATÍSTICAS/ACESSO  Confira aqui!


 

O IBICT, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), promoverá nos dias 3, 4 e 5 de maio de 2017, em Brasília-DF, três eventos simultâneos:

III Seminário Internacional de Preservação Digital (SINPRED)

V Encontro de Rede Cariniana

Encontro de Usuários de Sistemas de Publicação (SISPUB)

MAIS INFORMAÇÕES:  http://www.ibict.br/Sala-de-Imprensa/eventos/iii-sinpred-v-encontro-de-rede-cariniana-sispub

 

MAIS INFORMAÇÕES: http://www.abecbrasil.org.br/eventos/xxv_curso/

 

clique aqui            

 
 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s

Logo do cabeçalho da página

Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística

 Afluente - Revista de Letras e Linguística, em formato eletrônico, foi criada em 2015 pela Coordenação de Letras, da Universidade Federal do Maranhão, campus Bacabal, com o objetivo de promover e divulgar pesquisas nacionais e internacionais sobre Linguística, Teoria Literária, Estudos Comparados, Língua Portuguesa, Ensino de Literatura e Língua Portuguesa e, por fim, Língua Brasileira de Sinais.

Atualmente, publica três números por ano, constituídos sobretudo de artigos, resenhas, ensaios, entrevistas e produções artíticas nacionais e/ou internacionais.

O periódico é dividido em duas seções, uma temática e outra de caráter livre. Na seção temática são aceitos artigos inéditos pertinentes à temática proposta somente por doutores filiados à instituição de ensino superior. Já a seção livre funciona em fluxo contínuo, estando aberta para submissão de trabalhos inéditos tais como: artigos, resenhas, ensaios, entrevistas e textos literários (contos e poemas). Podem submeter trabalhos, para essa seção, professores mestres e doutores vinculados a uma instituição de nível superior; e doutorandos, vinculados a um curso de pós-graduação. Quando em co-autoria, são estimuladas contribuições que envolvam pelo menos um autor com título de doutor.

As línguas aceitas para publicação são o português, o inglês e o espanhol. Conceitos e opiniões contidos nos trabalhos submetidos à Afluente são de responsabilidade de seus autores.

  
 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Boletim do Laboratório de Hidrobiologia

Publicação do Departamento de Oceanografia e Limnologia da UFMA

Missão: Divulgar trabalhos científicos originais na área de Biologia Aquática e ciências correlatas, bem como a publicação de artigos gerados pelo Programa de Pós-Graduação Sustentabilidade de Ecossistemas Aquáticos.

Qualis CAPES:

Versão impressa: B4 Biodiversidade, Interdisciplinar / B5 Ciências Ambientais, Engenharias I, Geografia, Medicina Veterinária, Zootecnia - Recursos Pesqueiros

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Cadernos de Pesquisa

Publicação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI) da UFMA

Missão: Divulgação de trabalhos científicos originais, inéditos, multi/interdisciplinares desde que sejam voltados para área de Educação, por pesquisadores desta Universidade e de outras instituições congêneres, assim como informações julgadas relevantes, a fim de possibilitar o intercâmbio científico e institucional.

Qualis CAPES (online):

A1 - Educação

A2 - Planejamento urbano e regional - demografia / Psicologia 

B1 - Ensino 

B3 - Filosofia / Letras-linguística 

B4 - Administração pública e de empresas, ciências contábeis e turismo / Biotecnologia / Enfermagem / Saúde Coletiva / Serviço Social

B5 - Ciência da Computação / Ciências Ambientais / Economia / Educação Física / Engenharias III e IV / Medicina I

C  - Biodiversidade / Direito / História / Medicina I / Química / Sociologia / Zootecnia - recursos pesqueiros

