AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E PROBLEMAS DE DESEMPENHO ESCOLAR: um estudo de caso

Autores

  • Fillipe Rodrigues Santos Pereira
  • Alberto Joaquim Goveia Diniz Neto
  • Natália Rodovalho Garcia Menescal

Palavras-chave:

Avaliação psicológica. Rendimento escolar. Aprendizagem.

Resumo

Avaliar refere-se à coleta, análise e interpretação de dados, obtidos por meio de um conjunto de procedimentos confiáveis e sistemáticos, podendo ser realizada no contexto educacional para identificar casos deficitários, o que possibilita a criação de planos de intervenção mais bem estruturados. Saber mobilizar os conhecimentos psicológicos na prática profissional para os métodos de avaliação e intervenção nas questões escolares é extremamente importante para a otimização dos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. O objetivo desteestudo foi investigar as relações existentes entre as variáveis cognitivas, emocionais e comportamentais e o repentino baixo desempenho apresentado por um estudante do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada e confessional de São Luís-MA, logo se configura como um estudo de caso. As técnicas utilizadas foram análise de documentos, observação em sala de aula, entrevistas semiestruturadas com os pais e com a professora e a realização de tarefas lúdicas com a criança envolvendo desenhos, livros infantis e jogos interativos. Os resultados indicaram que o baixo desempenho apresentado pela criança estava relacionado significativamente às mudanças recentes no contexto familiar. Um importante desdobramento deste estudo foi a oportunidade, através de entrevista devolutiva, de reportar aos responsáveis e à professora os resultados, orientá-los e lhes proporcionar possibilidades de compreender as dificuldades enfrentadas pela criança no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, discutiram-se os impactos do contexto sobre o desenvolvimento humano. Portanto, percebe-se a importância do suporte familiar e da instituição educativa para um bom desempenho da criança no início da vida escolar.

Palavras-chave: Avaliação Psicológica. Rendimento Escolar. Aprendizagem.

PSYCHOLOGICAL EVALUATION AND SCHOOL PERFORMANCE PROBLEMS: a case study

Abstract

Evaluating refers to the collection, analysis, and interpretation of data obtained through a set of reliable and systematic procedures, which can be performed in the educational context to identify deficit cases, which enables the creation of betterstructured intervention plans. Knowing how to mobilize psychological knowledge in professional practice for methods of assessment and intervention in school issues is extremely important for optimizing child development and learning processes.This study aims to investigate the relationship between cognitive, emotional, and behavioral variables and the sudden low performance presented by a 1st-year elementary school student from a private and religious school in São Luís MA, for this, it sets up as a case study. The techniques used were document analysis, observation in the classroom, semi-structured interviews with parents and teachers, and the performing of playful tasks with the child involving drawings, children's books, and interactive games. The results indicated that the poor performance presented by the child was significantly related to recent changes in the family context. Significant development of this study was the opportunity, through a feedback interview, of reporting the results to parents and the teacher, guiding, and providing them with possibilities to understand the difficulties faced by the child in theteaching-learning process. Besides,theimpacts of the context on human development discussions. Therefore, we realize the importance of family support and educational institution on an excellent performance of the child at the beginning of school life.

Keywords: Psychological Assessment. Academic Achievement. Learning.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fillipe Rodrigues Santos Pereira

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Alberto Joaquim Goveia Diniz Neto

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Natália Rodovalho Garcia Menescal

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atualmente, docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Referências

BENITEZ et al., Procedimentos de observação e registro: da clínica à pesquisa aplicada. In: BORGES, N. B. et al. Psicologia em Foco, v. 4, p. 07-17, São Paulo, Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), 2014.

BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. A escola. In:_________. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia.14. ed. p. 265-281, São Paulo: Saraiva, 2008.

CALDAS, R. F. L. Fracasso escolar: reflexões sobre uma história antiga, mas atual. Psicologia: teoria e prática, São Paulo , v. 7, n. 1, p. 21-33, jun. 2005.

CASTORINA, J. A. et al. Piaget-Vigotsky: novas contribuições para o debate. 6. ed. São Paulo: Ática, 2000.

COMA, R.; ÁLVAREZ, L. Técnicas e instrumentos de avaliação psicopedagógica. In: SANCHEZ-CANO, M.; BONALS, J. et al. Avaliação psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2008.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução CFP 09/2018. Estabelece diretrizes para a realização da Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos SATEPSI e revoga as Resoluções no 022/2003, nº006/2004 e nº 005/2012 e Notas Técnicas nº 01/2017 e 02/2017. Brasília, DF: CFP, 2018.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) na educação básica. Brasília: CFP, 2013. p. 29-35.

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução no. 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, 2012.

COSTA, C. R.; SOUZA, E. R.; RONCAGLIO, S. M. Atribuições prioritárias do psicólogo escolar. In:_________. Momentos em psicologia escolar. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2003.

FERNÁNDEZ TORRES, P. La fúncion tutorial. Madrid: Castalia/MEC, 1991.

GUZZO, R. S. L.; MEZZALIRA, A. S. C.; MOREIRA, A. P. G.; SILVA NETO, W. M. F.; TIZZEI, R. P. Psicologia e educação no Brasil: uma visão histórica e possibilidades nessa relação. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 26, n. especial, p. 131-141, 2010.

MARINHO-ARAUJO, C. M. Psicologia escolar: pesquisa e intervenção. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 83, mar. 2010.

MARINHO-ARAUJO, C. M.; ALMEIDA, S. F. C. Psicologia escolar: construção e consolidação da identidade profissional. 5. ed. Campinas: Alínea, 2014.

PATTO, M. H. S. Para uma crítica da razão psicométrica. Psicologia USP, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 47-62, 1997.

PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

VILANA, R. A entrevista com os pais, os professores e os alunos.In: SANCHEZCANO, M.; BONALS, J. et al. Avaliação psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Downloads

Publicado

2019-11-20

Como Citar

PEREIRA, F. R. S.; DINIZ NETO, A. J. G.; MENESCAL, N. R. G. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E PROBLEMAS DE DESEMPENHO ESCOLAR: um estudo de caso. Revista Humanidades & Educação, Imperatriz(MA), p. 60–73, 2019. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/12814. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos