COMPETENCIA Y EDUCACIÓN: elementos para la reconstrucción de una noción

Luis Uribe Miranda

Resumo


O presente artigo é uma reconstrução da noção de competência na educação chilena pós-ditadura militar. O autor, a partir da tese segundo a qual a educação não é um fim em si mesmo e que a competência também não o seria, propõe a tese que a noção de competência não pode se limitar a uma dimensão ideológica e econômica e que, conforme a educação, ela deveria ser refletida na sua dimensão de vocação pública e transformadora da realidade.

Palavras-chave: Competência. Noção. Educação. Transformação.

Resumen

El presente artículo es una reconstrucción de la noción de competencia en la educación chilena post-dictadura militar. El autor, a partir de la tesis según la cual la educación no es un fin en sí mismo y que la competencia tampoco lo sería, pretende defender la tesis de que la noción de competencia no puede limitarse a una dimensión ideológica y económica y que, en conformidad con la educación, ella debería ser reflexionada como una vocación pública y transformadora de la realidad.

Palabras clave: Competencia. Noción. Educación. Transformación.

Abstract

This article is a reconstruction of the notion of competence in the post military dictatorship Chilean education. From the thesis in which education is not an end in itself and nor would be the competence, the author proposes a thesis where the notion of competence can not be limited to an ideological and economic dimension and that, as education, it should be reflected in its dimension of public vocation and transforming reality.

Keywords: Competence. Notion. Education. Transformation.


Palavras-chave


Competência; Noção; Educação chilena; Educação; Transformação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2447-5777