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Cadernos Zygmunt Bauman

Os Cadernos Zygmunt Bauman é um periódico da Universidade Federal do Maranhão, nas seguintes áreas de concentração: Interdisciplinar, Direito, Serviço Social (B3) , Filosofia, Sociologia, Psicologia (B4) e Desenvolvimento Regional. O Caderno Zygmunt Bauman está voltado aos pesquisadores de graduação e pós-graduação, assim como leitores interessados nos temas abordados. Quanto aos artigos serão aceitos de pesquisadores de pós-graduação, stricto Sensu, lato Sensu e, casos excepcionais de estudantes de graduação bolsistas de iniciação científica, desde que a publicação venha acompanhada com seu orientador, mestre ou doutor. O C-ZB terá sua periodicidade quadrimestral a partir de janeiro de 2017 em versão totalmente online. Vale aqui fazer uma breve apresentação a respeito do emérito sociólogo polonês Zygmunt Bauman nasceu no dia 19 de novembro de 1925, em Poznán. Ele principiou sua trajetória acadêmica na Universidade de Varsóvia, mas logo foi obrigado a deixar a academia, em 1968, ao mesmo tempo em que sua obra era proibida neste país.

Este periódico está disponível no sistema LIVRE,  indexado no Google Acadêmico, no Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/IBICT), no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), Cadastrado no Diadorim, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

Acessos: acesso gratis

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Cambiassu: Estudos em Comunicação

Publicação do Departamento do Curso de Comunicação Social da UFMA

Missão: Visa a divulgação de pesquisas e estudos na sua área de interesse – Comunicação Social – e aceita trabalhos inéditos para publicação, nas modalidades ensaio, artigo, entrevista e resenha. Foca-se em questões relacionadas ao campo da comunicação e seus mecanismos de produção, distribuição e consumo.

Qualis CAPES: B4 Ciências Sociais Aplicadas I, Interdisciplinar / B5 Engenharias III, Psicologia

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Ensino & Multidisciplinaridade

Publicação da Pró-Reitoria de Ensino da UFMA.

Missão: Publicar trabalhos originais de docentes e discentes brasileiros e estrangeiros que tratem de temas relacionados as áreas da Ciências Agrárias e Ambientais, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Humanas, Ciências Sociais, e ainda as relações entre ensino e multidisciplinaridade.

 

ISSN 2447-5777

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Fenomenologia e Psicologia

Publicação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia e Psicologia Fenomenológica (GEPFPF) do Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFMA

Missão: Destina-se à publicação de artigos, ensaios, resenhas e resultados de pesquisas (concluídas ou parciais de pesquisas em andamento) produzidos por docentes, discentes (devidamente orientados por um professor) e pesquisadores da UFMA e de outras instituições de ensino nacionais e internacionais que tenham como ponto de encontro as interfaces entre a  fenomenologia, as filosofias da existência e a teoria crítica.

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade

Publicação quadrimestral do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Geografia, do MEIO-NORTE - Grupo de Estudos e Pesquisas Geográficos e Interdisciplinares (Campus de Grajaú) e do Núcleo de Estudos Sociedade e Cultura na Amazônia Oriental - NESCAO (Campus de Imperatriz), vinculados à Universidade Federal do Maranhão.

Missão: Divulgar a produção geográfica do Maranhão, de outros estados e do exterior, bem como publicar trabalhos nas áreas da História, Sociologia, Filosofia, Educação e Ciências Ambientais.

ISSN 2446-6549

A Revista InterEspaço possui o DOI (Digital Object Identifier).

Qualis/CAPES: B3

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Journal of Geospatial Modelling

Mission: The Journal of Geospatial Modelling is edited by the Research Group on Geostatistics, Soils and the Environment of the Department of Geosciences (DEGEO) of the Federal University of Maranhão (UFMA) (Brazil), aiming at publishing original multidisciplinary scientific papers (agricultural, environmental, geography, humanities and biological sciences). Articles that only involve the application of geographical information systems are not accepted.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Littera on line

Periódico semestral ligado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão (PGLetras-UFMA)

Missão: Destina-se à publicação de trabalhos científicos e culturais produzidos por docentes (mestres e doutores), pesquisadores e discentes ligados a programas de pós-graduação da UFMA e de outras instituições de ensino.

Qualis CAPES: B4 Letras/Linguistica

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Bibliomar

Publicação do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Missão: Contribuir para o incetivo à  produção científica por meio da disseminação de conteúdos informacionais da área da Biblioteconomia e correlatas.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Brasileira do Caribe

Publicação do Grupo de Pesquisa de Estudos Caribenhos e do Programa de Pós-Graduação em História da UFMA.

Missão: Focalizar o estudo das culturas afro-americanas na sua relação com outras culturas e com suas matrizes africanas, apoiando-se na mais ampla interdisciplinaridade.

ISSN 1984-6169

Qualis CAPES (online): B4 Artes / Música

Versão impressa: A2 História / B1 Interdisciplinar

B3 - Educação, Letras/Linguistica

B4 - Artes/Música, Antropologia/Arqueologia, Ciências Sociais Aplicadas I, Planejamento Urbano e Regional/Demografia, Sociologia

B5 - Ciências Ambientais, Ciência Política e Relações Internacional

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista de Ciências da Saúde

Publicação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFMA

Missão: Divulgação de trabalhos originais produzidos nas áreas de Ciências Biológicas e Ciências da Saúde, por pesquisadores desta Instituição e de outras congêneres. Os trabalhos são avaliados por consultores ad hoc da UFMA e de outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil.

  

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista de Pesquisa em Saúde

Publicação do Hospital Universitário da UFMA (HUUFMA)

Missão: Divulgação de trabalhos científicos produzidos por pesquisadores com o objetivo de promover e disseminar a produção de conhecimentos e a socialização de experiências acadêmicas na área de saúde, assim como possibilitar o intercâmbio científico com programas de Pós-Graduação e Instituições de pesquisas nacionais e internacionais.

Qualis CAPES (online): B4 Enfermagem, Saúde Coletiva

Versão impressa: B4 Enfermagem, Interdisciplinar, Odontologia, Saúde Coletiva / B5 Medicina II

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista de Políticas Públicas

Publicação do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA

Missão: Publicar trabalhos científicos, de forma livre e gratuita, produzidos por pesquisadores brasileiros e de outros países, quando considerados relevantes para o avanço teórico-prático das Políticas  Públicas.

Revista de Políticas Públicas (RPP), em circulação desde o ano de 1995, é um periódico acadêmico semestral do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui, atualmente, conceito A2 no Sistema Qualis Periódicos na área de Serviço Social atribuído pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC). Destina-se à publicação de trabalhos científicos elaborados por pesquisadores brasileiros e de outros países, com o propósito de promover e disseminar a produção do conhecimento, o debate e a socialização de experiências, quando consideradas relevantes para o avanço teórico-prático das Políticas Públicas. Não cobra taxas para processamento de artigos nem para sua disponibilização aos autores e demais leitores.

DOSSIÊ TEMÁTICO E FLUXO CONTÍNUO

A RPP mantém duas formas de chamadas: a) Dossiê Temático, com período e tema previamente definidos; b) Fluxo Contínuo para recebimento de artigos e ensaios situados no campo temático das Políticas Públicas. Em ambos os casos, os trabalhos submetidos devem ser inéditos, atender às normas de publicação e serem avaliados por pareceristas ad hoc, com base nos termos e critérios definidos na Política Editorial da Revista.

Os trabalhos devem ser submetidos mediante cadastro no item Submissões.

As orientações aos autores estão disponíveis no item Políticas e Submissão.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista do Curso de Direito

Publicação do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da UFMA.

Missão:

 

EM  PROCESSO  DE  EDIÇÃO.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Educação e Emancipação

Publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFMA.

A  Revista Educação e Emancipação é periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação, de acesso aberto que publica trabalhos originais de pesquisadores e estudiosos brasileiros e de outros países que tratem de educação, oriundos de pesquisas, bem como ensaios teóricos e resenhas. Os conceitos e posicionamentos emitidos são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Húmus

Esta revista é um periódico da Universidade Federal do Maranhão, nas seguintes áreas de concentração: Direito (B1), Letras (B3), Sociologia (B3), Filosofia (B4), Psicologia (B4) e Desenvolvimento Regional. Cabe lembrar, que é de grande pertinência aos Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas e os conceitos de Contingência e Técnica. Tem a pretensão de analisar o impacto da Técnica Moderna na sociedade contemporânea, os diversos aspectos da condição humana na contemporaneidade, e ainda, os elementos trágicos e contingentes nas sociedades pós-modernas, dando relevo tanto a questões teóricas como as específicas sobre o comportamento humano, as ações políticas, as diversas organizações sociais, tribais e individuais presentes no mundo moderno e pós-moderno.

Este periódico está disponível no sistema LIVRE,  indexado no Google Acadêmico, no Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/IBICT), no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), Cadastrado no Diadorim, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade

Publicação do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFMA.

A Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, RICS, é uma revista eletrônica, semestral, do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão. Constituída por pesquisadores de diferentes especialidades de estudos das áreas da humanidades e sociais, surgiu a partir da necessidade do PGCult-UFMA difundir pesquisas em nossa área de concentração: Cultura e Sociedade, com enfoque nos temas relacionados a interdisciplinaridade que compõem nossas linhas de pesquisa. Expressões e Processos Socioculturais: Estudo das ações e relações entre indivíduos e comunidades, suas práticas, representações e expressões estéticas, artísticas e simbólicas, conhecimentos culturais e filosóficos, comunicação, etnicidades, sociabilidade, identidades, gêneros e memórias. Estudo das relações entre artes performáticas, linguagem, literatura e filosofia, considerando os fundamentos, os saberes e as práticas sociais e culturais, sua significação e interpretação em contextos e tempos diversificados. Cultura, Educacão e Tecnologia: Estudo da cultura e de suas conexões com a educação formal, informal e não-formal, considerando os fundamentos pedagógicos, o currículo, o imaginário, o meio ambiente e a diversidade cultural, a cidadania e a sustentabilidade. Investigação das formas de apropriação e difusão dos patrimônios materiais e imateriais, entendendo-os como processo dinâmico transmitido através das gerações. Relações entre patrimônio, gestão e sustentabilidade. Formas e processos de mediação da construção do conhecimento e do desenvolvimento humano, abrangendo metodologias, procedimentos e ações culturais. Investigação sobre a produção, mediação e recepção dos processos educacionais e tecnológicos, enfatizando a utilização social e cultural dessas possibilidades e recursos. Assim, a revista tem como prioridade o caráter de discussão interdisciplinar. 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Pós Ciências Sociais

Publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFMA.

Missão: Publicar textos científicos relacionados ao estudo da Antropologia, da Ciência Política e da Sociologia, em suas diferentes perspectivas, matizes, recortes e ênfases.

A versão eletrônica pode ser acessada através dos seguintes endereços:
http://www.ppgcsoc.ufma.br
http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc

ISSN: 2236-9473 (online)
Classificação Qualis-Capes: B1 (Área de Sociologia)

Nossa revista está indexada nas seguintes bases de periódicos:

CLASE- Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (http://clase.unam.mx)
DOAJ (https://doaj.org)
LATINDEX (http://www.latindex.unam.mx)
SUDOC- Catalogue Colletif des Bibliotèques de L’Enseignement Superieur (www.sudoc.fr)
SUMÁRIOS (www.sumarios.org)
VIRTUOSE+: Service Comum de Documentation (www.virtuoseplus.univ_paris3.fr)

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Publius

Publicação do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da UFMA

Missão: Servir à comunidade científica como ferramenta de divulgação e interação dos trabalhos desenvolvidos pela área do Direito. Busca fomentar debates e temas reletivos ao Direito e às Instiuições do Sistema de Justiça,  destinando-se à publicação de trabalhos científicos de pesquisadores de instituições de ensino do país e do exterior.

ISSN Eletrônico: 2359-6740

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Trópica: Ciências Agrárias e Biológicas

Publicação do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), uma Unidade Acadêmica da UFMA, localizado na cidade de Chapadinha, Maranhão, na Meso-região  Leste Maranhense.

Missão: Canal de divulgação da produção científica de professores e pesquisadores que atuam no campo das Ciências Agrárias e Ambientais no Campus de Chapadinha/UFMA.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

1 a 22 de 22 itens